TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MAGISTÉRIO EM ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  27/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.497 Palavras (22 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CENTRO DE EDUCAÇÃO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MODALIDADE A DISTÂNCIA

POLO DE APOIO PRESENCIAL- ALAGOA GRANDE - PB

ROSE KATHARINA DE OLIVEIRA E SILVA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MAGISTÉRIO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Alagoa Grande

2018

ROSE KATHARINA DE OLIVEIRA E SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MAGISTÉRIO EM ENSINO FUNDMNETAL II

Relatório Final de Estágio solicitado pela Profa. Janine Marta Coelho, referente à avaliação do Componente Curricular Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental II.

ALAGOA GRANDE – PB

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................... 4

2 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO .................................................... 4

3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTÁGIO ....................................................................................................

6

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................ 18

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................... 19

6

APÊNDICES ...............................................................................................

20

7 ANEXOS ..................................................................................................... 21

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é um relato do Estágio Supervisionado em Magistério do Ensino Fundamental II do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Josué Gomes da Silveira, na turma do 1º Ano do Ensino Fundamental com crianças de 5 a 6 anos de idade. Neste relato, buscamos apresentar elementos que possibilitam uma reflexão sobre a importância do Estágio Supervisionado para os alunos do curso de Pedagogia, pois consideramos que este é um espaço rico de possibilidades de articulação entre teoria e prática. Realizar o relatório das práticas educativas nos dá a oportunidade não só de socializar o contexto real encontrado na sala de aula durante o Estágio Supervisionado, mas ainda permitem repensar tanto a relação que fazemos entre teoria e prática, quanto os teóricos e materiais lidos e compartilhados durante o nosso processo formativo.

O trabalho está dividido em temáticas diversas, que consideramos de extrema importância para a compreensão das atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado.

Faremos a contextualização e a caracterização do Estágio Supervisionado na Educação do Ensino Fundamental, trazendo alguns dados sobre a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Josué Gomes da Silveira, além da explicitação das atividades realizadas neste espaço e também os recursos humanos da Instituição. Apresentadas estas questões, relatamos o momento do desenvolvimento do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental e a partir disto, com o olhar cuidadoso, passamos ao momento que vai desde a observação à regência em sala de aula na turma escolhida. Por fim, relatamos as intervenções realizadas em sala de aula, nossos momentos de aprendizagens e reflexões.

2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Josué Gomes da Silveira ocupa uma área relativamente boa e está estruturada em 01 prédio de um só pavimento. Atende a 406 alunos no total , sendo 85 alunos no Ensino Infantil (Pré I e Pré II), 173 alunos no ensino Fundamental I (1º a 5º Ano) e 148 alunos na Educação de Jovens e adultos (EJA – 6ª, 7ª, 8ª séries)

No prédio há 01 sala que funciona como sala de direção/supervisão pedagógica/secretaria, 01 almoxarifado para materiais didáticos e materiais de limpeza, instalações sanitárias masculina e feminina, sala de professores, sanitário dos funcionários, 05 salas de aula, cozinha, área descoberta para recreação e sala de leitura onde também funciona o Mais Educação.

O quadro de servidores é constituído de 1 diretor, 2 diretores adjuntos, 3 secretárias, 18 professores, 5 auxiliares de serviços gerais, 2 merendeiras, 3 vigilantes, 2 professores do Mais Educação e 3 oficineiros, tem uma Pedagoga que dá suporte à escola.

O corpo docente da escola é constituído por professores da própria cidade, em sua maioria com graduação. Na medida do possível, os mesmos estão buscando aprimorar seus conhecimentos através de cursos, palestras, oficinas e outros.

A escola necesssita de uma sala de áudio-visual. A TV e dvd ficam na sala de leitura, onde funciona também o Programa Mais Educação, dificultando assim a utilização destes recursos para dinamizar, agilizar e/ou diversificar o trabalho pedagógico.

Em relação aos recursos financeiros, os mesmos são provenientes do governo municipal, estadual e federal e aplicados de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com