TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Organizacional

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  12.709 Palavras (51 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 51

APRESENTAÇÃO

         Neste contexto competitivo o diagnóstico organizacional visa descobrir fontes de problemas e áreas de melhoramento, serve como orientação para reestruturação da empresa sendo de suma importância para dirigentes responsáveis pela estratégica aplicada na organização.

Segundo Costa (2007, p. 53), é “um processo formal e estruturado que procura avaliar a existência e a adequação das estratégias vigentes na organização relativamente ao andamento de transformação para a construção do futuro”.

O propósito desta pesquisa e avaliar A.M. da S Rodrigues & Cia Ltda, situada na avenida Autaz Mirim, nº 7451, Bairro Tancredo Neves no comercio varejista de Manaus. O assunto principal deste estudo tem como diagnosticar suas potencialidades e dificuldades, buscando plano de ação e melhorias para tentar aumentar o nível de produtividade da organização.

Para a aplicação do diagnóstico utilizou-se à metodologia de pesquisa bibliográfica documental e de campo, onde foram utilizados instrumentos de pesquisa como: Observação Direta, Pesquisa Documental, Questionários e entrevistas com três pessoas de níveis hierárquicos diferentes.

O presente estudo e composto por três capítulos, sendo eles:

Capítulo I apresenta a empresa, expondo sua natureza do negócio, missão, visão, valores.

Capítulo II mostra o perfil da empresa relatando produtos e serviços, porte e características de suas instalações físicas.

Capítulo III exibe os aspectos organizacionais, no qual mencionam os pontos fortes, pontos fracos e a melhorar, gráfico de áreas criticas.

Por fim, este diagnóstico descreve temas que englobam todas as áreas referentes a uma organização, descrevendo desde a apresentação da empresa até os aspectos organizacionais, compondo-se de uma análise descritiva referente a todos os itens abordados, e finalizando com um parecer técnico e sugestões de melhorias que propiciam o crescimento da organização.


1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

  1. RAZÃO SOCIAL

A.M. da S Rodrigues & Cia Ltda

  1. ENDEREÇO

Av. Autaz Mirim, nº 7451 – Bairro Tancredo Neves – CEP: 69085-000

  1. NATUREZA DO NEGÓCIO

         Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral.

1.4 MISSÃO

De acordo com Oliveira (1999, p. 107): ‘‘Missão é a razão de ser da empresa. Nesse ponto, procura-se determinar qual o negocio, porque ela existe, ou ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro’’.

         Constatou-se no manual da qualidade que a missão da empresa é: atender às necessidades de consumo de nossos clientes, aprimorando nossos produtos e serviços, prosperando como empresa e proporcionando retorno aos acionistas.

Percebe-se que a missão está bem escrita, pois exprime claramente à razão de existir da organização, quando cita ‘’atender às necessidades de consumo de nossos clientes’’, adequando à citação de Oliveira (1999).

         Diante disto deve-se dar continuidade, pois é de suma importância que toda e qualquer empresa possua a sua missão clara e objetiva para seguir no mercado de trabalho com determinação, conforme afirma Oliveira (1999).

         Em visita de observação direta não foi encontrada nenhuma forma de divulgação da missão.

         Isso demonstra o não interesse organizacional em divulgar seu conceito de missão.

         Sugere-se que a empresa comece a divulgar sua missão no quadro de avisos, e em crachá funcional, para que todos possam saber o porquê de sua existência, ou ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro, como cita Oliveira (1999).

         Contudo, em entrevista com os funcionários foi apresentado mais de um conceito de missão.

         Percebe-se uma inconsistência por haver, entre eles, mais de um conceito de missão, pois conforme cita Oliveira (1999), é nesse conceito que a empresa determina qual o seu negócio.

         Assim ratifica-se a sugestão de divulgação do atual conceito.

  1. VISÃO

         Segundo Tavares (2000, p. 179), ‘‘a visão deve ser definida com muito zelo e precisão e deve apoiar-se em um conjunto de princípios operacionais claros, para que todos os compreendam e possam busca-la’’.

         De acordo com Costa (2007 p. 35-36):

Visão é um conceito operacional muito preciso que procure descrever a auto-imagem da organização: como ela se vê, ou melhor, como ela gostaria de se ver no futuro. É um modelo mental de um estado ou situação altamente desejável, de uma realidade futura possível para a organização.

         Segundo o manual da qualidade a visão da empresa é: ser reconhecida pela excelência no atendimento e nos produtos oferecidos e gerar lucros a fim de alcançar a liderança do negócio.

         Percebe-se que a visão escrita pela empresa está de acordo, pois demonstra a situação desejável de uma realidade futura possível, como cita Costa (2007).         Sugere-se a continuidade desse trabalho para que sejam alcançados os objetivos e metas organizacionais.

         Em pesquisa de observação direta não foi encontrada nenhuma forma de exposição da visão.

         Isso demonstra o não interesse organizacional em divulgar o conceito de visão, comprometendo o propósito da organização, pois todos devem compreendê-la e busca-la adequando a citação de Tavares (2000).

         

Dessa forma sugere-se a divulgação do conceito atual para que a organização chegue a alcançar seu propósito, por meio do quadro de aviso em locais de fácilacesso, citando o conceito em reuniões e palestras.

         Percebeu-se que os funcionários não conhecem a missão, pois não souberam responde-la em entrevista realizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (92.5 Kb)   pdf (538.5 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 50 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com