TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS DA EMPRESA

Por:   •  29/3/2021  •  Artigo  •  5.121 Palavras (21 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 21

A ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS DA EMPRESA:

SUELI ADAMI CONTABILIDADE

Naiara Pimentel da Silva

RESUMO

Na constante busca das empresas por um diferencial competitivo no qual se ganhe mercado e se tenha mais lucratividade, percebe-se que o conhecimento humano tem se tornado muito importante para o crescimento das organizações. Reconhecer, valorizar e investir neste conhecimento, ou seja, no capital humano, é de suma importância para a organização que deseja suprir um mercado exigente e que busca por melhores resultados.

Nesse sentido, o presente trabalho descreve o desempenho dos recursos humanos, o relacionamento das pessoas com a empresa e a relação da administração com o departamento de recursos humanos. Por fim, pode-se dizer que investir na valorização dos recursos Humanos, se torna a maior vantagem competitiva para uma organização, além de agregar valor e trazer os resultados desejados.

PALAVRAS-CHAVE: Administração, Recursos Humanos e CHIAVENATO

ABSTRACT

In the constant searching of companies for a competitive stablishment
In order to win more profitability, it seems clear that human knowledge has become very important for the growth of activities. Recognizing, valuing and investing in the human capital, is extremely importance for the organization that wants to supply a required market and searching for better results. Following this idea, the present document describes the performance of human resources, the relationship of people with a company and an administrative relationship with the human resources department. Finally, it can afirm that investing in the enhancement of human resources, becomes a greater competitive advantage for an organization, in addition to adding value and bringing the desired results.

KEY WORDS: Administration, Humans Resources and CHIAVENATO

INTRODUÇÃO

O RH tem sido o responsável pela excelência das organizações e pela contribuição de capital intelectual que simboliza a importância do fator humano em plena Era da Informação. O setor está diretamente ligado as pessoas, partindo dessa afirmação, é necessário que as suas ações gerem resultados diretos a todos os membros que compõem a empresa, ainda assim é um tanto contraditório quando esta realidade não é notória.

A partir de observações, acredita-se que devido as mudanças no mundo corporativo, o setor ainda não é compreendido por todas as áreas da organização, não sendo visto como 1 linha-staff por muitos colaboradores e administradores de empresas, que no seu dia-a-dia não compreendem ou não percebem a importância ou, até mesmo, os subsistemas inerentes ao RH, não desvinculado o fato de que o RH depende, também, da mentalidade e cultura predominantes da organização, da estrutura organizacional, estilo gerencial, clima, ambiente, seguimento, metas, missão, visão, e uma série de variáveis, tornando o setor sensível a todos estes fatores.

1.2 Tema e Problema

A presente pesquisa tem como foco a questão do Sistema de Administração de Recursos Humanos, bem como os seus subsistemas, Recrutamento e Seleção, com a intenção de ampliar o conhecimento de quais são os principais conceitos, mecanismos, e ferramentas proporcionadas pela teoria, para que ocorra a compreensão da estrutura conceitual e seja possível estabelecer relações com o ambiente empresarial. Assim, surge a seguinte questão do trabalho:

Qual o relacionamento dos conceitos de recrutamento e seleção com relação à empresa Sueli Adami Contabilidade, em seu departamento de Recursos Humanos?

1.3 Objetivos

O principal objetivo da pesquisa é conhecer os conceitos de recrutamento e seleção e compreender a relação com a prática organizacional da empresa Sueli Adami Contabilidade, em seu departamento de recursos humanos.

Os objetivos específicos da pesquisa são:

  1. Compreender a dinâmica do segmento no qual a empresa atua e, mais especificamente, o setor de recursos humanos, e seus subsistemas.
  2. Conhecer a parte conceitual teórica de recursos humanos, recrutamento e seleção;
  3. Estabelecer uma relação entre conceito e prática no setor de recursos humanos, com o intuito de buscar replicação teórica;

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: A ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

2.1 PESSOAS E ORGANIZAÇÕES

Segundo o autor Chiavenato (2009), o relacionamento entre pessoas e organização é árduo, pois os candidatos buscam os seus próprios objetivos dentro da organização.

“O relacionamento indivíduo x organizações nem sempre é um mar de rosas ou um relacionamento cooperativo e satisfatório.” (CHIAVENATO 2009, p. 82)

Em relação aos resultados da interação das pessoas com a organização o autor Barnard, em outro livro (1996, apud, Chiavenato, 2009), faz distinção entre a eficácia e a eficiência.

“Para ele, o indivíduo precisa ser eficaz (atingir os objetivos organizacionais por meio de sua participação) e ser eficiente (satisfazer suas necessidades individuais mediante sua participação) [...].” (CHIAVENATO 2009, p. 82)

2.1.1 Relações

Nas relações encontramos o intercâmbio, que vai além dos recursos materiais, abrangendo os sentimentos, habilidades e valores, em outras palavras, é preciso analisar o que está ofertado e o que está ganhando em troca. De acordo com o autor:

[...] Desenvolvem-se contratos psicológicos entre homens e sistemas, entre homens e grupos e sistemas e subsistemas, em que prevalece o sentimento de reciprocidade: cada um avalia o que está oferecendo e o que está recebendo em troca [...] (CHIAVENATO 2009, p.84).

É importante que as organizações atendam suas próprias necessidades juntamente com as da sociedade, para estabelecer um vínculo entre elas. Chiavenato (2009, p.84) diz que:

[...]O objetivo básico de toda organização é atender às suas próprias necessidades e, ao mesmo tempo, atender às necessidades da sociedade por meio da produção de bens ou serviços, pelos quais recebe uma compensação monetária[...].

2.1.2 Cultura Organizacional

A cultura organizacional é considerada a essência de uma empresa, para conhecer e pertencer a uma organização é preciso absorver a sua cultura.

“[...]Para se conhecer uma organização, o primeiro passo é conhecer sua cultura. Fazer parte de uma organização significa assimilar sua cultura[...]” (CHIAVENATO 2009, p. 86).  

A característica da cultura influência na harmonia entre os funcionários, no desenvolvimento da empresa e no gerenciamento, ou seja, é um reflexo de como cada um se coloca conforme o ambiente, crença, comportamentos, entre outros. De acordo com o Chiavenato (2009, p. 88): 

“A cultura organizacional reflete a maneira como cada organização aprendeu a lidar com o seu ambiente. É uma complexa mistura de pressuposições, crenças, comportamentos, histórias, mitos, metáforas e outras ideias que, tomadas juntas, representam o modo particular de uma organização funcionar e trabalhar.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)   pdf (172.8 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com