TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança Corporativa e Excelência Empresarial

Por:   •  14/5/2018  •  Artigo  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA

Fichamento de Estudo de Caso

Iandra Daiana Figur Naisinger

Governança Corporativa e Excelência Empresarial,

                                                           Tutor: Prof. Ricardo Barbosa da Silveira

Nova Petrópolis

2018

Estudo de Caso de Harvard: Fraude Contábil na WorldCom

Referência: KAPLAN; S. Robert; KIRON, David. Fraude Contábil na WorldCom. Harvard Busuness School. 110-P02. Rev: Setembro 2007.

Texto do Fichamento:

        Tendo em vista a Governança Corporativa como uma ferramenta que tem por finalidade melhorar o processo de tomada de decisão nas organizações, aumentando a transparência e a confiança frente aos investidores, ela atua como uma facilitadora no momento de prestação de contas, equidade e transparência entre os acionistas e também todas as partes envolvidas com processo decisório da organização (Stakeholders).

        No caso do artigo proposto para estudo, a prática da Governança passou bem longe da teoria. É perceptível que os quatro princípios básicos da governança foram desrespeitados. A Transparência, onde por diversas vezes aconteceram casos de omissão de informações, abuso de autoridade e até mesmo fraude de documentos. A Equidade, que foi infligida, também inúmeras vezes, principalmente na bonificação para funcionários que eram considerados leais, e que pelo que podemos perceber pelos resultados da empresa, agiam contra as normas. Também pelo histórico da empresa, acredito que por submissão a gestores como Ebbers que tinha uma personalidade muito forte fazendo com que outros colaboradores se sentido retraídos e sujeitos a sua autoridade.

Outro princípio infligido foi a Prestação de Contas, que era burlada através de documentos que omitiam informações relevantes sobre os reais valores a pagar e a receber da empresa. E por fim, a Responsabilidade Corporativa, onde a pressão fez com que os gerentes agissem de maneira imprudente, utilizando seus esforços para obterem um crescimento da receita em curto prazo, sabendo que em longo prazo essas decisões seriam prejudiciais para o resultado da empresa.

Esses princípios básicos foram burlados inclusive quando houve a tentativa de intervenção, tanto pela auditoria interna, com Cooper, quanto na auditoria externa com Andersen. Onde vemos claramente a modificação ou omissão de documentos a serem auditados, ligados com a submissão que os auditores sofriam frente a alta direção da empresa. E até mesmo a opressão vinda de pessoas com maior poder dentro da empresa para ‘calar’ o posicionamento dos auditores. É perceptível a manipulação das informações inclusive dentro do conselho administrativo. Até finalmente acontecer a união entre os diretores que resultou na saída de Ebbers.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (47 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com