TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

Por:   •  6/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.264 Palavras (10 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE ESTÁCIO DE BELÉM

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

ESTÁCIO BELÉM/2016

FACULDADE ESTÁCIO DE BELÉM

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

                                             

                                             Alunos:

Daniela Ribeiro                            

Dionéia Mágno

Flávio Sodré                                

Hemmanuelly Lopes

Helaine Santos

Marinaldo da Silva

ESTÁCIO DE BELÉM/2016

FACULDADE ESTÁCIO DE BELÉM

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

                                                                                  Orientadora:

                                                                                        Prof(a). Anaslan Bezerra

ESTÁCIO DE BELÉM/2016

INTRODUÇÃO

Diante de tanta competitividade e inovação, é praticamente impossível imaginar uma empresa que não se preocupe em avaliar desempenho dos seus talentos, pois só dessa forma a organização conseguirá identificar os pontos fortes e aqueles que precisam ser aprimorados, a fim de que os colaboradores possam apresentar um melhor resultado em suas atividades.

DESENVOLVIMENTO

A Avaliação de Desempenho é um recurso valoroso tanto para empresas quanto para funcionários, pois o processo traz a oportunidade de receber feedback sobre o desempenho no cargo/função, trazendo a possibilidade de melhorar o potencial de cada trabalhador e, com isso, gerar melhores resultados, tanto em termos de lucros quanto de imagem.

Com a Avaliação de Desempenho, o colaborador tem a oportunidade de saber como o seu superior enxerga e analisa seu trabalho, permitir o ajuste de falhas, promove o aproveitamento de capital humano e dar a oportunidade para o desenvolvimento de novos talentos, isto é, o profissional desenvolve sua carreira em favor da organização.

Percebe-se, através das definições de Avaliação de Desempenho, que se trata de algo bastante complexo, englobando diversos fatores.

Teoricamente, é possível conceitualizar a Avaliação de Desempenho como uma técnica cuja principal característica é refletir os aspectos particulares da empresa na qual foi implantada e cujos esses aspectos particulares atendem aos requisitos básicos dos grupos de cargos, bem como das pessoas envolvidas.

Os seus objetivos são:

  • Ter um aperfeiçoamento contínuo dos funcionários;
  • Identificar os pontos Fortes e fracos de seu funcionário;
  • Ajustar o funcionário ao local  de trabalho que mais se identifica;
  • Verificar a necessidade de treinamentos  e qualificações;
  • Demonstrar a evolução do funcionário, assim como evidencia problemas de relacionamentos;
  • Estudar os funcionários com potencial de promoção;

Consequentemente irá gerar a motivação e satisfação ao funcionário, que cada vez mais iram se esforçar para alcançar seus objetivos e bater suas metas estipuladas pela empresa.

A avaliação de desempenho pode ser feita de várias maneiras como:

AUTO AVALIAÇÃO

O processo de auto avaliação permite que os avaliados tenham a oportunidade de refletir sobre suas atitudes e realizações no trabalho. Sem uma auto avaliação, o empregado fica totalmente dependente das memórias e percepções do seu gestor.

A auto avaliação permite que os colaboradores recordem os próprios objetivos, bem como com as expectativas da empresa.

A auto avaliação também é importante por promover o diálogo entre os gestores e avaliados. Com o uso deste instrumento é possível que uma mesma situação seja vista por diferentes ângulos permitindo que os gestores orientem os colaboradores sobre alguma ação ou meta da empresa.

AVALIAÇÃO 180º

A avaliação 180 graus estabelece que o gestor realize uma avaliação de cada membro da sua equipe, com base em metas que lhes foram determinadas durante determinado período. Para realizar essa análise, o gestor necessita considerar se as atividades foram determinadas em tempo hábil e também se existem ou não condições favoráveis para que o liderado consiga realizá-las de acordo com o cronograma que foi estabelecido. Durante este processo o líder analisa como o seu liderado se porta diante das atividades diárias, bem como daqueles momentos considerados inusitados e que podem surgir no dia a dia de trabalho.

A ética deve estar presente em todo o processo, por mais que um líder simpatize ou tenha afinidades com um liderado, ele deve ser imparcial no processo de avaliação de desempenho até mesmo para que ele saiba receber o feedbck, que ao contrário do que muitos imaginam, o feedback não significa "puxar as orelhas do subordinado", pelo contrário. É uma oportunidade para a liderança convidar o subordinado para uma conversa franca e apresentar quais são os pontos que ele precisa aprimorar para atingir ou superar suas metas. Esse momento também se torna valioso, porque o colaborador saberá exatamente o que a organização espera dele. Muitos líderes precisam passar por um treinamento, para conseguir dar o feedback e quando isso ocorre ganha a equipe, a liderança e, Consequentemente, a organização.

O que poucas pessoas lembram é que este processo também se torna uma rica oportunidade de aprendizado para o líder. Apesar de não ser foco da avaliação 180 graus, a liderança tem a oportunidade de realizar uma auto avaliação a partir do momento em que analisa a performance de outros profissionais. Alguns questionamentos podem ser feitos pelo próprio gestor como, por exemplo: "Se eu estivesse no lugar do meu liderado, como eu procederia diante deste fato?".

Outro aspecto relevante: deve-se elaborar um formulário para mensurar como o profissional está lidando com as atividades que são pertinentes ao seu cargo. Ou seja, em qual escala ele se enquadra para determinada competência. Esse formulário pode ser elaborado tanto pela área de Recursos Humanos como também por uma consultoria externa que venha a ser convidada para fazer parte do processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (235.9 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com