TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança corporativa e Excelência Empresarial

Por:   •  13/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM LIDERANÇA E COACHING

Fichamento de Estudo de Caso

Flaviana A. Teodosio

Trabalho da disciplina:Governança corporativa e Excelência Empresarial,

                                                 Tutor: Prof. Ricardo Silveira

Local Biblioteca virtual da Universidade.

Ano 2018

Estudo de Caso : RESENHA CRITICA

Governança corporativa e Excelência Empresarial 

Fraude Contábil na WorldCom

REFERÊNCIA: REFERÊNCIA: KAPLAN, Robert S; KIRON, David, Fraude Contábil na  WorldCom, Havard Business School, REV: 14 de Setembro de 2007.

De acordo com o artigo, a WorldCom não poderia ter fracassado como resultado das ações de apenas um número limitado de individuos. O que houve foi um imenso colapso do sistema de controles internos, governança corporativa e responsabilidade individual, todos trabalhando juntos para criar uma cultura na qual poucas pessoas assumiam responsabilidades até que fosse tarde demais.

O sistema de telecomunicações dos EUA era formado por pequenas empresas de telefonia local operando com chamadas locais(curta distância)  e as grandes empresas que operavam com chamadas a longa distância. As empresas  AT&T (fundada em 1983)  e  a LDDS, em 1984 . Um conjunto de pequenas empresas regionais que ofereciam serviços locais e neste contexto existia a MCI,  a segunda maior operadora de ligações a longa distância.

Segundo relato dos autores um problema nas finanças da empresa já no início das operações, desde quando a LDDS começou as atividades com um capital de $ 650 mil em capital, mas logo acumulou uma dívida de $ 1.5 milhões em debito, uma vez que não tinha conhecimento técnico para lidar com complexas contas de grandes empresas que tinham sistemas de comutação complexos. A empresa voltou-se para Bernard J.(Bernie) Ebbers

um dos nove investidores originais para dirigir a empresa, e apesar de lhe faltar experiência tecnológica, ele levou menos de um ano para torna  a  empresa  lucrativa.  Ebbers focou a jovem empresa no crescimento interno. A LDDS cresceu rapidamente no Sul e Oeste estadunidenses e se expandiu internacionalmente, mediante aquisições na Europa e América Latina. No ano de 1993 a LDDS  torna-se a quarta maior operadora de longa distância nos EUA, e em 1995 através de uma votação recebe oficialmente o nome de WorldCom.

Logo após em 1996, novas aquisições foram feitas, com a compra da MFS Communications Company, já em 1997 mais uma grande aquisição na compra da MCI, segunda maior operadora de longa distância do país. Outra tentativa de fusão, no ano de 1999, a WorldCom foi impedida pelo Departamento de Justiça dos EUA, seus executivos perceberam  que este canal já não era mais garantia de viabilidade de expansão do negócio. ao Diretor Ebbers faltou um sentido estratégico de direção e a companhia começou a declinar conforme observado pelos empregados da empresa.

A cultura empresarial era outro ponto relatado pelo artigo, uma verdadeira miscelânea de pessoas e culturas,  os departamentos eram postos distantes um do outro, a matriz estava localizada no Texas, o departamento pessoal na Flórida, o departamento jurídico em Washington, DC.  Ebbers não valorizou os advogados corporativos da empresa e nem as suas informações, em suma criou uma cultura na qual a função legal era menos influente e menos bem-vinda do que um ambiente corporativo saudável. Conforme  relato de um ex-gerentes cada departamento tinha suas regras e estilo de gerência. Ebbers em certo momento chamou um projeto de código de conduta corporativa de uma “perda de tempo colossal”. Os funcionários não podiam questionar seus superiores, apenas deveriam obedecer as ordens. Se alguém tivesse opinião contraria do seu chefe, recebiam criticas pessoais depreciativas ou ameaças.

Para aumentar o valor de mercado da companhia, os gestores tinham como foco prioritário, o crescimento da receita  e para obtenção do resultado podiam gastar o fosse necessário, até mesmo em projetos que não compensariam obtenção de ganhos a curto prazo.

A relação de receita e despesas D/R da WorldCom era aproximadamente de 42% no primeiro trimestre de 2000, e manter essa porcentagem era a meta dos trimestres seguintes. O CFO Sullivan fez uso de dados contáveis para chegar ao desempenho almejado. Como foco principal estavam as atividades abaixo relatadas no artigo  : 1)reversão de provisionamento e 2) capitalização das despesas com linhas em 2001 e 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (181.7 Kb)   docx (49.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com