TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fome de Poder

Por:   •  4/12/2019  •  Artigo  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 4

O filme Fome de Poder, ou em seu título original The Founder, narra a trajetória da rede McDonald’s, desde sua primeira unidade na Califórnia nos anos 50 até se tornar mais tarde uma das maiores franquias de Fast Food do mundo. Liderada pelos irmãos Maurice e Richard McDonald, a lanchonete funcionava sob a luz do Fordismo, onde seu sistema de produção seguia à risca uma linha de montagem bastante eficaz, com processos bem definidos e um rigoroso controle de qualidade, tornando a lanchonete pioneira na oferta de lanches rápidos e saborosos. Os irmãos McDonald, conforme suas expertises, identificaram que 87% das receitas estavam atreladas à venda de três itens principais: hambúrguer, fritas e refrigerante. Focando em um cardápio enxuto e na alta padronização, conseguiam entregar produtos de excelente qualidade e em poucos segundos após o pedido, algo impensável naquela época, onde o tempo para ser atendido em drive-ins tradicionais podia levar até 30 minutos, considerando ainda as muitas entregas erradas. Diante desse conceito inovador, as primeiras unidades passaram a contar com um público alvo bem definido: as famílias tradicionais norte americanas.

Eis que surge então o personagem de Ray Kroc, um ambicioso vendedor de máquinas de milk-shake, que acabou se tornando o grande responsável pela expansão e fortalecimento da marca ao longo dos anos. Visionário, foi Kroc quem enxergou a grande popularidade da empresa e o forte potencial de crescimento através das franquias, embora os irmãos McDonald houvessem aplicado essa modalidade anteriormente sem obter sucesso, mantendo suas operações em uma única unidade. Kroc convence a dupla a franquear a marca, e através de um contrato, passa a comandar as ações de expansão. Ray Kroc mergulha no mercado capitalista e busca a qualquer custo atingir seus objetivos, ainda que fosse preciso passar por cima de qualquer pessoa, tamanha sua ambição, gerando uma grande reflexão acerca da ética e moral nos negócios e na caminhada rumo ao sucesso.

Com uma atuação empreendedora, ainda que de forma controversa, Kroc conseguiu romper com a barreira ora imposta pelos irmãos, pois estes tinham receio quanto às mudanças, e procuravam manter uma gestão conservadora. Para que o negócio pudesse crescer de forma sustentável e rentável fazia-se necessário um conjunto de mudanças, como novos acordos, ajustes nos percentuais de participação dos sócios, novos processos e produtos para garantir redução de custos e a aliança com parceiros e investidores que fomentassem o crescimento da franquia, e esse conjunto de mudanças era visto com resistência por parte dos irmãos.

Ray Kroc cerca-se de talentos que o auxiliam em sua jornada, impulsionando ainda mais o negócio. Um financista sugere a Kroc que comprasse os terrenos onde seriam abertos os restaurantes, alugando-os aos franqueados, garantindo uma importante fonte de receita e um grande controle sobre os franqueados, inclusive quanto à gestão da qualidade. Com isso, pode-se afirmar que a figura Ray Kroc foi fundamental para transformar a rede de restaurantes em uma corporação global, se apropriando da marca e do know-how e tornando a rede McDonald’s, além de um império do ramo alimentício, e uma das maiores imobiliárias do mundo.

O filme traz consigo inúmeros aspectos relacionados ao mundo dos negócios, da gestão, do empreendedorismo. Mostra como os irmãos McDonald foram inovadores e obtiveram vantagem competitiva frente aos seus concorrentes da época através de um novo modelo de negócio ao criar um sistema de atendimento rápido e eficaz, com elevado controle de qualidade aliado ainda à entrega de produtos de alto valor percebido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com