TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps gestão de pessoas etapa 1 e 2

Por:   •  12/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  6.243 Palavras (25 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 25

INTRODUÇÃO

Gestão de Pessoas (GP) é o setor responsável por administrar o capital humano das organizações, ajudando na disseminação da cultura organizacional, fazendo parte de todos os processos internos e de todo o mecanismo de funcionamento dos elementos que compõe a empresa. O GP é responsável também pela analise e descrição de cargos, planejamento e administração de cargos e salários, recrutamento, seleção e admissão, orientação e integração de novos colaboradores, criação de benefícios e incentivos, avaliação de desempenho, comunicação e desenvolvimento dos mesmos.

Para Chiavenato (1999, p. 8) "Gestão de Pessoas ou ARH é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações".

Para melhor compreensão realizaremos as atividades proposta com o objetivo de aprimorar mais o conhecimento, a fim de buscar o reconhecimento e a valorização das pessoas e auxiliar e otimizar os processos e crescimento das organizações.

1. OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS

A área de gestão de pessoas vem sofrendo grandes mudanças nas ultimas décadas. Antes era apenas vista como um setor de suporte administrativo, hoje ocupa um lugar de destaque na estrutura da empresa, possuindo um perfil mais consultivo e focado em resultados. Seu papel fundamental esta atrelado na estratégia de negócios da organização.

Com o aumento da competitividade do mercado, empresas têm investido mais em seu capital humano. As pessoas estão sendo vistas como um importante instrumento para se obter excelência e qualidade nos serviços. Uma vez que se investe em pessoas a produtividade e os lucros passam a ser notáveis para organização.

Ao citar o termo investimento, faz se necessário realizar levantados apontando as relações das pessoas com o trabalho, suas características e evoluções, benefícios e recompensas que possam ser oferecidos, treinamento e capacitação dos mesmos, promoção de cargo entre outros fatores.

1.1 FICHAMENTO

Gestão Estratégica de Pessoas- Uma ferramenta poderosa

LIMA, Renata Fernandes de Oliveira. Gestão estratégica de pessoas- uma ferramenta poderosa. VIII SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão Tecnológica, 2011.

Alunos: Miralda Souza Parada, Tamiris Gugelmin, Tânia Afonso Pardo.

Turma: 3º Semestre – Recursos Humanos

“As organizações deve estar afinada no tocante as suas estratégias, elas precisam ser claras, sustentadas por uma gestão com amplo envolvimento e participação” (p.1).

“Os seres humanos são a chave do sucesso ou insucesso das estratégias de uma organização” (p.1).

“As empresas são formadas por um grupo de pessoas e dependem delas para atingir suas metas. Já para as pessoas, a empresa é o caminho para a conquista de vários objetivos pessoais” (p.1).

“O sucesso das organizações depende do investimento nas pessoas, identificando, aproveitando e desenvolvendo seu capital intelectual” (p.2).

“Faz-se necessário um planejamento estratégico que deixe os objetivos e metas bem claro” (p.4).

“Os funcionários não são apenas aparatos técnicos, são seres humanos dotados de inteligência, razão, emoção e sentimentos, que precisam ser valorizados” (p.4).

Palavras-chave: Estratégia, planejamento, pessoas, organização.

Resumo: Organizações têm recorrido cada vez mais ao planejamento estratégico, é por meio deste que se pode identificar aproveitar e investir em pessoas, uma vez que estes são responsáveis pelo sucesso e crescimento da empresa. Treinar e desenvolver seus talentos faz com que pessoas se tornem parceiros da organização ajudando nos resultados e na excelência dos serviços.

A Gestão de Pessoas como parceria principal para o sucesso organizacional

VALLE. Catia Dalla et. AL. A Gestão de Pessoas como parceria principal para o sucesso organizacional. Vivências. Vol.8, N.14: p.32-39, Maio/2012.

Alunos: Fernando Gusmão Dantas, Renata de Souza Silva.

Turma: 3º semestre Recursos Humanos

“A área de Recursos Humanos deixou de ser um simples departamento de pessoal para se tornar parceiros principais no sucesso das organizações” (p.33).

“Pessoas buscam a felicidade, a satisfação, a auto-realização no posto em que desempenham funções” (p.34).

“A Gestão de Pessoas hoje tem como papel relacionar os interesses individuais com os dos funcionários, visando sempre alcançar a produtividade” (p.34).

“Saber lidar com as pessoas é uma tarefa complexa, mas as organizações dependem dela para atingir seus objetivos e cumprir suas missões” (p.35).

“Para que haja resultados dessa adaptação, as organizações além de expandir o pensamento o gestor, redefinir estratégias empresariais e de mercado, aprimorar habilidades e atitudes, desenvolver e aperfeiçoar as pessoas, deverão incorporar uma visão fortemente voltada para as necessidades do negócio” (p.36).

“As organizações serão reconhecidas e valorizadas porque reconhecem e valorizam àqueles que dão sentido à sua excelência total, conduzindo as mesmas ao sucesso diante do mercado competitivo” (p.38).

Palavras-chave: Recursos Humanos, Gestão de Pessoas.

Resumo: O capital humano de uma organização não pode ser visto apenas como pessoas que estão ali para ganhar seu dinheiro e fazer o que lhe foi proposto, as pessoas devem ser vista como parceiras, fazendo parte dos planejamentos, das estratégias, podendo influenciar e dar sugestões de melhorias para organização. Ver o capital intelectual como parte da organização faz com que o desenvolvimento e sustentação dos processos sejam cada vez mais eficientes e eficazes.

Os Parceiros da Organização

MENDONÇA. Mário. Os Parceiros da Organização.

Alunos: Edvânia de Araujo Campos, Emilene de Araujo Campos.

Turma: 3º semestre Recursos Humanos

“Todo Processo produtivo e de geração de riqueza somente se torna viável através da participação conjunta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.2 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (33.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com