TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Promoção de saúde e qualidade de vida

Por:   •  6/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 5

Relação entre saúde, promoção de saúde e qualidade de vida. Geralmente, saúde e qualidade de vida são dois temas muito relacionados, uma vez que a saúde é o bem-estar físico, mental e social e contribui para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e esta é fundamental para que um indivíduo tenha saúde. Mas não significa apenas saúde física e mental, mas sim que essas pessoas estejam de bem não só com elas próprias, mas também com a vida, com as pessoas que as cercam, enfim, ter qualidade de vida é estar bem com vários fatores. Promover a saúde é não só melhorar a nossa condição de saúde, mas também melhorar a nossa qualidade de vida e o nosso bem-estar.

A promoção de saúde no estilo de vida pode ser facilitada pela combinação de esforços que promovam a mudança comportamental e que criem ambientes que promovam boas práticas de saúde e qualidade de vida. Para ter uma boa qualidade de vida um dos fatores é a alimentação que exerce e influencia no estilo de vida. comer Frutas,legumes e verduras,além alimentos ricos em proteínas,e ingestão de água durante  dia,diminuir o uso de alimentos industrializados e frituras, reduzir o sal e o açúcar e são outros fatores que ajudam para ter uma boa alimentação Praticar atividades físicas além de melhorar sua condição física, e fortalecimento muscular dará disposição para o restante do dia principalmente se for praticado antes do trabalho,alem de  ajudar a controlar hipertensão, diabetes e colesterol alto,entre outras doenças. Manter hábitos saudáveis como não fumar e beber moderadamente, ter momentos de descanso e lazer, sair, ir ao cinema, caminhar, viajar, conversar com os amigos, proporcionará um bem estar mental após os estresses do dia a dia, são outros exemplos de uma boa qualidade de vida.

Essa relação desses três fatores significa basicamente que para ter um depende do outro, promoção de saúde com alimentação e atividades físicas consequentemente lhe dará uma melhor qualidade de vida e saúde.

O sedentarismo é caracterizado pela falta de atividade física no ser humano, não somente no caráter da prática desportiva, mas em toda sua amplitude, fazendo com que a saúde da pessoa entre em declínio gerando doenças e risco de morte já Atividade física consiste em qualquer tipo de movimento corporal que resulte no gasto de energia acima daquele considerado padrão quando o corpo está em repouso. 

As atividades físicas são importantes para evitar que a pessoa seja sedentária, influenciando na obtenção de uma boa qualidade de vida e saúde.

Hoje em dia não se vê mais crianças correndo pela rua, jogando futebol ou praticando brincadeiras que geram força, velocidade e resistência e proporcionam melhor estado físico e mental, muito dessa falta de exercícios deve-se ao fato da tecnologia, e os principais responsáveis pela obesidade infantil são os pais que muitas vezes preferem entregar um celular para a criança do que pegar pelo braço e levar para jogar futebol na quadra mais próxima,antes os filhos não tinham hora para voltar para casa de tanto gostar de ficar na rua brincando, hoje em dia se caminhar até a esquina mais próxima já é considerado um grande ganho Os jogos de vídeo game e a televisão estão tomando conta do tempo dos pequenos, enquanto as práticas esportivas ficam de fora, e com isso o sedentarismo começa a se instalar desde cedo. Jogar  a brincadeira taco,que influenciava no ganho de força ao taquear a bolinha e em seguida praticar uma corrida, brincar de pique esconde,de pega-pega entre outras brincadeiras são alguns exemplos da falta de atividade física que a maioria das crianças não realizam mais

Já com os adultos a falta da atividade física muitas vezes é em troca de m esforço maior, pegar o elevador invés de subir ou descer as escadas, pegar o carro para ir ao supermercado  invés de caminhar ou ir de bicicleta são alguns dos exemplos dos sedentários. E com base em uma alimentação totalmente desregulada, como alimentos industrializados e com alto teor de sódio e gordura, doces, bebidas, etc.

 

Dentre os benefícios que a prática de atividade física São vários os benefícios da atividade física para as pessoas, podem citar alguns deles para que sejam melhores visualizados, como por exemplo: ajudando principalmente a fortalecer os músculos, articulações e ossos. Perda de peso,combate a ansiedade e depressão Além disso, ainda proporciona um aumento na agilidade corporal, flexibilidade, resistência física e um bom condicionamento cardiorrespiratório

Para que os hábitos sedentários sejam deixados de lado, as pessoas devem ter consciência de que a atividade física deve ser introduzida na rotina de forma gradativa, a fim de prevenir possíveis lesões que possam acontecer no período de adaptação.

Dentre algumas sugestões de atividades físicas para obesos estão, caminhadas por 20 minutos, aproximadamente  três vezes por semana, e a cada semana ir aumentando o tempo, andar de bicicleta ao fim de tarde são alguns exemplos de exercícios básicos para a perda de peso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (299.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com