TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIALIZAÇÃO NA INFANCIA

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O processo de socialização do individuo começa desde a infância, para que no futuro saiba interagir com a vida dos adultos, pois também é uma etapa fundamental para o seu desenvolvimento, onde as crianças não têm conhecimento da vida e não tem a mínima condição de avaliar o que é certo e o errado, bom e o mal, sem direito a questionar.

Os processos de socialização que acontecem na infância

A socialização é, portanto, um processo cultural em que se adquire  as maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que se vive. Dentre os processos de socialização a que passamos durante toda a vida, podemos destacar como principais os que passamos no período da infância, pois são os que trazem a pessoa os principais traços de personalidade, que serão levados por   toda sua vida. O indivíduo adquire personalidade própria. Quando nascemos, iniciamos um longo processo de socialização, esse processo percorre todas as fases de nossas vidas e só acaba quando morremos.

A socialização tem como base a família e a escola.
Aprendemos primeiramente com nossos pais, os primeiros passos de uma vida social, através das próprias experiências que tiveram ao qual eles pertencem e que fazem parte. Logo nos primeiros anos aprendemos os valores, as normas e os costumes ao quais nossas famílias priorizam e que estão dentro do padrão da sociedade em que vivem,  um exemplo comum nos dias hoje, a mãe precisa trabalhar para ajudar na renda da casa, esse é o meu caso, eu deixei meu filho desde os dois anos na escola, ele aprendeu desde cedo a lidar com outras crianças, aprendeu que precisa ficar longe de mim e ter que aceitar outra pessoa cuidando dele, precisou aprender á comer sozinho, saiu das fraldas, e também  largou a chupeta. No começo doeu muito mais vi que seria o melhor para nossa família principalmente para ele, um amadurecimento que faz parte da vida. Um outro  exemplo, tenho uma amiga onde o marido dela é viciado em drogas, o filho dela se tornou um viciado também na adolescência, ele viu o exemplo do pai e seguiu pelo mesmo caminho. Se tivesse uma família estruturada poderia não ter acontecido.

A escola tem um papel importante na vida criança, pois é ela que da continuidade de se socializar com outras pessoas e aprender em grupo, coisas que não aprenderam com a família, vai passar conhecimento, desenvolver a capacidade de relacionamento. Com a família a criança tem um laço forte de sentimentos, e tem a responsabilidade de satisfazer e passar     toda cultura, costumes, suas crenças, seus valores e normas, mas não é o bastante para viver numa sociedade. Como o mundo está em constante transformação, os valores também mudam de acordo com o passar do tempo. Se os pais não acompanharem essas mudanças, poderão encontrar problemas já que seus filhos nasceram em épocas diferentes das suas e poderão ter visões de mundos diferentes.

CONCLUSÃO

De todos os processos de socialização que passamos, é importante enfatizar aqueles adquiridos durante a infância, de onde se formara o caráter e a personalidade que carregaremos ao longo da nossa vida.
      As lições aprendidas em casa, passada pela família ou na escola, marcam   nossa personalidade, pois é o primeiro contato em relação a tudo aquilo que aprenderemos no decorrer da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com