TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Processos Gerenciais

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.978 Palavras (12 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 12

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE DE JUNDIAÍ

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Profª Maria Ferreira do Nascimento

                      RA                                Acadêmico

                         8673299101                  Daniela Lima

                                      8411130056                 Ediane Americo Rosa

                                        1299270245                  Francilene F. da Silva

                              8207951945                  Juliana C. Cruz

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Jundiaí

2014

INTRODUÇÃO

O presente trabalho analisamos a empresa B.O.N.I.T.A. Ltda. uma empresa no ramo de beleza e cosméticos, que possui uma ótima estrutura, com profissionais capacitados, que está passando por dificuldades, como perda de clientes, queda nas vendas dos cosméticos internacionais, a falta de motivação funcionários. Fomos convocados para fazer um analise estratégico da situação atual da empresa com o objetivo de propor soluções cabíveis para que essa situação seja revertida com orientações na definição do negócio: missão, visão e valores: análise SWOT, e assim consequentemente dar um feedback para o proprietário da empresa e ajuda-la aperfeiçoar em todos os aspectos necessários.

1 - Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso.

Capacidade de lidar com os problemas do cotidiano, manter a equipe sempre motivada, traçar metas, ser polivalente ter uma boa adaptabilidade, ser uma pessoa ponderada, conhecer a equipe que tem e se relacionar bem com todos os membros. Além disso a boa convivência e uma boa gestão produzem respeito e admiração por parte dos colaboradores, tornando-os mais suscetíveis a aceitar as decisões.

2 - Conceito de empresa:

Empresa é uma unidade econômico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços.

3 - Conceito de empresário:

Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços. Que busca gerar lucros.

4 - Conceito de gestor:

 É o profissional que está diretamente ligado a liderança de um grupo em uma determinada empresa ele está comprometido com a definição de metas e estratégias para se alcançar um determinado objetivo de vendas; em outras palavras, o gestor é peça chave para o bom funcionamento de uma organização ou empresa.

5 - Por que as empresas são consideradas sistemas abertos.

Pela interação e intercâmbio da organização com o ambiente. De acordo com as mudanças do ambiente externo, a organização se adapta para sobreviver mudando seus produtos, técnicas e estruturas. A organização é um sistema aberto em constante interação com o meio (ou envolvente) do qual recebe informação, recursos materiais, financeiros, humanos, etc., transforma esses recursos ou converte-os em produtos ou serviços que são depois exportados para o seu meio.

Missão: 

É contribuir para a qualidade de vida e saúde da população brasileira, principalmente das mulheres por meio da criação, fabricação e comercialização de soluções de beleza a partir de uma postura empresarial ética e socialmente responsável.

Visão:

Ser referencia nacional em termo de tratamento capilar;

Ser a empresa de cosméticos preferida, e mais admirada pelos clientes;

Ser uma empresa de cosméticos mais rentáveis do Brasil.

Valores:

Criatividade e dinamismo para os nossos clientes buscar soluções, qualidade de vida nas relações e nos produtos, relacionamento estreito com nossos clientes e funcionários respeitando, valorização do potencial humano e estimulo a iniciativa individual.

Relatório etapa 01

Com base nas informações prestadas dessa ATPS podemos definir alguns conceitos básicos que ajudarão nos processos gerencias da empresa B.O.N.I.T.A como administração eficiente de uma organização, supervisionando, controlando e atuando em orçamentos, balanços, investimentos, despesas e estratégias necessárias para o bom funcionamento da empresa.

Compreender o papel de gestor dentro de uma organização é de suma importância, pois esse profissional irá administrar o andamento adequado dos processos e alcançar os objetivos desejados. Para que os objetivos e metas da empresa sejam alcançados é essencial que o gestor possua habilidades e competências gerencias a fim de ser tornar eficaz e exercer suas funções com eficiência.

A empresa B.O.N.I.T.A está passando por vários problemas que está colocando em risco a continuidade da empresa. Como gestor (staff) a primeira decisão a ser tomada é a elaboração do Planejamento Estratégico, pois é através dele que se obtém a determinação dos objetivos, a análise ambiental externa, a análise organizacional interna, formulação de alternativas, elaboração do planejamento, implementação e execução e avaliação dos resultados. Executando essas etapas o gestor conseguirá identificar, realizar e controlar as situações adversas que surgirem no dia a dia da empresa.

A empresa tem que atuar como um sistema aberto e dinâmico, onde o sistema é visto como um conjunto de elementos interdependentes que, interagem entre si, com determinados objetivos e efetuam determinadas funções.

Em relação a missão, visão e valores é possível determinar uma direção estratégica para a empresa, desde a integração das operações até a estratégia da companhia e da motivação de seu time. No caso da B.O.N.I.T.A essas ferramentas não estão sendo seguidas ou obedecidas, e por essas e outras estão nessa situação ruim.

Uma ferramenta muito útil e utilizada nos dias de hoje é a Análise SWOT (FOFA) a sigla que compõe seu nome é Força, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças ela serve para, de uma forma sucinta, desenhar como está o ambiente em volta da sua empresa no momento atual. Desenhando o momento atual, pode-se projetar os planos para o futuro, ou seja, as estratégias a serem seguidas.

Atribuindo esses fatores na empresa B.O.N.I.T.A podemos dizer que em relação a Força o preço do produto é competitivo ao mercado, já as Oportunidades poderiam ser incluída a introdução de novos estilos de cabelo, introduzindo novas linhas de produtos e marcas no estoque do salão e atrair um novo mercado, as Fraquezas estão relacionadas à perdas de clientes, queda nas vendas dos cosméticos e reclamações sobre o atendimento e por fim as Ameaças que são os concorrentes que se alocaram nas aproximações da empresa B.O.N.I.T.A.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (201.2 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com