TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da disciplina Gerenciamento De Aquisições

Por:   •  16/2/2020  •  Resenha  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Resenha Crítica de Caso

Márcia Cristina dos Santos Oliveira

Trabalho da disciplina Gerenciamento De Aquisições

Tutor: Carlos Fernando da Rocha Santos

Rio de Janeiro - RJ

2020

Betapharm Corp. (A)

Referência: KULP, Susan L.; RANDALL, Taylor. Betapharm Corp. (A)

Harvard Business School, 108 –P02, 25 de agosto de 2005.

Objetivo: O presente estudo de caso “Betapharm Corp. (A)” tem como objetivo analisar a gestão de aquisições da empresa farmacêutica Betapharm.  

Introdução: A relação comercial entre comprador e fornecedor vem sendo um tema muito discutido nas grandes organizações, equipes de gerenciamento de aquisições apostam pesado nessas alianças. Decidir comprar ou não um produto ou serviço de um fornecedor é o primeiro passo para um relacionamento sólido com vantagens mutua. O processo de compras depende de como a empresa define e organiza o próprio planejamento. A Betapharm não mede esforços para reduzir custos e expandir seus lucros, no entanto, percebe-se que a empresa considera a qualidade um fator determinante, assim como assistência técnica e prazo de entrega, dentro do padrão de qualidade que a empresa estabelece.

Desenvolvimento: A Betapharm era uma das maiores empresas farmacêuticas, pois mantinha entre 5% e 10% do mercado farmacêutico. A maioria dos seus produtos cujo demanda era maior, impulsionavam as vendas, no entanto, uma grande parte desses medicamentos tinham patentes que expirariam em dois anos, causando preocupação sobre a capacidade de a empresa continuar suas tendências de crescimento, a empresa buscavam meios de controlar melhor os custos e permanecer competitiva. A Betapharm visava reduzir suas despesas de compras de 67,5 bilhões anuais para 12,5% durante 2004.

Antes de adotar o sistema Emptoris ePass, a empresa testou os leilões reversos com o objetivo de diminuir os custos da empresa e acelerar as negociações com os fornecedores. A Betapharm contava com um pacote de ferramenta sofisticada de leilão/sourcing eletrônico para auxiliava no processo de compras na tomada de decisão, assim como acompanhamento de gastos, desenvolvimentos de contratos, gerenciamento de projetos, e análise de impacto.

Com a implantação do sistema Emptoris ePass, facilitou ainda mais a análise de ofertas, pois se tratava de um sistema sofisticado que permitia a Betapharm otimizar ofertas e selecionar fornecedores com base em características além do preço. Mesmo com todos os recursos a empresa realizava auditorias de qualidade de acordo com os padrões de qualidade ICHQ71, os preceitos da U.S.Food and Drug Administration e os procedimentos internos da empresa. A Betapharm queria assegurar transparência durante todo o processo tecnológico.

Com o objetivo de fechar contratos globais de hotelarias e ácidos málico, Brannigan queria ter certeza de que havia analisado adequadamente. Embora o assunto fosse se debatido em reunião, o vice-presidente queria. ter a certeza de que esses produtos poderiam ser supridos por esse sistema. Como a Betapharm era uma empresa global, seus funcionários tendiam a viajar com frequência, durante todo o ano, Normalmente, os funcionários faziam suas próprias reservas e procuravam hotéis que oferece comodidade e restaurantes de alta qualidade e não um agente de viagens global da Betapharm. O ácido málico era um ingrediente-chave de um remédio novo chamado Exelon. Devido às obrigações contratuais se encerrava em dois anos, a gerencia pretendia assegurar um fornecedor de baixo custo para o ácido málico, já que a Betapharm não queria arriscar sua base de suprimento atual, a gerência acreditava que a Ásia oferece as melhores opções com baixos custos, no entanto, a equipe de comprar não avançou muito, pois os fornecedores tinham padrões rigorosos de controle de qualidade, bem como capacidade técnica que ainda precisavam ser realizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (45 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com