TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GOVERNANÇA CORPORATIVA E EXCELÊNCIA EMPRESARIAL

Por:   •  2/5/2021  •  Artigo  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FISCAL E TRIBUTÁRIA

Resenha Crítica

Lucas De Valle

Trabalho da disciplina GOVERNANÇA CORPORATIVA E EXCELÊNCIA EMPRESARIAL

                                                 Tutor: Prof. Ricardo Barbosa da Silveira

Aratiba

2021

ATIVIDADE AVALIATIVA

Referência: Misawa, MITSURU. Escândalo da contabilidade da Toshiba: Como a governaça falhou. Hong Kong: Asia Research Centre, The University of Hong Kong, 2016.

Introdução

A Autora pretende oferecer ao leitor um quadro Claro de diversos fatores que levaram a gigante japonesa Toshiba a um colapso financeiro de US$ 2,14 bilhões. Desde problemas com linhas de produtos e serviços de estilo de vida, a pressão para atingir metas difíceis, a questão cultural japonesa de fidelidade cega a liderança e a fraude contábil propriamente dita como aumento dos lucros. O objetivo do texto é mostrar o quadro que levou o caos a Toshiba e não se destina a montar um tratamento eficaz ou ineficaz de processos de decisão, gestão ou de negócios.

Desenvolvimento

A autora inicia o artigo com a mensagem de desculpas da Toshiba Corporation a seu público, inicialmente conta sobre o que aconteceu com Toshiba Corporation quando da descoberta de fraudes contábeis por uma auditoria interna que afetaram as informações financeiras da empresa durante sete anos, iniciadas em 2008 em meio a uma crise financeira global querer dusil profundamente além estabilidade da Toshiba informa sobre a saída do presidente e vice da empresa além de oito conselhos. Descreve-se quais contas e operações foram fraudados, quais decisões foram equivocadas, o que levou as ações de inflar resultados para mostrar que os resultados estão sendo alcançados e por que funcionários de vários escalões da empresa sabiam dos fatos e nada fizeram para impedir. O primeiro anexo cita como perfil da empresa e o segundo comum dos efeitos do caso a criação de um novo código de governança no Japão, se bem que naquele momento a Toshiba já atendia esse código.

Em sequência são apresentadas as ações propostas pelo novo presidente da empresa para remediar a situação gerada pela fralda. Entre ela temos estabelecer uma nova cultura corporativa, identificar como ocorreram as fraudes e apresentar propostas mais eficazes de controle, reforçar as auditorias internas, criar novos controles externos, aumentar a participação de pessoas externas no conselho, e o novo sistema de avaliação para Presidente e vice.

Em sequência, analisa-se como se implantou essa cultura na trapaça em uma empresa considerada avançada em termos de governança corporativa e com processos de controles práticas e legais e indesejadas a parte contábil da empresa não se fosse informada, a conclusão é que a forte cultura de não se questionar as decisões da alta administração fez com que essas práticas contaminam-se em toda a empresa afetando toda a rede gerencial da empresa.

Em relação a tentativa de descrever ou descobrir onde a governança corporativa falhou apesar da empresa ser pioneira nesses conceitos no Japão e ter um sistema relativamente forte e robusto. Alguns pontos podem ser citados, a busca incessante pela lucratividade, a falta de algumas informações que não foram repassadas ao conselho, a inexperiência dos conselheiros externos na área de negócios, o que levou um sistema de governança aparentemente sólido e conciso na verdade uma ilusão que não impediu a fralda, que era sua função primária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (45 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com