TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.173 Palavras (9 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO......................................................................................... 6
  1. HISTÓRICO................................................................................................7
  1. DESENVOLVIMENTO...............................................................................11
  1. CONCLUSÃO............................................................................................15
  1. BIBLIOGRAFIA.........................................................................................17
  1. INTRODUÇÃO

O objetivo do trabalho é desenvolver um diagnóstico organizacional da empresa Super Norte Distribuidor de Alimentos Ltda. com os fundamentos de sistemas da informação, economia e modelo de gestão.

2. HISTÒRICO DA EMPRESA

     A empresa Super Norte foi fundada em 2007, e iniciou as suas atividades afazendo a distribuição de salgadinhos em toda a região, na época, era a única distribuidora de salgadinhos da região. Devido a isso, passou então a atender todos os supermercados das localidades circo vizinha.

A Super Norte era uma empresa de pequeno porte e tinha pouquíssimos funcionários, não tinha um controle eficaz das operações, pois não possuía um sistema de Software para facilitar na gestão da empresa, os controles eram precários, feitos apenas em planilhas.

Em pouco tempo a empresa foi crescendo, e ampliou o seu portfólio de produtos, e além dos salgadinhos, passou a distribuir todos os tipos de alimentos e material de limpeza. Assim, foram surgindo varias oportunidades, e a empresa foram ganhando o mercado e crescendo cada dia mais, sendo necessária a abertura de três unidades dentro da cidade que atua como supermercado, as lojas são bem localizadas, sendo duas delas no centro da cidade.

   Antes da chegada da empresa Super Norte na cidade, havia um grande índice de desemprego na localidade, hoje a Super Norte é uma das empresas que mais gera emprego e renda na cidade, e investe continuamente, na qualificação dos seus funcionários.

  As funções administrativas são divididas nos seguintes setores:

Diretor Geral; Responsável por todo o processo de organização de divisão de trabalho para os setores e supervisionando cada um deles, também responsável por compras de fornecedores.

 

Gerente Comercial; É responsável por instruir os vendedores externos e internos e também supervisionando os mesmos.

Logística: Responsável pela separação e conferência dos produtos, carregamento dos veículos e entregas nos cliente.

Manutenção: O Técnico de Informática é responsável pelo suporte aos funcionários em relação à utilização do sistema e pela manutenção dos equipamentos de informática.

Financeiro; É responsável por cadastro de clientes e cobrança.

Recursos Humanos: É responsável pelos pagamentos de fornecedores, e cuida de toda a parte de funcionários como admissão, demissão, folha de pagamento.

Tesouraria: Responsável pelas Contas a Pagar.

Faturamento; É responsável por dar entrada em notas fiscais e cadastro de produtos.

Suporte de vendas; É responsável por dar todo o suporte aos vendedores internos e externos, motoristas e entregadores.

   Na Área de Vendas; Os vendedores são subordinados ao Gerente Comercial, e durante as visita aos clientes, os pedidos dos produtos são enviados automaticamente para o sistema da empresa que é conectado ao dispositivo móvel utilizado pelo vendedor, o pedido é analisado/criticado pelo financeiro, e enviado para o setor de separação, e posteriormente enviado para o cliente, os vendedores são distribuídos com base na quantidade de clientes existentes no bairro ou na cidade, e recebem em comissão mensalmente. Há todo um suporte para o vendedor através do Técnico de Informática, esse sistema traz todas as informações necessárias para a empresa, nele há controle e organização que facilita bastante todo o processo, saldo dos produtos em estoque, preço Maximo e mínimo dos produtos, ações promocionais entre outros.

   A empresa Super Norte está inserida na cidade de forma estratégica e organizada, o que a faz conceituada na cidade e fora dela.

Apesar da concorrência acirrada nesse ramo de negócio, a empresa Supernorte domina a maior parte do mercado varejista de alimentos

A empresa possui sistemas de informações nas áreas financeiras, vendas e produção, todos estão funcionando de forma eficaz. Ainda não existe o sistema próprio para área de RH.

Os setores da empresa estão distribuídos da seguinte forma:

3. DESENVOLVIMENTO

A Super norte Distribuidora está inserida hoje no mercado, de forma estratégica onde se encontra um alto índice de concorrência e competitividade.

Competitividade é uma prática de mercado utilizado ao longo da história influenciando na economia, e agora vem recebendo mais destaque na atualidade. As empresas estão à procura de vantagens frente aos seus concorrentes, pois as perspectivas são de um futuro cada vez mais competitivo. Essas perspectivas de futuro próximo, identificadas pelas tendências do mercado, selecionarão os fornecedores dos produtos e serviços enquanto que os clientes elevarão gradativamente seus padrões de exigências, e cada vez mais será necessária dar atendimento personalizado com preços competitivos para que o cliente se mantenha fiel, Com o aumento da competitividade entre as empresas e os esforços na busca pela redução dos custos, cada vez mais se torna necessário à adoção de estratégias diferenciadas associadas à produção e comercialização de bens e serviços. Nesse sentido, é fundamental que o tomador de decisão conheça bem ferramentas que possam auxiliá-lo nessa difícil tarefa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (138.3 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com