TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIDADE DE VIDA

Por:   •  24/4/2017  •  Resenha  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  1.130 Visualizações

Página 1 de 3

A presente resenha tem por base o seguinte artigo “A importância da qualidade de vida no trabalho e sua influência nas relações humanas” (Fabio Nascimento Gonçalves1; Alessandro S. Miranda2; Alynne Neves²; Luzia Dayanne Costa dos Santos²; Marcelo Guimarães da Conceição²; Marlene Conceição Barreira²; Rafaela S Chagas² e Raphael Guilherme Cardoso Mattos²). As pesquisas foram desenvolvidas com base nos modelos de: Walton (1973); Acamam e Olham (1975), Wesley (1979); Nadler e Lawler (1983); Werther e Davis (1983) nos mostram fatores que afetam a qualidade de vida no trabalho. Trata-se de uma pesquisa realizada sobre a Qualidade de Vida no trabalho onde nos mostra a realidade dentro das organizações, a necessidade de melhoria nas condições de trabalho, visando à maior satisfação e a produtividade dentro do ambiente organizacional. A Qualidade de Vida no Trabalho – QVT é a satisfação no ambiente corporativo, que busca para o trabalhador equilíbrio psíquico, físico e social.

Esse termo apareceu em meados de 1950 durante a abordagem sócio-técnico, e foi nos anos 60 que os empregadores junto com o sindicato perceberam que a qualidade de vida corporativa dos colaboradores tinha uma influência direta no rendimento da empresa.

O processo de realização deste artigo tem como foco expor ao leitor a ideia de que o trabalhador satisfeito em seu ambiente profissional rende muito mais, dando assim um investimento maior para o funcionário oferecendo cursos e treinamentos para enriquecer seus conhecimentos, fazer um feedback entre empregador e empregado, disponibilizar horários flexíveis, entre outros.

Para Werther e Davis (1983), a QVT nas empresas melhora o crescimento e o interesse dos trabalhadores sobre a empresa, com isso o retorno em melhorias para a empresa será melhor.

Porém, existem vários problemas, um deles é que algumas empresas não se preocupam em dar essa qualidade para os funcionários e com isso acaba produzindo naturalmente, impactos nas organizações como baixa produtividade, custo alto de assistência médica, índice de absenteísmo, etc.

Portanto, diante do que foi estudado vimos a importância da Qualidade de Vida no Trabalho tanto para seus colaboradores como para as organizações, uma vez que se os funcionários estão satisfeito com o  seu ambiente de trabalho, estes vão estar mais motivados, confiantes, enérgicos dando maior lucro para a organização.

[pic 1]

FACULDADE SÃO FRANCISCO DE JUAZEIRO - FASJ

ELISANGELA COSTA

HELENA VRGÍNIA LESSA

FRANCENILDA RODRIGUES

JESSICA KELLY ANJOS

MÔNICA SOUZA

TELMA LAÍDE LESSA DE SOUZA

RESENHA CRÍTICA

JUAZEIRO

2016

ELISANGELA COSTA

HELENA VRGÍNIA LESSA

FRANCENILDA RODRIGUES

JESSICA KELLY ANJOS

MÔNICA SOUZA

TELMA LAÍDE LESSA DE SOUZA

RESENHA CRÍTICA

Trabalho realizado para obtenção de nota parcial, apresentado à Professora de Psicologia, Valéria Miranda do curso de Administração, 4º Período, da Faculdade São Francisco de Juazeiro - FASJ

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (114.3 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com