TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da Disciplina Gerenciamento de Aquisições

Por:   •  4/5/2020  •  Resenha  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Márcio Rossini Carvalho Lopes Silva

Trabalho da Disciplina Gerenciamento de Aquisições

                                                           Tutor: Prof. CARLOS FERNANDO DA ROCHA SANTOS

Macaé

2020

FICHAMENTO

TÍTULO: Gerenciamento de Aquisições

CASO: Betapharm Corp A

REFERÊNCIA: Suan L. Kulp; Taylor Randall. 108-P02, 25 de Agosto de 2005

TEXTO:

O artigo fala sobre o uma empresa do ramo farmacêutico, tida como uma das maiores industrias do mundo no ano de 2005.

Entre o ano de 1996 e 2003 o setor farmacêutico estava vivendo uma fase de crescimento, onde as vendas globais tiveram um crescimento de 10%.E a Betapharm estava superando todos os concorrentes com um crescimento elevado em torno de 15%. Este aumento estava atrelado a uma demanda de crescimento futuro de idosos e de incidência crescente de doenças crônicas. Porém  as empresas farmacêuticas não contavam com uma nova variável e bastante importante, a entrada dos medicamentos genéricos  com os preços bem mais baixos, pois parte da patentes tinham sido perdidas. Os médicos estavam prescrevendo receitas  com medicamentos genéricos ao invés do “original”

   A Betapharm era uma das maiores empresas farmacêuticas, tinha entre 5% e 10% do mercado mundial, incluindo remédios de diversas áreas, como anti-infecciosos, sistema nervoso central, sistema respiratório e trato gastrointestinal/ metabolismo.  E um pequeno grupo de sucesso compunha a maioria das vendas, que eram medicamentos com substâncias para depressão, pneumonia e infecções bacterianas. Porém a patente da maioria desses medicamentos tinha validade para dois anos, o que gerou uma preocupação com a capacidade de vendas da empresa. Segundo dados coletados de resumos financeiros da empresa, estava ocorrendo uma queda nos lucros.

   As empresas estavam empenhadas em melhorar suas áreas de pesquisa e desenvolvimento, vendas e marketing, para conseguirem se manter no mercado depois da perda das patentes. Neste quesito, a Betapharm tinha uma grande variedade de produtos patenteados, porém com prazo de validade próximo. Com a crescente pressão no setor, as empresas buscavam controlar melhor seus custos e permanecerem na disputa.

    A Betapharm formou um grupo de sourcing, para cada tipo de produto. Baseado num diagrama de processo, se formava um grupo com uma equipe interfuncional de todas as áreas da empresa (Qualide, Suprimentos, logística e etc.) onde definiam a estratégia e modalidade de compra de um determinado produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com