TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Organizacional

Por:   •  21/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.875 Palavras (16 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1       INTRODUÇÃO        3

1.1   CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        6

2.1     TREINAMENTO DE PESSOAL        6

2..2 PROGRAMAS DE SEGURANÇA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO        8

2.3      ANÁLISE DE CARGOS        9

2.3.1 Engenheiro de Segurança no Trabalho        10

2.3.2 Gerente Administrativa        10

2.3.3 Engenheiro Mecânico        10

2.4      EQUIPES DE TRABALHO, MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA        11

2.4.2   Equipes de Trabalho        11

2.4.2  Motivação        11

2.4.3  Liderança        12

3          CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        16



INTRODUÇÃO

A produção textual interdisciplinar individual tem como objetivo verificar na prática a aplicação dos conceitos apresentados nas disciplinas: treinamento, desenvolvimento e jogos vivenciais, saúde e segurança do trabalho e gerência motivação e liderança.  Diante disso, nesta produção foi desenvolvido o diagnóstico de uma empresa, com base no conteúdo de uma entrevista realizada com a gerente de administração da empresa Diverstec, Raíssa Cardoso Ceresa.

A relevância deste trabalho se embasa em conteúdos já muito discutidos na literatura como bem colocam Bateman e Snell (2015), quando os autores afirmam que a gestão de recursos humanos trata de examinar os pontos fortes e fracos tanto dos gestores como dos funcionários. Além disso, abrange o recrutamento, treinamento, planejamento de recursos humanos e a seleção, remuneração, promoção, qualidade de vida e as relações sindicais. Uma vez que uma empresa coloca à tona suas potencialidades e seus pontos fracos, os primeiros podem ser aprimorados enquanto que os pontos fracos podem ser minimizados por meio de práticas de gestão articuladas de acordo com as necessidades da empresa.

CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

A empresa Diverstec Engenharia de Segurança do Trabalho Ltda é uma empresa familiar que busca promover a segurança do trabalho em parceria com os clientes priorizando a qualidade na prestação de serviços, buscando sempre ser referência no mercado de trabalho pela capacitação técnica e dinamismo na prestação de serviços.

O conceito de empresa familiar defendido por Bernhoeft (1991) inclui as empresas que estejam sendo gerenciadas pela mesma família há pelo menos duas gerações bem como aquelas nas quais se encontrem membros da família na administração. Segundo o autor, nessas empresas há a presença de relações emocionais entre gestor e funcionários, fazendo com que as decisões sejam ancoradas em laços afetivos. Como características das empresas familiares

Bernhoeft (1991) relaciona a valorização da confiança mútua, comportamentos, decisões e relacionamentos na empresa influenciados pelos laços afetivos, tempo na empresa como atributo que supera a eficiência e capacidade, austeridade. Segundo o autor, nessas empresas encontram-se dificuldades em separar aspectos racionais dos emocionais, capacidade administrativa submetida à habilidade política e a espera de dedicação e fidelidade exacerbadas também estão presentes nas empresas familiares.

A empresa situa-se à Rua Augusto Jaeger Filho, nº 265, Bairro São João, na cidade de Montenegro. A cidade de Montenegro está localizada no Vale do rio Caí, na encosta inferior Nordeste, uma das regiões mais produtivas do Rio Grande do Sul. Diferenciada por sua localização privilegiada, de fácil acesso a outros centros regionais Montenegro está  rodeada por outros municípios de grande produtividade para a região , entre eles estão Salvador do Sul, Triunfo, Pareci Novo, Capela de Santana, Nova Santa Rita, Taquari e Paverama.

Dentro desse cenário, a Diversitec atua desde 1º de Setembro de 1994, com a finalidade de prestar serviços a terceiros na área de engenharia de segurança do trabalho realizando a elaboração de laudos técnicos, treinamentos de segurança, projetos industriais, inspeções de segurança de caldeiras, vasos de pressão, ar comprimido e de vapor em instalações industriais e projeto e inspeção em linhas de NH3.

Os serviços são prestados de forma diferenciada, desenvolvendo um relacionamento de parceria e atendimento personalizado, de maneira eficiente com o único propósito de satisfazer as necessidades de nossos clientes. Para isso contamos com uma equipe de profissionais especializada na área e com larga experiência profissional.

 A empresa atua no acompanhamento à fiscalização do Ministério do Trabalho e perícias trabalhistas. Além disso, presta assessoria técnica nas causas trabalhistas referentes à insalubridade, periculosidade, acidente do trabalho e equiparação salarial e realiza levantamento técnico com vistas a preparação para auditorias/perícia do trabalho, fornecendo subsídios para o atendimento.

Dentro do campo de atuação da empresa, pode-se listar ainda higiene ocupacional, levantamento de riscos ocupacionais, análise de função, digitalização do perfil profissiográfico previdenciário, elaboração de procedimento operacional padrão de segurança, análise ergonômica, inspeções de caldeiras, vasos de pressão e tubulações industriais e desenvolvimento de projetos de segurança em diversos setores como  Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) e Redes de Hidrantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (215.6 Kb)   docx (411 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com