TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia do Planejamento Público

Por:   •  19/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.648 Palavras (7 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 7

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Estratégias de Planejamento de Turismo Público

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (10,0 pontos)

De acordo com os conteúdos estudados até o momento em Estratégias de Planejamento de Turismo Público, podemos dizer que o turismo tem contribuído consideravelmente para o incremento dos resultados dos índices econômicos e sociais de muitos países. Entretanto, o turismo também é tido como um consumidor intensivo de território, que poderá acarretar, a médio e longo prazo, no esgotamento de recursos (naturais, ambientais e culturais), se não houver a preocupação com o seu planejamento dentro dos princípios da sustentabilidade.

Para realizar a sua Avaliação a distância, como suporte você deverá ler ainda o artigo:

CARDOSO, Poliana Fabíula. Planejamento turístico e desenvolvimento sustentável. Revista P@rtes, 11 dez. 2007. Disponível em: <http://www.partes.com.br/turismo/poliana/planejamentoedesenvolvimento.asp>. Acesso em: 14 mai. 2015.

 

Após a leitura, responda aos seguintes questionamentos:

 

a) Qual o objetivo do planejamento de turismo público e qual sua importância para um destino turístico no âmbito municipal? (3,0 pontos)

b) De que maneira o planejamento de turismo público poderá tornar-se um instrumento integrado e integrador de atividades - comerciais, artesanais, culturais, transportes, etc., e de outros instrumentos de organização do território - planos diretores, planos setoriais, zoneamento, lei de usos do solo, etc.? (3,0 pontos)

 

c) Faça uma pesquisa em sua cidade, pessoalmente ou via meio eletrônico, a fim de verificar a existência de políticas públicas de turismo constante no plano de governo. Caso a resposta seja positiva, cite as duas principais diretrizes, ações, planos ou programas que considerar mais relevante, justificando sua opção e informando em que estágio de aplicabilidade se encontra.

Em caso de resposta negativa, desenvolva três diretrizes, planos ou propostas de políticas públicas de turismo para sua cidade, justificando suas respectivas importâncias para o desenvolvimento de um turismo público municipal planejado e sustentado. (4,0 pontos)

RESPOSTAS

a) O planejamento do turismo pode e deve converter-se em importante ferramenta para se alcançar a sustentabilidade econômica, sociocultural e ambiental dos espaços locais, em particular de uma região e do país todo. Deve apresentar um caráter integral, não setorial e com base nos critérios gerais do desenvolvimento sustentável. Planos que procuram organizar a atividade turística num contexto espacial, social e econômico mais geral devem predominar sobre aqueles exclusivamente turísticos. Todavia deve-se levar em conta que qualquer planejamento é sempre preferível à ausência dele. Em consequência, qualquer planejamento setorial, específico é infinitamente melhor que sua inexistência.

No caso do destino, providenciar, através do permanente monitoramento pelo estado dos atrativos turísticos naturais e culturais, para que sejam utilizados de forma racional, evitando sua exploração insustentável.

O planejamento como sendo a opção mais racional para a sobrevivência da localidade deve ser considerado a partir das premissas de sustentabilidade. Por sustentabilidade no turismo entende-se o atendimento das necessidades dos visitantes sem comprometer a possibilidade de usos dos recursos pelas gerações futuras. Cabe mencionar, que o meio ambiente é constituído pelos recursos da natureza e por aqueles construídos pelas pessoas.

b) A sustentabilidade do turismo está alicerçada nos interesses não apenas do meio ambiente (cultura e natureza), mas também nos profissionais do mercado turístico, os quais se fazem necessários para atuarem com propriedade sobre este meio; o envolvimento da comunidade local que sempre será a primeira a sentir os impactos do turismo; fatores econômicos, pois a atividade turística deve ser rentável ao maior número possível de grupos de interesse; e na plataforma da política, onde o Estado é o responsável pela elaboração e cumprimento das legislações, pelo uso de parte do patrimônio turístico, especialmente aqueles considerados patrimônio cultural ou natural, e também pelas políticas de turismo que elabora e executa. Assim sendo, considera-se planejamento sustentável do turismo aquele que envolve e considera: meio ambiente, profissionais, a sociedade local, a economia, e política no sentido de abranger a máquina estatal. Quando um desses aspectos falha, a sustentabilidade falhará também no seu intuito. Dessa forma, apenas poderá ser garantida a sustentabilidade turística da localidade se todos esses eixos trabalham em sincronia.

Embora a maior parte dessas funções não seja privativa dos municípios, é importante destacar que os municípios estão assumindo, gradativamente, maior responsabilidade ante o seu crescente papel como importante protagonista no ambiente globalizado; e, também, pelo fato de que a participação do cidadão é mais efetiva na defesa do que pertence à sua comunidade. O Estatuto da Cidade foi criado pela Lei nº 10.527, de 10 de julho de 2001, para regulamentar os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, e é um importante instrumento de organização da malha urbana e fundamental para todos os que se interessam pelo Planejamento turístico dos municípios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (328.1 Kb)   docx (79.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com