TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATEGICA

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.337 Palavras (14 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

8º SEMESTRE

DANIELE GALIAZZO MASSARI        RA: 1299105062

MARIA GORETI BARBOSA        RA: 1299105065

THAIS CRISTINA P C DE JESUS        RA: 1299105140

ATPS DE ESTRATÉGICA E DINÂMICA COMPETITIVA

TUTOR PRESENCIAL: NELSON APARECIDO COELHO

ROSEIRA/SP  

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................................................03

UNIDADE ESTRATÉGICA DE NEGOCIO (UEN)...........................................................04

EMPRESA: SORVETERIA FRUMAR ............................................................................05

ESCOPO DO PROJETO...................................................................................................06

ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA.....................................................................................09

ANÁLISE DE SWOT.......................................................................................................09

ANÁLISE INTERNA.......................................................................................................10

ANÁLISE EXTERNA......................................................................................................11

AMEAÇAS E OPORTUNIDADES...................................................................................11

ANÁLISE PONTOS FORTES E FRACOS.......................................................................12

OBJETIVOS E METAS...................................................................................................12

CONCLUSÃO.................................................................................................................13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................14

INTRODUÇÃO

O objetivo principal dessa pesquisa é a demonstração do conhecimento adquirido durante as aulas durante o bimestre na disciplina de Estratégia e Dinâmica Competitiva, conforme a ATPS no curso de Administração.

Aprendemos que Estratégia é o padrão de objetivos, fins ou metas e principais políticas e planos para atingir esses objetivos, instituídos de maneira a definir qual o negócio em que a empresa está e o tipo de empresa que é ou vai ser. Ela também é um conjunto de regras de tomada de decisão em condições de desconhecimento parcial em que decisões estratégicas mostram a relação entre a empresa e o seu ecossistema e é a definição dos meios para a realização dos objetivos traçados para alcançar os objetivos e obter sucesso com a mesma.

UNIDADE ESTRATÉGICA DE NEGOCIO (UEN)

A UEN pode ser determinada como uma unidade de planejamento, definida em termos de necessidades e oportunidades estratégicas para a empresa a ser constituída.

Alguns autores estendem tal conceito ao nível operacional, trazendo à UEN um aspecto de uma unidade de negócios na acepção do termo, com todas as implicações decorrentes, tal como autonomia de gestão operacional, estratégia de operações dirigida e outras. Desse modo, podemos dizer que resultam em unidades de negócios relativamente independentes, com características próprias de negociação e aproveitamento das oportunidades de mercado.

O foco de operações em geral, tem essencialmente vantagens que vão além do simples passo na curva de experiência, envolvendo aspectos externos de atendimento a clientes, compreensão e assimilação mais fácil das exigências paradigmáticas de competitividade. Com isso, um sistema de operações enfocado ao alcance do entendimento das pessoas, devido ao escopo mais restrito de análise.

A definição de UEN se resume em uma unidade de negócios é uma divisão, linha de produtos ou outro centro de lucro de uma empresa que produz e comercializa um conjunto bem definido de serviços ou produtos correlativos.

Serve um conjunto visivelmente definido de clientes, numa área geográfica razoavelmente bem delimitada que compete com um conjunto bem definido de concorrentes.

Baseado neste aspecto pode dizer que a UEN representa a unidade elementar de negócios de uma empresa.

Embora conceitualmente a UEN possa demandar estratégias específicas próprias, estratégias correlatas necessitam ser coordenadas para evitar duplicação de esforços, incoerência de políticas e o "paroquialismo" ou "feudalismo", que possam comprometer o desempenho competitivo geral da empresa como um todo. Apesar disso, aconselha-se tratamento específico, em cada UEN, das variáveis que intervêm diretamente em seus fatores críticos de Sucesso.

EMPRESA: SORVETERIA FRUMAR

A Frumar é uma pequena empresa individual com mais de 20 anos de atuação no ramo de sorvetes. Com sede em Taubaté, foi fundada por José Alves da Rosa Filho, que hoje conta com a dedicação de sua família nas atividades da empresa. São produzidas diversas linhas de sorvetes e picolés, onde são distribuídos em cones, potes, baldes e caixas. A comercialização ocorre através de pontos de venda próprio.

A Frumar atende sua cidade e as cidades vizinhas. Ao mesmo tempo em que expande o seu mercado, a empresa realiza investimentos para qualificar e aumentar a produção. Recentemente, adquiriu novas máquinas para a fabricação de sorvetes e câmaras de congelamento e promoveu ações ligadas ao marketing.

Desde o início da empresa, o design da sorveteria mudou bastante e sempre vem melhorando a cada dia, para satisfazer os clientes em um ambiente agradável e familiar. A Frumar está nas mídias digitais através do site www.sorvetesfrumar.com.br e Fan Page no Facebook www.facebook.com/SorveteriaFrumar.

Descrição da Empresa:

É uma empresa familiar de pequeno porte com 15 colaboradores, localizada na cidade de Taubaté – SP, fundada por José Alves da Rosa Filho.

Localização e Infraestrutura:

A sede da empresa está localizada atualmente na cidade Taubaté – SP e está distribuída em indústria, com abastecimento de sorvetes e picolés com marca e fabricação própria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (225.6 Kb)   docx (406.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com