TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS gestão de pessoas etapas 1, 2, 3 e 4

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  12.872 Palavras (52 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 52

ETAPA 1

Passo 1

LIMA, Renata Fernandes de Oliveira. Gestão Estratégica de Pessoas – uma Ferramenta Poderosa. Disponível em:

http://www.aedb.br/seget/artigos11/61914794.pdf. Acesso em: 06/04/2014.

Palavras chave: Gestão de Pessoas Estratégica; Recursos Humanos; Globalização; Visão; Inovação, Conhecimento; Competividade; Resultado.

Redação do texto/Resumo: Gestão Estratégica de Pessoas – uma Ferramenta Poderosa.

Atualmente, com a globalização, houveram mudanças no mundo empresarial e na gestão administrativa das empresas, essas mudanças referem-se ao modo de reconhecer o que as pessoas representam nas empresas. A visão mecanicista, metódica e cartesiana, já não se adequa mais ao processo de gerir pessoas, o ideal é debater e compreender as diferenças entre as técnicas antigas e as modernas, juntamente com a gestão da inovação e do conhecimento. A capacitação de pessoas para atuar em suas atividades como colaboradores é de suma importância, já que é preciso resgatar o papel do ser humano nas organizações, que é exercer suas funções em prol dos resultados em comum da empresa, agindo dessa maneira, a organização passará a ver que o capital humano é seu grande diferencial competitivo. No artigo foi apresentado uma análise concisa da importância da gestão de pessoas nas organizações e o resultado positivo que elas trazem no resultado final de uma empresa. Uma gestão de pessoas eficiente, eficaz e efetiva, aliada à gestão da inovação e conhecimento, trazem vantagens competitivas quase impossíveis de serem copiadas pelas concorrentes, que é o foco da gestão de pessoas estratégica.

DALLA VALLE, Cátia et. al. Gestão de Pessoas como parceira principal para o sucesso organizacional. Disponível em:

http://www.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_014/artigos/artigos_vivencias_14/n14_03.pdf. Acesso em: 06/04/2014.

Palavras chave: Gestão de Pessoas; Organização; Recursos Humanos; Estratégia; Visão; Sucesso; Resultado.

Redação do texto/Resumo: Gestão de Pessoas como parceira principal para o sucesso organizacional.

A organização tem vários públicos envolvidos como: clientes, funcionários, fornecedores, entre outros, o autor defende que a empresa tem que saber a importância de cada um e deve se preocupar com os interesses dos públicos envolvidos, pois cada um contribui de alguma forma para o crescimento da empresa, como os funcionários contribuem com habilidade, experiência, esforço e capacidade. Quando os parceiros conseguem ver que os investimentos estão dando o retorno adequado, os mesmos vão investir mais na organização e aprimorando novas ideias de investimento. Uma organização precisa tratar seus fornecedores, clientes, funcionários como parceiros definitivos, pois desta forma ela conquista-os e assim acarreta o crescimento nos negócios. Como diz Robert W. Woodruff, ex-diretor executivo da Coca-Cola: “são as pessoas e suas reações que fazem as empresas serem bem-sucedidas ou quebrar”. 

Passo 2

[pic 1]

 [pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

Passo 3

Analisando a situação que a empresa Gráfica Impress apresenta, fica nítida a necessidade de um plano de ação para melhorias dos processos executados e os pontos fracos a serem desenvolvidos, pontos como poucos vendedores, alta rotatividade de vendedores e funcionários de produção, alto custo de produção, falta de treinamentos e incentivos e a dificuldade de cumprir os prazos combinados são os fatores que mais implicam na harmonia para que os processos sejam executados com qualidade, garantindo a saúde produtiva da empresa.

Hoje em dia com a alta de empresas no mesmo ramo, a concorrência é extremamente grande, e para que as empresas consigam seu destaque perante seus concorrentes, usam de métodos e ferramentas administrativas para otimizar seus processos e minimizar erros, ferramentas como Diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe), Seis Sigma e Gráfico de Pareto são ferramentas muito utilizadas para manter e aumentar sua produtividade. Iniciando a avaliação dos pontos fracos apresentados, de início pelo alto custo de produção, que ocasiona o aumento de capital investido implicando que outras áreas carentes recebam investimentos para melhoria.

O alto custo de produção pode ser gerado por inúmeros fatores, como, poucos fornecedores para os materiais de manufatura, cotações de materiais, compra de máquinas e peças danificadas, tempo hábil de produção e contratação de colaboradores que não possuem as exatas competências para seus cargos. Para minimizar estes custos, a Gráfica Impress deve ir em busca de mais fornecedores no mercado, para ter um leque maior de opções de preços prazos de entrega e qualidade no produto a ser adquirido. Realizar diversas cotações de preço neste processo é um fator fundamental, pois a empresa pode conseguir fechar acordos com os fornecedores que possuem o melhor preço e o melhor prazo de entrega para com isso não gerar custos excessivos.

Já o processo de Recrutamento e Seleção deve ser bem transparente ao anunciar suas vagas disponíveis, buscando sempre os melhores colaboradores com suas competências e experiência na área a ser designado, com isso o processo de produção flui melhor gerando menos perdas e reduzindo o alto custo apresentado. A alta rotatividade de vendedores e de funcionários da produção deve-se ao fraco processo de Recrutamento e Seleção apresentado como de forma informal e a falta de incentivo como, a empresa não possui um plano de carreira e uma remuneração adequada para seus funcionários. Para que estes funcionários criem expectativas dentro da empresa é necessário que a empresa os estimulem com um plano de carreira medido através de avaliações de desempenho e apresentar um plano de  comissionamento para que seus vendedores estejam motivados com seu trabalho trazendo lucros a empresa e capital a ser injetado para sua permanência dentro da empresa, com isso Gráfica Impress causaria um impacto positivo para os vendedores que estão no mercado a procura de uma empresa que lhes proporcione expectativa de crescimento profissional e financeiro, o que lhe renderia um maior número de procura de vendedores em busca de uma oportunidade, aumentado e retendo seu números de vendedores em atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (95 Kb)   pdf (626.2 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 51 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com