TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da disciplina Gerenciamento de Stakeholders e Comunicações

Por:   •  28/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Nome do aluno (a) Anderson Batista de Almeida

     Trabalho da disciplina Gerenciamento de Stakeholders e comunicações                Tutor: Prof. João Marques de Moraes Mattos

Local Rio de Janeiro

Ano 2016 / 02

Estudo de Caso:  Ultra: A Busca da Liderança (A)

O estudo de caso apresentado descreve uma companhia de grande porte que necessita de alterações em suas estruturas, mesmo com resultados positivos visando uma sustentabilidade a longo prazo, precisa sair de um modelo de negócios que se encontra arcaico para um mais adaptado a mercado dos dias de hoje que se encontra muito mais competitivo e globalizado, sendo que as mudanças esbarram, a ideias enraizadas a cultura da empresa que vem desde de sua fundação.

Fundada nos anos de 1937 pelo imigrante austríaco Ernesto Igel a Ultra foi uma das primeiras companhias, a realizar engarrafamento e distribuição de gás para o uso doméstico no Brasil. Graças a visão empreendedora de seu fundador que se aproveitou de uma grande oportunidade no macro ambiente, no caso do desastre com o balão Zeppelin de Hinderburg que por consequência trouxe ao mercado cerca de 6.000 cilindros de gás butano que eram usados para abastecimento dos Balões e estavam estocados no Rio de Janeiro e não seriam usados, por este motivo Igel conseguiu adquiri-los com um grande desconto.

No ano de 1959, o filho mais velho de Igel, de nome Pery assumiu a Ultra iniciando uma grande reestruturação diversificando suas atividades investindo em várias áreas, como: alimentos congelados, engenharia civil, agronegócio, fertilizantes entre outros. Quando no fim da década de 1960 convidou o executivo Hélio Beltrão para realizar um trabalho de readequação da cia e nesse momento o foco foi girado para a indústria petroquímica.

Em 1982 a companhia passou a ser gerida por um novo CEO Paulo G. A. Cunha, e a principal missão de Cunha era sair de uma gestão basicamente familiar e passar a para um modelo profissionalizado e voltado ao mercado corporativo que possuía várias exigências distintas. Mas por qual motivo a mudança? Nos anos 70 a Ultra possuía grande vantagem competitiva sobre seus principais concorrentes, uma vez que praticamente monopolizaram mercado petroquímico brasileiro, mas com a abertura do mercado, eles perderam espaço, sendo que não o suficiente para serem deixados para trás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (162.4 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com