TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ETICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por:   •  3/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE JORGE AMADO

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO

SUPERINTENDÊNCIA DE GRADUAÇÃO

EIXO DE FORMAÇÃO GERAL

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Alex Dantas

Salvador/Bahia

2021

ALEX DANTAS

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Anteprojeto de pesquisa do Eixo de Formação Geral apresentado à disciplina Ética e Responsabilidade Social, como requisito parcial da 2ª avaliação formativa.

Orientador: Profº Rodolfo Exler

.

Salvador/Bahia

Nestlé:

Em 1.866 dois jovens norte-americanos Charles e George Page residindo em Cham, na Suíça, criaram a companhia Anglo-Swiss Condensed Milk Co, que fabricava o Milkmaid e que após a chegada ao Brasil em 1.875 fora apelidado de “Leite Moça” se tornando a melhor alternativa ao leite fresco na época. Já em 1.867 o então químico Henri Nestlé cria um outro produto que ficaria muito famoso no Brasil, a chamada farinha láctea e teve sua chegada no Brasil em 1.876. Quando em 1.905 ocorreu a fusão entre a Nestlé e a Swiss Condensed Milk Co forma-se o que hoje é mundialmente conhecido Grupo Nestlé. Sendo fundada a primeira fábrica do Grupo no País em 1.921, hoje com mais de 2.000 marcas está presente em 191 países do mundo completando nesse ano de 2021 100 anos no Brasil.

A Nestlé possui vários projetos de apoio social, tais como Empreendedores na Amazônia onde foi utilizado a ajuda de consultores para geração de empregos e renda através do empreendedorismo no quesito alimentação e nutrição. Contribuiu com projetos de Piscicultura levando peixe fresco a comunidades ribeirinhas que não possuíam pesca local. Promove também ações de igualdade de gênero que é um trabalho desafiador, mas vêm sendo executado em várias frentes, tais como aceleração de planos de carreiras para mulheres e possui como regra básica a não diferenciação salarial para homens e mulheres.

Em referência a ISO26000 e aos indicadores Ethos, fica até difícil pensar em um bom projeto para a Nestlé, pois a empresa já demonstra uma imensa preocupação com o seu bem estar econômico, ambiental e social. Atuando de forma consciente e ordeira a organização sabe que além de obter ótimos conceitos no mundo afora, poderá também obter grande produtividade através de ações que impulsionem os seus funcionários a dar cada vez o seu melhor.

Partindo do princípio social e econômico a empresa poderia em algumas regiões operacionalizar por produtividade coparticipativa, ou seja, para cada processo depredatório no meio ambiente o pequeno produtor realizando alguma ação já planejada para sanar esse dano geraria um ponto para a sua remuneração. Ou no caso quanto mais pontos, melhor remunerado seria o seu processo. A empresa procura minimizar ao máximo os danos executados ao meio ambiente no entorno e no interior das suas fábricas e estipulando metas de ganhos ambientais que abrangem desde o manuseio de materiais, a geração de resíduos, emissões e até o consumo de energia. Garante o monitoramento em todo o mundo com o Sistema de Gerenciamento do Meio Ambiente contribuiria de maneira efetiva para um relatório que irá ajudar empresas a identificar novas oportunidades de proteção de recursos naturais, tais como água, solo e madeira, que servem para sustento global e têm um grande valor comercial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (218.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com