TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Por:   •  5/7/2017  •  Dissertação  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais

A tecnologia de informação (TI) é um dos componentes mais importantes do ambiente empresarial atual, pois é capaz de criar vantagens competitivas. Afinal, não basta apenas desenvolver sistemas e implantá-los. É imprescindível que exista uma infraestrutura adequada que dará suporte aos sistemas, e também, que eles estejam alinhados com as necessidades das áreas de negócio. Para que o alinhamento entra a área de TI e as áreas de negócio exista é fundamental haver um instrumento que irá relacionas as necessidades de investimentos em TI previstas para atender às demandas inseridas pelas áreas de negócio. Cite que instrumento é esse.

Resposta:

O instrumento é o PETI, Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação, que relaciona as necessidades de investimentos em TI, previstas para atender às demandas inseridas no Planejamento Estratégico da empresa. É um processo direcionado à estruturar estrategicamente e operacionalmente os sistemas da informação e a infraestrutura de TI, com a determinação de metas futuras que visam dar suporte às tomadas de decisões.

É uma importante ferramenta de gestão utilizada atualmente por muitos analistas de sistema e administradores de empresas, sendo uma estrutura necessária do planejamento estratégico empresarial.

O ERP (Enterprise Resource Planning) ou Planejamento de Recursos Empresariais é um Sistema de Informação que integra, em um único ambiente, as aplicações transacionais que compartilham uma única plataforma tecnológica. Foi desenvolvido para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócio. Em um mundo cada vez mais competitivo, ele facilita muito a integração entre as áreas, e também é muito importante para tomadas de decisões mais rápidas e certeiras.

O custo e a rapidez com que os sistemas sejam desenvolvidos variam de acordo com cada empresa, e dentre algumas das vantagens da implementação de um ERP podemos citar: a qualidade, eficácia e a redução de custos e a agilidade empresarial além de otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com