TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO ESTRATEGICA

Por:   •  2/10/2019  •  Artigo  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

3.METODOLOGIA

Um projeto monográfico exige um resultado minucioso, rigoroso e que exiba de forma exata e detalhada toda ação realizada no propósito de resolver um problema, recorrendo a procedimentos científicos.

Sendo assim para realizar uma pesquisa é imprescindível a determinação de métodos sistemáticos e intensivos a serem seguidos para que estes possibilitem uma interpretação verossímil do objeto de estudo, conforme nota-se na definição de metodologia

Para Fonseca (2002), methodos significa organização, e logos, estudo sistemático, pesquisa, investigação; ou seja, metodologia é o estudo da organização, dos caminhos a serem percorridos, para se realizar uma pesquisa ou um estudo, ou para se fazer ciência. Etimologicamente, significa o estudo dos caminhos, dos instrumentos utilizados para fazer uma pesquisa científica.

A Metodologia é a aplicação de procedimentos e técnicas que devem ser observados para construção do conhecimento, com o propósito de comprovar sua validade e utilidade nos diversos âmbitos da sociedade.

Portanto, para assegurar a veracidade do presente trabalho, definiram-se as etapas metodológicas a serem realizadas, considerando a abordagem realizada, o tipo de pesquisa, o método, universo e limitações da pesquisa.

3.1 Abordagem

No que tange a abordagem do problema do estudo em comento este caracteriza-se por se tratar de uma pesquisa qualitativa. Este modelo une aspectos qualitativos, atendendo de forma plena as necessidades da pesquisa.

A pesquisa qualitativa caracteriza-se principalmente em razão de ser um meio que possui como um dos principais focos a subjetividade. Logo, o foco principal não consiste em uma análise numérica mas sim a explicação dos fatos em si.

Segundo MINAYO (2008) destaca que na pesquisa qualitativa, o importante é a objetivação, pois durante a investigação científica é preciso reconhecer a complexidade do objeto de estudo, rever criticamente as teorias sobre o tema, estabelecer conceitos e teorias relevantes, usar técnicas de coleta de dados adequadas e, por fim, analisar todo o material de forma específica e contextualizada.

Se você fez a opção pela pesquisa qualitativa, depois de levantar o conhecimento acumulado (pesquisa bibliográfica) sobre o tema a ser estudado e se apropriar deste conhecimento, principalmente dos conceitos fundamentais para sua compreensão (sugere-se o fichamento analítico dos textos lidos), será preciso investir na coleta dos dados a serem examinados em sua pesquisa

3.2 Tipo de pesquisa

Com relação ao tipo de pesquisa apresentado o presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória.

Segundo Gil (2012) este tipo de pesquisa tem como função principal desenvolver finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores.

A escolha da pesquisa exploratória para este trabalho ao ocorre em razão do mesmo se tratar de uma pesquisa bibliográfica feita nos livros, artigos científicos, revistas, documentos eletrônicos e enciclopédias na busca e alocação de conhecimento sobre a auditoria interna

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com