TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A familia e a escola

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Anhanguera

Faculdade Anhanguera Indaiatuba

Administração de Empresas

Professora Tutora: Tania Maria Scapin Murias

Ciências Sociais

2º semestre

Indaiatuba

2012.

Introdução

Esse trabalho tem como objetivo mostrar a grande importância da família e da escola como agentes de socialização.

A família e a escola são consideradas os principais agentes de socialização e exercem um grande papel no desenvolvimento do indivíduo. A família é a estrutura, ou seja, a base do indivíduo e é através dela que os primeiros valores são transmitidos. Os pais passam as crianças seus valores, crenças, normas. Através da convivência com a família, a criança aprende a distinguir o bem do mal e a seguir o caminho tendo os pais como exemplo. Muitas das vezes, a criança herda dos pais hábitos ruins e age conforme as normas impostas pelos mesmos. Mas é um fator a ser discutido, pois até que ponto as crianças são influenciadas pelas famílias e seguem exatamente o que a elas são transmitidos? Não se pode afirmar que uma criança que cresce num lar desestruturado, onde os pais não obedecem aos padrões tidos como certos e éticos pela sociedade, se tornarão adultos de mau caráter e não um cidadão de bem, mas as chances para que isso ocorra são bem maiores do que para uma criança que é criada num lar estável. Vale ressaltar também, que a família é o meio intermediário entre o indivíduo e a sociedade e é através dela que a criança é preparada para interagir com outros indivíduos. A escola é outro agente de socialização muito importante, pois é nela que as crianças e jovens passam grande parte do dia. Através da escola a criança tem uma percepção maior do mundo que a rodeia, adquire conhecimento para viver em sociedade e construir um futuro. Embora a escola seja fundamental na preparação da criança, ela deve estar unida coma família, pois ambas são imprescindível na formação da identidade e personalidade do individuo e transmitem os valores morais e éticos da sociedade.

Eu venho de uma família humilde e trabalhadora, onde me foi ensinado desde criança que se eu quiser alguma coisa tenho que correr atrás, batalhar e nunca pegar as coisas dos outros. Meus pais são minha base e procuro seguir sempre o exemplo deles. Temos na nossa crença uma referência muito forte, somos de uma família evangélica, e é engraçado, como até a crença pode passar de geração para geração, pois quando meus pais nasceram meus avós já eram crentes. A escola também foi e está sendo muito importante para mim, pois, através dela aprendi a conviver em grupo e a importância do relacionamento interpessoal.

Conclusão

Através desse trabalho foi possível observar a grande influência que a família juntamente com a escola exerce sobre o individuo e como elas são responsáveis pela formação da personalidade e do caráter de cada um. Por isso para que as crianças se tornem indivíduos de bem, seria necessário um investimento por conta dos órgãos competentes, na estrutura familiar e nas escolas.

Bibliografia

Dias, Reinaldo – PLT 254 Sociologia Geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com