TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA AREA DE GESTÃO DE PESSOAS, PARA O SUCESSO DA ORGANIZAÇÃO

Por:   •  2/11/2020  •  Artigo  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

GESTÃO DE PESSOAS

A IMPORTÂNCIA DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS, PARA O SUCESSO DA ORGANIZAÇÃO

Ricardo Henrique Guedes de Lima
Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos
MBA em Administração de Recursos Humanos
Especialista em Gestão e Planejamento Estratégico com Ênfase em Gestão Empresarial

O QUE É A GESTÃO DE PESSOAS

A gestão de pessoas pode ser definida como a administração das habilidades e competências dos colaboradores de uma organização e/ou a junção de conceitos, ações e técnicas sobre alinhamento de propósitos organizacionais, atração, retenção e programas de capacitação e desenvolvimento profissional proposto pela organização, com o objetivo de desenvolver o seu capital humano.

Nesse sentido, a gestão de pessoas deve ser considerada um processo fundamental no processo de atração, capacitação e retenção dos talentos organizacionais e não menos importante no processo de desligamento funcional, trazendo assim, a organização uma maior humanização aos processos.

OS PILARES DA GESTÃO DE PESSOAS?

No entanto, fazer a gestão de pessoas de uma organização, não é meramente motivar e satisfazer os colaboradores. A gestão de pessoas de uma organização deve ser pautada em estratégias mais complexas e completas, trazendo consigo, maior humanização no ambiente organizacional como também maior assertividade e produtividade.

Assim, deve estar apoiada em 5 pilares da gestão de pessoas:

- ENGAJAMENTO é o envolvimento, interação, relacionamento com a marca/empresa. Assim, o engajamento deve ser considerado como o combustível para os demais pilares da gestão de pessoas. Mas para que esse engajamento seja eficiente a gestão deve estar atenta as necessidades dos colaboradores, praticar a meritocracia, ser transparência e ensejar metas.

- LIDERANÇA é uma ferramenta fundamental para a gestão de pessoas, pois esta competência é capaz de motivas os colaboradores, o que eleva os interesses dos colaboradores de meros empregados/ remunerados a engrenagens do processo que move a máquina organizacional a alcançar seus objetivos, transformando os proventos em consequências de seu sucesso.

- TRABALHO EM QUIPE é fundamental para que o objetivo seja alcançado, ou seja, o sucesso. Afinal, trabalhar em equipe significa agrupar um conjunto de pessoas e desenvolver determinadas ações que visam um só proposito, um objetivo comum a todos os envolvidos e no mundo atual, saber trabalhar em equipe é condição essencial para se mante no mesmo.

- TREINAMENTO E DESEVOLVIMENTO DE EQUIPES é processo que se volta para a evolução do time e da organização, pois neste pilar não existe mais a divisão de colaborador x empresa, aqui ambos são um só e lutam por mesmo ideal, assim torna-se fundamental que a equipe trabalhe suas habilidades, conhecimento e a comunicação para o sucesso coletivo. Esse processo de desenvolvimento pode ocorrer direto e indiretamente, para isso é fundamental que exista confiança entre os envolvidos para que se as responsabilidades e comunicação seja assertiva.

- COMUNICAÇÃO é a base para que tudo ocorra conforme o planejado. É responsável pela gestão dos relacionamentos com os públicos da organização, tendo assim, objetivo de otimizar e estreitar os relacionamentos profissionais, buscando sintonia de interesses entre os envolvidos (empresa/colaborador).

QUIAS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA GESTAO DE PESSOAS?

O objetivo geral da Gestão de Pessoas é administrar e potencializar o capital humano dentro das organizações. A Gestão de Pessoas dissemina a cultura organizacional. Assim podemos citar cinco objetivos fundamentais da área:

- Ajudar no gerenciamento de mudanças;

- Desenvolver a motivação dos colaboradores;

- Implementar processos eficientes de comunicação

- Proporcionar qualidade de vida funcional;

- Trabalhar as vantagens competitivas da organização;

- Treinar e capacitar os profissionais;

QUAIS OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS PEA GESTÃO DE PESSOAS?

A gestão de pessoas é um desafio continuo, se estendendo desde o Recursos Humanos até aos líderes da organização.

Dentre os desafios, podemos destacar 3 como sendo os ais desafiadores:

- Humanização das Relações

- Treinamento x Custos

- Tecnologia x Produtividade

Estes desafios se esbaram na temática de chegar a um equilíbrio que permita ter uma equipe humanizada atuando dentro de organizações verticais, cujo avanço tecnológico necessita de constantes treinamentos sem que possamos contar com uma flexibilização das despesas. Tendo em vista que no cenário atual a tecnologia vem adentrando aos departamentos organizacionais e requerendo consigo profissionais qualificados, mas para esse processo de qualificação existe um custo no qual as organizações verticais não se permitem custear.

PERFIL E CARGOS DA GESTÃO DE PESSOAS:

- AUXILIAR / ASSISTENTE DE RECURSOS HUMANOS

Esses profissionais são responsáveis por prestar assistência nos processos admissionais, montagem de kits para admissão, conferencia de documentos, demissionais e acompanham o trabalho do colaborador. Participam de do processo de recrutamento do candidato, entrevistas de seleção e dos treinamentos e novos colaboradores.

- ANALISTA DE RH

É um profissional com funções múltiplas e bem diversificadas. Ele desenvolve uma série de atividades com foco estratégico: gerencia o quadro de funcionários, planeja e desenvolve programas de treinamento, acompanha a integração de novos empregados, e cuida também dos processos burocráticos trabalhistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (72.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com