TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relevância do endomarketing no crescimento das empresas

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  1.652 Visualizações

Página 1 de 2

Relevância do endomarketing no crescimento das empresas

Antigamente, gerentes de empresas não pensavam na satisfação dos clientes e muito menos a satisfação dos colaboradores, o que importava para os gerentes era fabricar produtos e vendê-los. Os tempos passaram e os colaboradores e clientes começaram a ficar mais exigentes. Os clientes passaram a comprar produtos que atendessem suas necessidades, o que gerou uma maior concorrência entre as empresas para oferecerem produtos específicos para cada tipo de cliente. E os colaboradores passaram a querer mais satisfação e motivação para trabalharem nas empresas. Foi nesse cenário que surgiu o endomarketing, ferramenta de gestão estratégica para alinhar, sintonizar e sincronizar empresa, colaboradores e clientes.

O endomarketing é uma importante ferramenta de alta gestão para as organizações que asseguram o bom desempenho da empresa em geral, estimulando a motivação, o respeito, a responsabilidade e a integração dos colaboradores. As organizações necessitam transmitir a importância do poder de persuasão para seus colaboradores, demonstrando a necessidade e a importância de cada colaborador para a obtenção do sucesso da empresa como por  exemplo: Promover campanhas internas que estimulem o trabalho em equipe.  Segundo Bekin (2004, p. 69) “o comprometimento do funcionário na ótica do endomarketing precisa ser algo que integre ao cotidiano da empresa e para tal requer sempre reforço e renovação.”

 O centro do composto de Endomarketing é a Ideia, que nasce a partir de uma necessidade da organização e é balizada por um ou mais de seus objetivos. A ideia reforça os aspectos que devem ser trabalhados pela organização, para que venha a suprir essa necessidade. Ela ganha forma na cúpula, que orienta sua construção segundo indicadores estratégicos para a organização.

 O endomarketing valoriza a equipe, desperta o comprometimento e motivação dos colaboradores envolvidos no processo, além de gerar satisfação e aumentar da produtividade da organização. Dessa forma conclui-se que o endomarketing é um meio de motivar e satisfazer às necessidades dos colaboradores, para que eles apresentem melhores desempenhos nos trabalhos desenvolvidos, atendendo e suprindo às necessidades e aspirações de seus clientes.

Referências:

http://endomarketing.com/wp-content/uploads/2014/10/artigo-endomarketing-em-nova-perspectiva.pdf

http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/endomarketing-como-ferramenta-eficaz-para-gestao/13768/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (296.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com