TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROCESSOS GERENCIAIS

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.175 Palavras (17 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 2]        

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

CURSO DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

PROCESSOS GERENCIAIS

PROFESSOR EAD:  PROFESSOR 

TUTOR PRESENCIAL:

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

GRUPO:                                                RA:

01.

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho iremos entender o que é ser um líder de sucesso e quais os desafios que temos que encarar perante uma empresa; a aplicação de conhecimentos administrativos para organizar e gerenciar com eficiência e lucratividade qualquer tipo de empresa ou negócio. O administrador analisa e avalia o mercado e determina as estratégias de gerenciamento e a administração dos recursos materiais e financeiros de micro, pequenas e médias empresas.

O trabalho apresentado focaliza bem o planejamento como parte de um processo administrativo, pois é indispensável para uma gestão bem sucedida das empresas. É importante ressaltar, que as organizações tem que definir sua finalidade como uma empresa voltada para o mercado e não para si.

O resultado final de um planejamento, bem sucedido está relacionado à capacidade de assumir riscos maiores, acreditando-se na melhora do desempenho empresarial. No entanto, toma-se necessário compreender os riscos assumidos para escolher entre os diversos caminhos, sem ter um ambiente de incerteza.

O ato de planejar consiste em analisar as situações antes de se realizar e alcançar algo concreto.

O presente trabalho também abordará alguns passos do projeto realizado pelo grupo, mostrando os benefícios da doação de sangue, os mitos, e os obstáculos que surgem em uma doação voluntária e consciente. 

CAPITULO 1

  1. CONFRONTO ENTRE A MENSAGEM DOS PROFESSORES ROBERTO SHINYASHIKI E PAULO BARRETO DOS SANTOS.

Para o professor Roberto Shinyashiki as pessoas devem descobrir sempre adiante, ver o invisível, ter a arte de enxergar oportunidades onde os outros só veem problemas. Onde o administrador sabe que existem duas batalhas ocorrendo ao mesmo tempo: a do presente e a do futuro. Ele se destina a vencer a luta do presente, mas não esquece que há outra luta no horizonte: a do imaginário, para conquistar o futuro; o planejamento estratégico é uma forma direta de se encontrar uma solução, saída, ou uma ideia para a vida no geral, seja na parte profissional, pessoal.

 Já para o professor Paulo Barreto dos Santos, é o administrador de hoje que pensa e utiliza as ideias do futuro, não tem medo de aventurar-se, utiliza estratégias, faz com que pessoas sob sua direção gostem de executar o que ele quer, ele tem seguidores e não submissos, transmitindo confiança e segurança. Pois para termos sucesso neste mercado global, precisamos abrir as janelas do futuro, afinal é melhor evitar um problema do que ter que resolver um problema.

Portanto os dois professores destacam o planejamento como uma visão mais confiante de algo que se deseja concretizar no futuro. A relação entre a visão futura, o saber enxergar antes dos outros e a importância do planejamento nas atividades do administrador que deseja obter sucesso empresarial e, consequentemente, profissional, mantendo como foco a função do planejamento, lança o paradigma atual de todo líder de sucesso que é o desafio do administrador do futuro.

O novo perfil do líder é ser um agente de mudanças, acreditar nas pessoas, serem orientados por valores e visionários. A evolução do conceito de liderança tem se transformado assim como as mudanças ocorridas no comportamento do ser humano. O Planejamento não está ligado a uma série de regras que devem ser seguidas para que após alguns dias se obtenha um planejamento. Ele deve ser estruturado com base nas características da empresa que busca em última instância a excelência empresarial e a otimização do desempenho econômico da empresa. O planejamento possibilita avaliar os caminhos, perceber a realidade, construir um referencial futuro estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o método se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação.

Na administração como na vida procuramos entender os erros olhando para trás, quando o que precisamos é viver a vida e a atividade administrativa, surge então a necessidade da visão o olhar para frente, por isso existem os que fazem e os que pensam em fazer.

1.1 CONCEITOS DE PLANEJAMENTO

 

“Definição  segundo CHIAVENATO (2007):  “ dá-se o nome de planejamento a um conjunto de ações tomadas deliberada e sistematicamente a respeito de empreendimentos que possam vir a afetar ou afetam a empresa por longos períodos. Essas ações de planejamentos são discutidas e formuladas no nível hierárquico mais alto da empresa, ou seja, o institucional.”  

Definição segundo DRUCKER (2006): “Planejamento é a tomada de decisão antecipada, algo que podemos fazer antes de agir. Pode ser considerado o “plano de voo” que gere o negócio das empresas, definindo as escolhas e caminhos com o objetivo de atingir uma situação futura.”

Definição segundo OLIVEIRA (2010): “ Planejamento pode ser conceituado como um processo, considerando os aspectos abordados pelas cinco dimensões anteriormente apresentadas, desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.”

Conclui-se que Planejamento para Chiavenato (2007), Oliveira (2010),e Drucker (2006) é um processo pelo qual transformamos aquilo que ainda é teoria em prática, ou seja, através de estudos e trabalhos, colocamos em prática para que possamos atingir os objetivos, sejam eles profissionais, pessoais entre outros.

Segundo o grupo planejamento é a base da administração, trata-se de uma função importante porque contribui para o sucesso da organização como um todo e é possível ter decisões e ideias antecipadas, assim possibilitando adotarmos um comportamento proativo em relação ao futuro; contribui também para melhorias na produtividade, na qualidade e nos resultados financeiros da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (234.4 Kb)   docx (85.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com