TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Endomarketing no Crescimento das Empresas

Por:   •  1/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Veiga de Almeida

Ana Carolina Gomes Ribeiro

A importância do endomarketing no crescimento das empresas

Nos dias atuais, com a grande competitividade das empresas, cada vez mais são criadas estratégias de marketing para que elas se desenvolvam e se mantenham no topo do mercado. Dentre essas estratégias, destacamos o Endomarketing. Primeiro, é necessário entender do que se trata o endomarketing. O endomarketing ou marketing institucional são um conjunto de ações e táticas voltadas para o público interno da empresa.

De acordo com o que foi mostrado anteriormente, o endomarketing tem grande importância pois seu objetivo é melhorar a imagem da empresa para seus colaboradores para que os mesmos se tornem aliados dela, e com isso propaguem uma imagem positiva dos serviços e produtos da organização. Isso se dá quando o colaborador assume o papel de cliente interno e que possui uma grande interferência nas opiniões dos clientes externos e consumidores finais. Desta forma, ele percebe que é reconhecido e isso se torna muito mais espontâneo quando eles se sentem parte do processo, se sentem motivados e engajados.

Podemos citar como exemplo de endomarketing, campanhas, sejam elas solidárias, de conscientização de causas ou sustentabilidade, dividir resultados de metas, dividindo o sucesso com todos e valorizando a cota de participação de cada um, happy hours ou momentos de descontração fora do ambiente de trabalho, comemoração dos aniversariantes e outras medidas de integração.

Além disso, o endomarketing faz com que todos olhem na mesma direção, aumentando o comprometimento dos colaboradores. Uma vez que o sucesso de uma organização está diretamente ligado ao engajamento e envolvimento de seus colaboradores. Eles também precisam conhecer seus produtos e serviços, a ponto de reconhecerem a sua necessidade e acreditarem na sua plenitude.

Concluímos, portanto, que o avanço das organizações é fundamentado na boa comunicação com seus funcionários, portanto deve-se investir em encontros, palestras, momentos em que os colaboradores possam ter voz e trocarem ideias e sugestões com seus gerentes e gestores. Dessa forma, com todos alinhados na mesma visão e a comunicação interna da empresa estando bem estruturada, a organização tem grandes chances de crescimento, mantendo sempre um planejamento prévio.

<http://www.transamericaexpo.com.br/blog/a-importancia-do-endomarketing-para-as-empresas/>. Acesso em 22.Março.2019

. Acesso em 22.Março.2019

. Acesso em 22.Março.2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com