TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE CADEIA DE SUPRIMENTOS DE UMA TRANSPORTADORA DE CARGAS PETROQUIMICAS: ESTUDO DE CASO

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.863 Palavras (12 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 12

GESTÃO DE CADEIA DE SUPRIMENTOS DE UMA TRANSPORTADORA DE CARGAS PETROQUIMICAS: ESTUDO DE CASO 

 

  1. Introdução 

Nos últimos anos nota-se que o mercado empresarial vem passando por grandes mudanças, e a globalização é um dos grandes motivos. As empresas passaram a se preocupar não só com os custos, mas também com outras perspectivas como cliente, Tecnologia da Informação (TI), produtos e seus diferenciais, inovação e cadeia de suprimentos. Isso leva as empresas a buscar melhorar o nível de serviços prestado e a redução dos custos, para que isso destaque o seu diferencial e valor perante os clientes. Consequentemente, para alcançar esses resultados, as empresas usam a TI em grande escala.

 A Logística é uma das áreas que mais ganharam com a automatização dos processos e a procura pela diminuição dos custos resultados pela utilização da TI (Haley e Krishnam 1995). A empresa analisada (LOGPETRO) possui relacionamento com um numero limitado de fornecedores, e seus processos logísticos não são automatizados.

Levando em consideração que a tecnologia é de suma importância para a atribuição de vantagens competitivas no mercado energético o qual nos encontramos, e a falta de automatização logística da referida empresa, constatamos que a gestão de cadeia de suprimentos (do inglês, Supply Chain Management – SCM) – notada com grande importância para a inovação e investimento em TI – é aplicável.     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Identificação do problema 

 

2.1 Relacionamento com um número limitado de fornecedores por falta de automação em processos logísticos 

A referida empresa possui um relacionamento com um numero pequeno de fornecedores causado pela falta de automatização dos processos logísticos e isso pode levar a dependência dessa empresa com seus fornecedores. Segundo o SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) O processo de compras de uma empresa, em realce na indústria, envolve cerca de 60 % dos recursos utilizados, sendo assim de grande importância. Mas algumas empresas, seja por comodidade ou fidelidade, restringem o seu número de fornecedores e não realizam pesquisas de preços antes de adquirir produtos e insumos. É importante ter um gama grande de fornecedores, e a falta deles ocasiona grandes problemas como:  

  • Condições de pagamento – Um fornecedor pode oferecer bons preços iniciais, mas sem uma concorrência esses preços tendem a subir.  
  • Segurança do fornecimento – Ficar dependente de insumos ou produtos de um fornecedor pode deixar a empresa vulnerável, caso algum problema ocorra com o fornecedor a empresa poderá ficar desabastecida. 
  • Prazo de Entrega – Fundamental para a gestão de estoques, pois caso haja descontinuidade nas entregas pode acarretar problemas com estoque, e até com a entrega dos produtos para os clientes, e assim inviabilizar a empresa. 
  • Avanços Tecnológicos – Pode haver perda de competitividade caso a empresa fique restrita a tecnologia de um único fornecedor.  

Todos esses problemas causam prejuízos enormes tanto para a transportadora quanto para as empresas envolvidas no negócio. A falta de automatização dos processos gera uma deficiência de infraestrutura e aumenta os custos logísticos. A empresa tem uma clara deficiência em sua cadeia de suprimentos.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3.0 Proposta de solução 

Foi pesquisado quatro empresas que prestam serviços de SCM para atender as necessidades da LOGPETRO, os softwares foram analisados e descritos abordando os diferencias de cada empresa.

 

3.1 SAP - SCM  

Soluções para cadeia de Suprimentos: Software de Supply Chain nuvem, minimiza o investimento em TI.   

O software fornece aos funcionários e fornecedores soluções integradas de gerenciamento de cadeia de fornecimento ou gerenciamento de negócios inteiramente na nuvem com uma solução totalmente integrada de gestão empresarial. As soluções são projetadas para facilitar o uso do software pelos funcionários o que os torna mais produtivos. Uma das vantagens é a possibilidade do acesso móvel para os funcionários onde eles podem trabalhar onde e quando quiserem – a qualquer hora ou lugar.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com