TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança Corporativa E Excelência Empresarial

Por:   •  13/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENGENHARIA BIOMÉDICA COM ÊNFASE EM ENGENHARIA CLÍNICA

Fichamento de Estudo de Caso

Manoel Pereira de Souza

Trabalho da disciplina Governança Corporativa E Excelência Empresarial

Tutor: Prof. Carlos Antonio da Silva

Local Biblioteca da Faculdade Estácio de Sá

Ano 2016

Estudo de Caso :

Governança Corporativa e Excelência Empresarial

Fraude Contábil na WorldCom

REFERÊNCIA:   Robert S. Kaplan, David Kiron.

Harvard Business School, 14 de setembro de 2007.

             A origem da WorldCom aconteceu com a divisão da AT&T, em 1983, com isso, pequenas empresas regionais começaram a ter acesso às telefônicas de longa distância da AT&T  com grandes taxas de descontos. Os Serviços de Longa Distância com Desconto (LDDS) inicio-se em 1984, oferecendo seus serviços à consumidores locais de varejo e comerciais nos estados do Sul, onde as operadoras de longa distância como a MCI e a Sprint tinham pouca presença.

             A LDDS como outras empresas regionais de pequeno porte  pagava para utilizar ou alugava a estrutura de terceiros, sendo estes gastos um custo muito significativos para as empresas operadoras de longa distância. O capital inicial da LDDS era de $650.000, mais logo terminou acumulando débitos no valor de $1.5 milhões, não tendo conhecimento técnico  para lidar com contas de grandes empresa.

             A empresa voltou-se para um dos noves investidores, sendo este, Bernard J.(bernie) Ebbers, que levou a empresa em menos de um ano a tornar-se lucrativa. Expandiu-se internacionalmente  com aquisições na Europa e na América Latina. No final do ano de 1993, a LDDS já era a quarta maior operadora de longa distância dos Estados Unidos, tornando-se oficialmente conhecida após votação dos acionistas em 1995 como WorldCom.

             A WorldCom incentivou uma sistemática que era conduzida de cima para baixo, ou seja, os funcionários não deviam questionar  seus superiores, e sim fazer simplesmente que lhes fossem dito, sendo que, opiniões contrárias às dos gestores mais graduados sofriam críticas pessoais depreciativas ou ameaças. Os funcionários sentiam que não tinham um canal independente para que pudessem expressar as sua preocupações sobre as políticas da empresa ou comportamento da empresa.

              Entre os anos 1999 e 2000 a equipe de funcionários foram orientados  por Sullivan a realizar reversão de provisionamentos, pois o mesmo considerava altos demais em relação aos pagamentos futuros. Sullivan disse a diversos gerentes das unidades de negócios que a fusão com a MCI tinha gerado grande quantidade de provisionamentos excessivos e instruiu ao controller David Myers que lidassem com toda resistência às reversões dos provisionamentos vinda dos altos gestores. Entretanto no primeiro trimestre de 2001 a sobra de provisionamentos para reverter se tornou tão baixa que já não era possível conseguir a meta de relação D/R.

      Em agosto de 2001 tem início uma auditoria interna realizada por Cooper( Auditora interna da WorldCom), Sullivan instruiu Myers para restringir o escopo da investigação de Cooper. Esta auditoria revelou um gasto Corporativo de $2,9 bilhões, a Auditoria Interna ao questionar este resultado recebeu uma tabela revisada com indicação que o Corporativa tinha gasto somente $174 milhões em despesas.

     Em março de 2002, investigadores da SEC enviaram à WorldCom um pedido de informações surpresa, pois queriam entender como a WorldCom poderia ser rentável quando outras companhias de telecomunicações reportavam grandes perdas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com