TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Organizacional

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  28.111 Palavras (113 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 113

APRESENTAÇÃO

         O diagnóstico organizacional é um processo que registra o estado atual de todos os recursos que a empresa dispõe para atender ao mercado e que procura adequar os seus processos produtivos e preparar as estratégias para uma dinâmica

externa de mobilização dos recursos em pró de um alcance preestabelecido de metas e objetivos. É como preparar uma cartilha de procedimentos quando oportunidades e ameaças estiverem perceptíveis, e assim, estruturas e políticas da empresa, flexíveis ao mercado.                                    

         Tudo na organização é avaliado como um elemento que recebe um nível de status para futuramente ou imediatamente ser dispensado, modificado, aumentado, diminuído, substituído, entre outros adjetivos designados para identificar elementos adequados ao momento do mercado e das estratégias.

         Este diagnóstico organizacional foi realizado na empresa Laboratórios Empresa ....... como requisito obrigatório de Estágio Supervisionado de instituição acadêmica.

          A dinâmica das inter-relações entre estratégias e recursos disponíveis e escassos é um desafio para qualquer administrador que quer alcançar níveis desejados de desenvolvimento para sua empresa, e é nesta questão que o diagnóstico organizacional irá ajudar a formular novas e mais eficientes estratégias e processos que poderão ser aproveitados após o período do plano-piloto se, aprovados e adequados ao momento. A empresa poderá se beneficiar desse diagnóstico, pois, não caberá ônus para a empresa em termos financeiros e operacionais no período de avaliação, até porque o mesmo é um trabalho de pesquisa acadêmico e que inclui prazos, orientação institucional docente e sério comprometimento profissional por parte da equipe de pesquisa.

         A empresa de Laboratórios Empresa ....... que realiza exames e análises clínicas foi avaliada sob  vários aspectos estruturais: recursos humanos, financeiros, tecnológicos, mercadológicos e de instalações físicas. Sobre esses aspectos as contribuições positivas que podem favorecer a empresa são: otimização dos processos produtivos, aumento da demanda de clientes, maior motivação organizacional, diminuição de custos não estratégicos e aumento de investimentos na captação de clientes.

        O objetivo da pesquisa tem como ponto principal apresentar soluções práticas e inovadoras explorando os conhecimentos adquiridos sobre administração empresarial para denotar a importância e a necessidade dos produtos e serviços da Empresa ......., mas, também, apresentar outras soluções para outras áreas em que a empresa tiver necessidades.

         As justificativas acerca do diagnóstico são de trazer para a área médica um fator que muitas empresas deixam de lado em relação a outros enfoques, como diferencial nos produtos, serviços ou tecnologia, por exemplo, este fator, que pode dar um boot nas engrenagens produtivas da empresa, são as técnicas de marketing – como diferencial competitivo, que se empregadas de modo eficiente, trarão inúmeros benefícios em números e conceitos, sendo que podem até servir de modelo básico para outras empresas e deixar um conceito de qualidade no imaginário das pessoas quando se referirem à empresa.

         A metodologia que se seguiu foi de fazer uma avaliação de pesquisa exploratória in loco, onde todos os dados e informações são compilados, interpretados e transformados em resultados que mostram o estado atual da empresa para depois se fazer uma análise em que possíveis soluções e alternativas ganhem escopo durante o processo.

         As avaliações dos dados são do tipo quantitativo, pois, visa fazer comparações de desempenhos com outros períodos desenvolvidos pela empresa e qualitativo, para que se tenha a elaboração de  conceitos que ratifiquem a consistência dos números obtidos na avaliação da empresa.

         Os meios de investigação utilizados na pesquisa foram análise de documentos, pesquisa in loco e levantamento bibliográfico, para fazer descrições e comparações conceituais sobre as informações obtidas.

         Os instrumentos para coleta de dados foram check list para observação direta, check list para análise de documentos, roteiro para entrevistas e questionário. Lembrando que esses instrumentos não tem uma finalidade exclusiva nem independente na pesquisa, mas, a fim de que se possa ter consistência nas informações e dados obtidos, é necessária, a integração destes para um resultado comum.

        A entrevista é um instrumento que se propõe perceber os graus de motivação, empenho, satisfação e outros possíveis sentimentos com relação à empresa e suas tarefas. Foram entrevistadas as seguintes pessoas na empresa: Fulano de Tal – cargo, Ciclano de tal – cargo, Fulano de tal – cargo e ciclano de tal – cargo.

         A primeira etapa da pesquisa tem como principal objetivo identificar os elementos essenciais à atividade mercadológica da empresa e das partes que compõem sua estrutura.          

         No capítulo 1, temos a Apresentação da Empresa onde apresentamos informações básicas sobre a identificação da empresa como: endereço, razão social, natureza do negócio e missão, e outros aspectos que funcionam muito mais internamente, como; visão, valores, políticas e objetivos. Ainda neste capítulo, temos uma breve descrição da história da empresa.

         No capítulo 2, apresenta-se o Perfil da Organização, é onde temos descritos os recursos mercadológicos e estruturais do negócio da Empresa ....... São apresentados: seus produtos e serviços, principais tecnologias utilizadas e o porte da empresa, entre outros.

         No capítulo 3, temos os Aspectos Organizacionais, onde é feita a análise interna  com os pontos fortes , fracos e a melhorar da empresa; e a análise externa, com as oportunidades e ameaças, catalisadores e ofensores, por meio da qual servirá de ponto de partida para a elaboração de estratégias de marketing, fundamentais nesse processo. Neste mesmo capítulo, são analisadas as relações da empresa com os stakeholders, diferencial competitivo, assim como, identificar outros possíveis diferenciais.

        Após toda a etapa de investigação e análise dos dados e informações, é apresentada a conclusão do processo do diagnóstico. Denotando-se nesta parte, os pontos fortes, os pontos fracos e as mudanças que certamente são a parte fundamental do processo.

         

         

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

         As informações básicas da empresa foram retiradas do seu regimento interno e das suas políticas organizacionais, que estabelecem as primeiras impressões de sua estrutura e de seus negócios, apresentadas a seguir.

         A empresa do ramo da saúde, de razão social EMPRESA......., é o local de realização de um diagnóstico organizacional que visa trazer novas alternativas de capacidade produtiva, eficiência nos processos e reforço nos pontos fortes da empresa. A razão social é contextualizada dos serviços oferecidos ao público-alvo e lembrando algo que as pessoas muito prezam quando procuram a empresa para realizar algum exame – a vida. A razão social de uma empresa ou o seu nome fantasia é muito importante para consagrar uma marca no mercado através do atendimento dentro da sua competência, e por isso, tem que receber como nome, algo que lembre sua função social, e, por outro lado, lembrar algo que motive os colaboradores internamente, na consolidação da eficácia estratégica e eficiência operacional em pró da satisfação dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (162.8 Kb)   pdf (887.9 Kb)   docx (318.2 Kb)  
Continuar por mais 112 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com