TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Estrategica

Por:   •  17/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 5

Problemas do caso

Perguntas:

  1. Na sua opinião, esta operação faz sentido no contexto econômico americano, onde verifica-se baixo crescimento há aproximadamente sete anos?

Resposta: Sim. Como descrito no texto a Kraft Foods Group é uma das maiores companhias de alimentos e bebidas da América do Norte e mantêm sua missão de ser considerada a melhor empresa no segmento nos Estados Unidos. Além disso, se mostra interessada no futuro, tendo como objetivo central estar bem posicionada no mercado a longo prazo visando entregar crescimento sustentável com fluxo de caixa para criar alto dividendo para os acionistas e promover reinvestimento na força de trabalho. Essa operação mostra ser uma boa estratégia para entrar em um novo mercado, alavancando as vendas e consequentemente obter mais lucros, a possibilidade de entrar em uma das maiores economias do mundo, sugere grande possibilidade de sucesso.

  1. No detalhamento do negócio, indica-se a possibilidade de expansão a nível global. Qual a sua percepção sobre esta iniciativa, uma vez que os países da Europa e da Ásia encontram-se em situação de contração econômica tendo que recorrer a estímulos por parte do governo como injeção de capital na economia e principalmente corte nas taxas de juros.

Resposta: A marca é conhecida por 80% dos consumidores em 14 mercados internacionais, apesar da fatia de exportação ser de apenas 2%. Com isso, acreditamos que a empresa será bem aceita pelos clientes e a longo prazo, quando a crise passar os seus produtos já estarão nas mesas dos consumidores, proporcionando um consumo ainda maior. Nesse caso a empresa está tendo uma visão de longo prazo.

  1. Por que é importante para a nova empresa a manutenção de um rating “investment grade”? Isto gera benefícios para os stakeholders?  Justifique.

Resposta: O “investment grade” é uma classificação utilizada para orientar os investidores. Gera benefícios para os stakeholders, pois tem como objetivo auxiliar nas tomadas de decisões da empresa como, por exemplo, vender ou não suas ações, fazer novos investimentos, captar novos recursos e etc. Além disso, mostra por parte da empresa comprometimento e transparência, mantendo os investidores informados de sua situação.

Desafios:

  1. Análise do Ambiente - Examinar o ambiente estratégico para realização da operação (mercado aquecido ou não, país em crescimento ou não, tendência de grandes investimentos no país ou não).

Resposta: Componente econômico: A indústria de alimentos e bebidas gera produtos que equivalem 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que além de criar em número crescente de empregos, geram um saldo comercial superior àquele criado por todo restante da economia. O desempenho do setor o coloca como o primeiro maior em valor bruto de produção da indústria de transformação.  A Kraft Foods Group é uma das maiores companhias de alimentos e bebidas da América do Norte com rendimentos anuais de mais de 18 milhões de dólares.  A nova organização terá rendimentos de aproximadamente US$ 28 bilhões. As empresas Berkshire Hathawai e 3G Capital irão investir adicionalmente mais 10 bilhões de dólares na nova companhia. Os acionistas existentes da antiga Heniz irão de forma coletiva possuir 51% da nova empresa.

Componente clientes: Os produtos da Kraft Foods são normalmente encontrados na maioria das casas dos americanos e dos canadenses.

 Em virtude dos fatos mencionados no estudo desse caso, consideramos boa a união das empresas, pois apesar da crise, o mercado de alimentos e bebidas se mantém aquecido, sempre apresentando bons indicadores econômicos tanto no Brasil quanto nos EUA.

 

  1. Diretriz de Mercado - Analisar o movimento de mercado e indicar que tipo de estratégia foi adotada (crescimento, desinvestimento, liquidação, rotatividade).

Resposta: A estratégia adotada foi a de crescimento. A organização buscou crescimento nas vendas, nos lucros e na participação no mercado como objetivo principal.

 

  1. Formulação das Estratégias - Detalhar como foi operacionalizada a estratégia adotada. (exemplo: através de integração vertical, integração horizontal, acordo de licenciamento, joint venture).

Resposta: Foi utilizada a integração horizontal. Estratégia que promove o crescimento por meio de aquisição de empresas concorrentes em uma mesma linha de negócios. É adotada no esforço de aumentar seu porte, vendas, lucros e participação potencial no mercado.

  1. Operações Internacionais e Administração Estratégica – Examinar, quais as motivações levaram os investidores em apostar numa organização Norte Americana. Indicar possíveis dificuldades a ser enfrentadas pelos novos acionistas.

Resposta: Há diversas vantagens em potencial que permitem à administração ganhar com iniciativa, continuidade ou aumento de seu envolvimento na esfera internacional. As motivações que levaram os investidores em apostar numa organização Norte Americana foram:

  • Aumentar as vendas e os lucros, envolvendo-se em situações menos competitivas. Para a administração é possível, que para os produtos fornecidos pela empresa, o mercado interno seja muito competitivo se comparado ao mercado de outros países, para o mesmo tipo de produto. Nessa situação, o mercado estrangeiro pode representar uma promessa magnífica.

  •  Garantir crescimento contínuo em relação aos seus concorrentes. Ao se envolver no ambiente de negócios internacionais, a administração pode garantir crescimento relativo para a empresa em relação aos concorrentes.

Em relação às desvantagens em potencial no envolvimento em operações internacionais, podem ser citados os seguintes riscos:

  • Defrontar-se com muitas diferenças políticas, econômicas, culturais e de taxas. Os administradores de uma organização orientada para o mercado internacional devem lidar simultaneamente com muitas questões de diversidade ambiental.

  • Envolver-se em uma situação em que é muito mais difícil ter controle sobre os concorrentes. Manter-se informado sobre a concorrência em dois ou mais países é muito mais difícil do que ficar a par do que acontece em uma única nação. A distância, o idioma e as diferentes atitudes locais aumentam essa dificuldade. Além disso, a presença variável de diversas mídias em diferentes países pode dificultar ainda mais a coleta e a transmissão de informações no cenário internacional do que na frente puramente domestica.
  • Lidar com dois ou mais sistemas monetários. Negociar com dois ou mais sistemas monetários, em vez de somente um, complica consideravelmente a gestão financeira. Tarefas como comparar a rotina de registros de unidades operacionais diferentes                                                                            países e transferir mercadorias entre essas unidades podem ser muito complicadas. Não somente por haver diferentes unidades monetárias para atribuir um valor aos ativos e as despesas da organização, mas também por causa da mudança dos valores das unidades a diferentes taxas.
  • Aumentar significativamente o risco político ao fazer negócios. Nesse, contexto, risco político é definido como uma potencial perda do controle sobre a propriedade ou benefícios de empreendimentos devido a ações de governos estrangeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com