TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Competências Gerenciais

Por:   •  28/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A Novo Horizonte é uma agência voltada ao marketing promocional, fundada por três sócios na década de 90. Em sua carteira de clientes estão 16 pequenas empresas e uma grande empresa, representando, respectivamente 20% e 80% de seu faturamento. Para enfrentar os desafios do mercado atual, incluindo a perda de parte do contrato com seu grande cliente, a Novo Horizonte buscou identificar fraquezas que pudessem ser desenvolvidas e fortalecidas.

Na identificação de fraquezas, os sócios constataram e concordaram que o modelo de gestão aplicado até então não mais era eficiente e identificaram a necessidade de implantar uma nova forma de gestão. A empresa passou a considerar que a competência é uma resultante da entrega que cada pessoa faz a partir de seus conhecimentos, visando a resultados que de fato agreguem valor para o negócio e para seus stakeholders.

Em razão deste novo direcionamento, um novo papel dos líderes da Agência Novo Horizonte foi definido, considerando que estes deveriam atuar como parceiros motivacionais e agentes de mudanças. É através deste direcionamento que o objetivo deste projeto está estabelecido, tendo como foco principal a gestão por competências. De acordo com Vergara (2011, p. 86), “Gestão por competência refere-se a processos que visam reconhecer, manter e ampliar conhecimentos, habilidades e comportamentos no trabalho, orientados para os resultados pretendidos pela empresa”.

O objetivo principal deste projeto é a elaboração de um programa de desenvolvimento voltado para o corpo gerencial de nível médio, com foco na liderança transformacional e desenvolvimento de atitudes de parceiro motivacional e agente de mudança junto a seus times, através da gestão por competências. “Competência é uma capacidade específica de executar uma ação em um nível de habilidade que seja suficiente para se alcançar o efeito desejado”, afirma Vergara (2011, p. 81). As principais competências de um profissional são conhecidas pela expressão CHA:

Este plano de desenvolvimento traz um desenho do caminho a ser percorrido pelos gestores da Agência Novo Horizonte em busca da transformação do comportamento de seus líderes de nível médio, saindo do estado atual de parceiros estratégico e administrativo, agregando os papeis de parceiros motivacionais e agente de mudanças, com o propósito final de desenvolver a liderança transformacional na Agência Novo Horizonte.

Escopo

Para o programa de desenvolvimento dos gestores da Agência Novo Horizonte, apresento a seguir, o escopo do projeto:

Objetivo:

Desenvolvimento dos gestores para atuar através de um modelo de liderança transacional. Este modelo faz-se necessário, face às expectativas dos sócios da Agência Novo Horizonte em agregar aos gestores de nível médio o papel de parceiro motivacional e agente de mudanças, visado contribuir para os resultados financeiros da empresa.

Padrão de aceitação:

Tempo de planejamento: 3 meses;

Tempo de implementação: 10 meses;

Recursos financeiros: não ultrapassar recursos financeiros já orçados;

Resultado: implementação do programa de desenvolvimento e ação de mobilização do corpo gerencial.

Entrega:

Será entregue um plano de desenvolvimento de 10 meses, para gerentes de nível médio, com a indicação das ações de treinamento e desenvolvimento necessárias para atingir o modelo de liderança transacional, para o direcionamento das ações do diretor de RH da Agência Nova Horizonte, além da aplicação da primeira fase (30 dias) de mobilização dos gestores para este novo programa de desenvolvimento.

Equipe do projeto:

A equipe do projeto será composta por 5 níveis, Consultor, Gerente, Coordenador e facilitadores e 2 parceiros a serem contradados para o suporte técnico no desenvolvimento do projeto.

A seguir, apresento o organograma.

Desenvolvimento do projeto: ações planejadas e responsabilidades, considerando toda a equipe do projeto:

Ações necessárias em cada fase do projeto

Parceiros Selecionados:

 Affero Lab

Com mais de 20 anos de atuação no mercado de aprendizado corporativo, mantém seu propósito em transformar as pessoas pela educação e a educação pelas pessoas. Este propósito está alinhado com os objetivos da Agência Novo Horizonte de desenvolver seus gestores para uma mudança de comportamento apoiada por um programa de desenvolvimento de gestão.

O Parceiro dispõe de modernas e criativas opções digitais e presenciais de desenvolvimento irão adequar-se as necessidades do programa, como a plataforma LMS (Learning Management System). Outra ferramenta a ser utilizada será a Consultoria de Competências e Desempenho que através da Gestão por Competências, irá mapear as competências para todos os gestores e seus times; desdobrando estas competências em Comportamentos observáveis.

 Fundação Dom Cabral

Conexão entre teoria e prática. É assim que há mais de 40 anos a Fundação Dom Cabral desenvolve executivos e organizações de diversos segmentos em vários países. Sua filosofia – trabalhar COM o cliente e não apenas para ele – respeita a identidade das organizações, a peculiaridade dos segmentos em que atuam e a dinâmica dos mercados. Todo esse conhecimento de valor gerado pela FDC tem relevância estratégica para as organizações, para a sociedade e pode ser convertido em negócios sustentáveis e bem-sucedidos.

O Parceiro apresenta Soluções que visam auxiliar as empresas na geração de melhores resultados. Os Programas focam o aumento da competitividade, a elevação dos resultados econômico-financeiros e o aprimoramento da capacidade de gestão em vários aspectos do negócio. A metodologia trabalha o desenvolvimento das empresas de maneira individualizada e por meio de aprendizagem coletiva.

Este parceiro ira contribuir para o programa de desenvolvimento da Agência Novo Horizonte, identificando as competências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com