TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso 1 - Conheça os novos trabalhadores do conhecimento

Por:   •  22/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  2.000 Visualizações

Página 1 de 6

Estudo de caso 1 - Conheça os novos trabalhadores do conhecimento

Quantas tarefas do seu trabalho você pode executar da palma da sua mão? Provavelmente mais do que imagina. Existem muitas tarefas profissionais hoje em dia que podem ser realizadas utilizando-se um dispositivo móvel como iPad, iPhone, Black Berry ou Android, tanto para os gerentes quanto para os funcionários. Grandes e pequenas empresas estão se beneficiando disto.

O Black Berry costumava ser o dispositivo móvel favorito para uso profissional, por ser utilizado para serviços de e-mail e mensagens de texto, com elevado nível de segurança e ferramentas para acessar os sistemas corporativos internos. Agora isso está mudando. Grandes e pequenas empresas estão começando a implantar o iPhone e o iPad da Apple, bem como dispositivos Android para realizar mais tarefas do seu trabalho. Os fabricantes estão aperfeiçoando seus sistemas de segurança para que os usuários móveis possam acessar remotamente os sistemas corporativos de forma mais segura.  E eles estão desenvolvendo mais aplicativos, de forma a ter maior cobertura para aproveitar seus incríveis recursos gráficos e móveis.

Muitos dos aplicativos móveis recentes eram voltados para serviços de e-mail, ou para complementar as tarefas do ambiente de trabalho, como manuais digitais de voo para pilotos de avião em iPads, ou sistemas para check in de hóspedes em hotéis. Mas agora, à medida que a tecnologia móvel tem se tornado mais acessível e mais fácil de usar, ela está se difundindo para exercer também outras funções mais específicas e vitais do ambiente corporativo, tais como materiais de marketing para representantes farmacêuticos, software com a conta do cliente para serviços técnicos e aplicativos para os fazendeiros testarem a qualidade do leite da vaca.

Jackson Kayak é a maior fabricante do caiaque whitewhater. Seu presidente, Eric Jackson, é campeão de esportes envolvendo caiaque e costuma passar metade do ano em competições e eventos em toda a América do Norte. O trabalho de Eric requer que ele participe de eventos esportivos, monitore as tendências do setor no campo, e atenda diretamente os clientes e revendedores. Munido de iPhone e iPad, Jackson afirma que pode comandar as 120 pessoas de sua empresa a distância.

Jackson utiliza conexão sem fio, em seu trailer equipado com Wi-Fi, para conectar-se à sede da empresa em Sparta, Tennessee. Quando Jackson não dispõe de Wi-Fi, ele usa sua conexão celular 3G com o iPad. O iPad lhe proporciona acesso instantâneo a todas as suas operações, de forma que ele possa analisar dados dos clientes, atualizar o conteúdo do site ou aprovar novos projetos. O iPad de Jackson inclui aplicativos de calendários, e-mail, gestão de contatos, bem como a capacidade de criar e editar documentos, planilhas e apresentações – todas as ferramentas que esse executivo precisa para se comunicar com seu escritório, revendedores e clientes.

Voltando para a loja, os gerentes e funcionários da Jackson Kayak também acham que o iPad e o iPhone têm um valor inestimável. Na fábrica, o diretor de operações, John Ratliff pode comparar no iPad os equipamentos de fabricação da Jackson Kayak lado a lado com as imagens das peças de reposição, para certificar de que ele está recebendo as peças corretas. O iPhone e o iPad tornaram-se tão indispensáveis que a empresa equipou com iPhones toda a força de trabalho, desde os funcionários que atendem os clientes, até os que trabalham no design e no controle de qualidade. Muitos deles também possuem iPad.

A utilização profissional dos dispositivos portáteis não está limitada somente às pequenas empresas. A PepsiCo fabrica e vende produtos de marcas como a Pepsi, Gatorade, Mountain Dew, Tropicana, Quaker e Frito Lay em todo o planeta e conta com mais de 300 mil funcionários. A empresa utiliza uma rede complexa de sistemas de distribuição interligados para transportar em caminhões os seus produtos, a partir de suas fábricas e depósitos até as lojas, para atender a demanda dos clientes. A PepsiCo comanda cerca de 17 mil rotas de distribuição por dia. O iPhone e o Ipad ajudam os funcionários da divisão North American Beverages da PepsiCo a garantir que os produtos cheguem nos locais corretos da forma mais rápida e eficiente possível.

No passado, os motoristas e promotores de venda da PepsiCo começavam o dia pegando os planejamentos impressos com a quantidade de produtos solicitadas e as tarefas a serem executadas em cada ponto de entrega, desde descarregar as caixas de refrigerantes até arrumar os produtos expostos. Era muito difícil ajustar as mudanças sofridas de última hora nas solicitações, devido a dificuldade de comunicação com seus motoristas de entrega, principalmente quando eles estavam em trânsito.

A North America Beverages da PepsiCo criou um aplicativo interno customizado para iPhone chamado Power4Merch, que notifica imediatamente o promotor de vendas quando o motorista está chegando ao ponto de entrega. O iPhone do promotor tem um cartão eletrônico, de forma que ele possa ver o seu planejamento, os detalhes da loja, os perfis de conta e tudo o que ele precisa saber para realizar a manutenção na loja.

Os gerentes da PepsiCo usam seus iPads com aplicativos personalizados para monitorar o desempenho de suas equipes; controlar os preços, o esboço do posicionamento do produto na loja e os contratos; e ajudar a coordenar as entregas com os serviços dos promotores de venda. O aplicativo Manager´s Briefcase fornece aos gerentes de venda do território uma versão eletrônica com todos os documentos e recursos necessários para que eles gerenciem suas equipes, incluindo auditorias nas lojas, formas de treinamento dos funcionários e notificações automatizadas aos promotores. Um gerente pode realizar atribuições de mão de obra diretamente no iPad envia automaticamente uma notificação para o iPhone do promotor, informando que ele tem uma parada adicional para fazer, por exemplo. No passado, os gerentes tinham que gastar muito do seu tempo ao telefone, verificando mensagens de e-mail no escritório e as anotações. Com o iPad, o gestor começa e termina o seu dia com sua equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com