TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL NA EMPRESA: O BOTICÁRIO”

Por:   •  30/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  2.188 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR EM RECURSOS HUMANOS  

“DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL NA EMPRESA: O BOTICÁRIO”

[pic 3]

ASSIS

2016

[pic 4][pic 5][pic 6]

Gabriela Cristina Vieira dos Santos

Jéssica Athayde Murbak

“DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL NA EMPRESA: O BOTICÁRIO”

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Gestão por Competências e do conhecimento, Empreendedorismo, Planejamento de Carrera e Seminário V.

Profs: Ana Céli Pavão, Dalila Gimenez, Marilucia Ricieri e Edinei Suzuki.

[pic 7]

ASSIS

2016

SUMÁRIO[pic 8]

1. INTRODUÇÃO        

2. DESENVOLVIMENTO        

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11


1. INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho é realizar um diagnóstico na empresa Zulmira da Conceição Fontes – ME, CNPJ 59.079.160/0001-10, que se trata de uma franquia de O Boticário, localizada em Paraguaçu Paulista – SP, que atua no ramo Comércio Varejista de Cosméticos, Produtos de Perfumaria e Higiene Pessoal, à mais de 20 anos, e que recentemente foi inaugurada mais uma loja no Supermercado Kawakami, localizada na mesma cidade.

O quadro atual compõe-se por 07 funcionários.

A missão da empresa é ser lembrada pelos clientes como referência em produtos de beleza, buscando a fidelidade para garantir a continuidade do negócio, a empresa visa ser referência na criação de valor em negócio de beleza e tem como valores fundamentais o comprometimento com os resultados; paixão pela evolução de desafios; a integridade; e o valor das pessoas e das relações.


2. DESENVOLVIMENTO

A empresa pesquisada não possui um setor de Recursos Humanos, mas há o profissional responsável que é o gerente, ele faz toda parte de Administração e RH da empresa.

Segue abaixo o organograma:

[pic 9]

Cita-se abaixo a descrição de 03 cargos:

Gerente de Loja: Atividades e responsabilidades: Realizar a gestão de pessoas, participar dos processos de compras, observar as vendas no salão de vendas da loja, analisar, elaborar e controlar as metas.

Conhecimentos necessários: Gestão de pessoas, rotinas administrativas, financeiras, vendas e comerciais.

Competências Pessoais: Liderança de pessoas,foco, execução, comunicação,versatilidade e senso de oportunidade.

Pré requisitos: Experiência mínima de 02 anos no setor de varejo ou serviços na área comercial, experiência mínima de 01 ano em gestão de pessoas e desejavel formação superior, preferencialmente em Administração de Empresas.

Multiplicadora de Treinamento:  Atividades e Responsabilidades: Disseminar conhecimentos e fazer a gestão da aprendizagem para a equipe, observar a atuação das equipes para assegurar a aplicação do conteúdo dos treinamentos e monitorar os impactos de treinamento nos resultados de vendas.

Conhecimento necessário: Conhecimento de vendas, produtos e gestão, capacidade de ensinar e capacidade de análise.

Competências Pessoais: Ação integradora, comunicação, disciplina e perssuasão.

Pré Requisitos: Nível superior de preferência em curso de Administração, Pedagogia ou Licenciaturas.

Boa comunicação e desejável experiência comercial.

Consultor(a) de Vendas: Atividade e Responsabilidades: Atender, demostrar, gerar a experimentação dos produtos, realizar vendas e realizar pós vendas.

Conhecimentos Necessários: Técnicas de atendimentos e técnicas de vendas.

Competências Pessoais: Determinação, entusiasmo, relacionamento interpessoal, assertividade e versatilidade.

Pré Requisitos: Fluência verbal, ensino médio ou técnico completo, desejável experiência mínima de 06 meses em função similar e conhecimento em informática.

O sucesso de uma empresa pode depender bastante do talento em escolher quem fará parte dela. Por isso, o processo de recrutamento e seleção de colaboradores é muito importante, o processo de recrutamento e seleção é realizada da seguinte forma:

O recrutamento pode acontecer de duas maneiras:

 Recrutamento Interno: Realizado dentro da própria empresa, através de divulgação interna aberta ou fechada, com convites específicos a alguns colaboradores, remanejamentos, promoções, transferências. Para ser eficaz, este meio requer uma completa integração e atualização de informações sobre os colaboradores da empresa.

 Recrutamento Externo: Neste processo, a empresa procura preencher a vaga disponível com pessoas externas disponíveis, atraindo-as pelas seguintes técnicas:

• Consulta do arquivo de candidatos que procuram espontaneamente a empresa ou já participaram de outros processos seletivos.

• Apresentação de candidatos por parte da própria equipe (indicação).

• Contatos com outras empresas do varejo, como, por exemplo, trocar currículos e indicações com outros empresários varejistas da sua cidade.

• Anúncios em jornais e internet. ​

A premissa básica da seleção é escolher, dentre os candidatos recrutados, aquele com maior probabilidade de êxito no desempenho da vaga em aberto.

A seleção por competências tem como benefício a objetividade e o foco. Ela serve para investigar nos candidatos, através de um método criterioso, sistemático e objetivo, comportamentos que confirmam ou não a presença das competências necessárias para o desempenho superior nos cargos em aberto.

É um processo que deve permitir a comparação entre o perfil da vaga e o perfil apresentado pelos candidatos, e também a classificação daqueles que possuem as competências necessárias e diferenciais para ocupar a vaga em aberto com maior probabilidade de sucesso. A seleção deve permitir que o requisitante decida pelo candidato mais adequado e compatível com aquilo que é solicitado para o cargo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (154 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com