TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE O ARTIGO UMA REFLEXÃO SOBRE A PESQUISA EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Por:   •  4/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA SOBRE O ARTIGO UMA REFLEXÃO SOBRE A PESQUISA EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Autoria: Caio Vinícius dos Santos Gama

Email: caio.gama1131@gmail.com

        

        Neste artigo o autor procura abordar a relação da metodologia científica e a ciência da computação além de dar dicas de como realizar trabalhos de pesquisa científica na área da computação, durante o artigo o prof. Wazlawick aborda diversos métodos e aspectos da análise e metodologia científica de maneira sucinta e simplificada utilizando-se de uma linguagem de fácil entendimento e boa fluidez tornando uma leitura simples até para os mais leigos no assunto.

         Como o próprio título já induz não possui uma formatação usual de artigos de pesquisa, ele é referido como uma reflexão, é visto mais como uma maneira de levantar questionamentos do que realizar um estudo completo e definitivo sobre o tema.

        Inicialmente é realizada a classificação e uma breve explicação dos tipos de Ciências (exatas, humanas e naturais), e em seguida é realizado uma correlação entre uma subárea da ciência da computação em cada tipo de Ciência com o intuito de demonstrar o alcance da computação nos estudos em outras áreas e levantar o questionamento dos tipos diferentes de metodologia que podemos abordar ao realizar uma pesquisa na área além de auxiliar o leitor a ter uma base na hora de escolher o tipo de metodologia a ser utilizado em cada caso, já que em certos casos fica difícil identificar qual seria o tipo de metodologia ideal a ser aplicado.

No tópico seguinte o autor tenta fazer um explicação geral das vertentes metodológicas e filosóficas como o empirismo e o positivismo, além dos diferentes critérios de metodologia de pesquisa separando-os conforme sua natureza e objetivos, toda a explicação é bastante sintetizada  com o intuito de apenas contextualizar como podemos utilizar cada uma em uma área distinta na Computação. Isso torna o artigo uma bom meio de leigos terem uma base sobre os principais tópicos e conceitos referentes a metodologia e a pesquisa científica e de alguns exemplos de como e onde utilizá-las.

Por fim é feita uma distinção entre os termos ciência e tecnologia e explica o que torna um trabalho ou pesquisa efetivamente um trabalho científico e faz uma crítica sobre como dissertações e teses em ciências da computação tendem a ter um cunho mais técnico e não necessariamente científico, em seguida o dr. Wazlawick explica o que torna um trabalho realmente científico e os diferentes níveis de maturidade científica. Em seus comentários finais cita-se a importância do pesquisador buscar contribuir para o conhecimento e não ficar limitado apenas a novas tecnologias, além de dar dicas  sobre a execução de uma pesquisa científica bem sucedida na área da ciência da computação.

Este artigo é um ótimo ponto inicial para leigos em metodologia científica que atuam na área da computação, por sua abordagem simples e introdutória, com ênfase mais na reflexão e não no estudo científico formal e definitivo o leitor passa a ter uma ideia sobre o funcionamento de uma pesquisa científica, das vertentes metodológicas e a importância de realizar um pesquisa não puramente técnica, porém que contribua para o ganho de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com