TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia do Ensino do Atletismo

Por:   •  27/9/2019  •  Monografia  •  3.073 Palavras (13 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE ANHANGUERA

MATO GROSSO DO SUL

POLO TENIR

Metodologia do ensino do atletismo

CORUMBÁ-MS

28 DE OUTUBRO DE 2017

ANHANGUERA

MATO GROSSO DO SUL

POLO TENIR

[pic 1]

CORUMBÁ-MS

28 DE OUTUBRO DE 2017

SUMÁRIO

Item                                                                                                        Página

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................................... 01

  1. DESENVOLVIMENTO........................................................................................03

2.1 Fundamentação teórica.............................................................................. 03

2.2 Fundamentos do movimento humano...................................................... 04

  1. PROPOSTA DE PESQUISA............................................................................... 09

  1. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA........................................................................ 11
  1. INTRODUÇÃO

  

O atletismo é de suma importância para o desenvolvimento humano e motor, especialmente, em se tratando do ambiente escolar. 

A principal característica do Atletismo está voltada ao desenvolvimento das habilidades motoras básicas, que são utilizadas na maioria das atividades desportivas. Essas habilidades, quando trabalhadas de forma pontual, desencadeiam uma série de fatores intrínsecos ao desenvolvimento e aprimoramento dos fundamentos básicos e a própria cultura desportiva do indivíduo.

A falta de estrutura para os trabalhos com o atletismo, comprovadamente, não é um fator de total empecilho, já que se pode trabalhar e realizar atividades em locais improvisados como ruas próximas, parques, praças, gramados, rampas, corredores e na própria quadra poliesportiva. Falta sim, um maior comprometimento e vontade de se fazer algo.

Como forma de justificativa, o atletismo apresenta qualidades fundamentais no desenvolvimento da criança. Suas possibilidades pedagógicas na escola são de uma intensidade indescritível.  Porém, para que seja interessante e desperte o interesse infantil deve ser desenvolvido sob forma de jogo. Na atividade lúdica, a criança adquire liberdade de ação e de expressão, principalmente pela construção de movimentos imaginativos e criativos. 

A problematização é de base metodológica, cuja realização deste trabalho será a pesquisa aplicada/ descritiva, buscando gerar conhecimentos que poderão ser utilizados pelo professor de educação física na prática do dia a dia da escola, utilizando como procedimento a pesquisa bibliográfica em meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. 

Através destes procedimentos se buscará investigar de acordo com a temática proposta: 

- Como as diferentes fases do desenvolvimento humano no contexto dos fundamentos do movimento humano influenciam no ensino do atletismo; 

- Quais as condições e espaços físicos oferecidos pela escola para trabalhar-se o atletismo; [pic 2]

- Se os professores são qualificados para trabalharem com o atletismo em cada fase do desenvolvimento humano, observando e respeitando limites e de coordenação motoras de cada aluno em sua fase de crescimento. 

Objetivo geral:

- Reforçar a importância que o Atletismo assume na escola como meio de desenvolver a criança em qualquer faixa etária, assim como entendê-lo como elemento cultural, em especial um conteúdo clássico em Educação Física e as inúmeras possibilidades de ensiná-lo à desenvolver suas habilidades motoras e sensoriais. 

Têm-se como objetivos específicos: 

- Compreender a realidade das aulas de Educação Física, na escola, e se o mesmo é ensinado ou não nesta disciplina enfocando questões de desenvolvimento humano psico-motoras; 

- Elencar novas perspectivas pedagógicas para a Educação Física na prática do atletismo e salientar a importância de desenvolver o atletismo de forma lúdica. 

        

[pic 3]

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1Fundamentação Teórica

“O atletismo dentro do contexto escolar pode ser considerado um conteúdo de fundamental importância, pois as capacidades e habilidades motoras por ele exploradas servem de auxilio e de base para o aprimoramento e a execução de movimentos que serão utilizados em outras modalidades esportivas. Ainda, esta inclusão da pratica do atletismo no ambiente escolar, tem uma importância decisiva para a formação de crianças e jovens, na medida em que esta modalidade pode lhes proporcionar vivencias e experiências básicas, fundamentais para o seu desenvolvimento motor.” (BRAGADA, 2000).

O Atletismo ainda é um pouco conhecido pelos alunos por falta de práticas e de conhecimento, devido a não estar como modalidade muito usada por seus professores.

“O atletismo é, ou deveria ser um conteúdo clássico dentro da Educação Física escolar, entretanto este é muitas vezes esquecido por parte dos professores, que alegam vários empecilhos para a realização desta modalidade esportiva dentro do ambiente escolar, dentre estes empecilhos estão a falta de espaço físico, a falta de materiais adequados além do desconhecimento e conseqüentemente desinteresse dos alunos por este esporte.” (SEDORKO e DISTEFANO, 2012).

Com a inclusão de atletismo na classe curricular os alunos serão beneficiados juntamente ao seu professor, o mesmo terá mais prazer ao trabalhar com uma modalidade que visa vários aspectos motores de perto. Este esporte não é muito praticados por falta de infra-estrutura nas instituições de ensino e por falta de materiais  específicos.

Neste esporte é são trabalhadas muitas capacidades físicas como: resistência cardiorrespiratória e muscular, força, potência, velocidade, agilidade, coordenação entre outras capacidades físicas.[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (335.7 Kb)   docx (186 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com