TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Por:   •  18/9/2022  •  Dissertação  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO DE

PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL

Matriz

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos. Turma:

Nome: ROL escolhida: Semana I

Resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de duas páginas, contemplando:

 o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

Resenha Crítica: Rol Semana I

Nos módulos I e II, podemos aprender a definição de projeto, e entender que ele é um esforço temporário para se criar um produto, serviço ou resultado exclusivo, entendemos que ele sempre tem começo meio e fim e suas principais características são exclusividade, singulariedade e temporariedade, conforme guia PMBOK.

Aplicando isso em minha rotina diária entendo que a cada nova obra que executamos, estamos trabalhando em um projeto diferente, pois ambas são exclusivas e têm seu início, meio e fim.

Os projetos surgem de acordo com sua necessidade especifíca de um novo produto, reestruturação, regulamentação e até mesmo uma melhoria de processos.

Isso explica o que inicialmente aconteceu na Cacau Show quando por uma necessidade do mercado juntamente com a necessidade de novos serviços, a alta gestão da empresa entendeu que o modelo das lojas existentes não atendia uma parcela significante do mercado, e por esse motivo foi iniciado a elaboração e criação do novo projeto, um novo conceito de loja denominado como “Megas Lojas “.

Em meados do século passado, foi possível observar uma constante evolução na forma de se gerenciar projetos, e surgiu a partir daí várias tentativas em buscar maneiras mais efetivas para se gerenciar projetos e em meados de 1969 através de um grupo de engenheiros sugiu o PMI. O PMBOK é reconhecido e respeitado mundialmente como um guia para o gerente de projetos, ele é alimentado por voluntários de todo o mundo através de suas boas práticas.

Projeto e operação continuada, são muito semelhantes em alguns aspectos. Como algumas das semelhanças podemos citar: a necessidade de pessoas, recursos diversos, planejamento e gerenciamento, porém, existe uma diferença clara entre ambos onde o projeto é exclusivo e temporário, ou seja, único e tem início, meio e fim, e a operação continuada é ciclíca e rotineira.

As novas lojas, mesmo que seguindo um projeto padronizada, o que as tornam bastante semelhantes uma com as outras, cada nova loja entregue nos referindo a um novo projeto, isso porque, cada novo projeto, é uma loja única, tem uma localização única, além da lteração de algum detalhe, trazendo assim um resultado único e exclusivo, o que a difere de uma operação continuada.

Conceito de Porfólio e Programa

Após a definição estratégica da empresa em missão, visão e valores, elas usam de ferramentas de gestão estratégica como a análise SWOT e BSC, e assim definem seus objetivos estratégicos, é daí que vem a conexão entre projetos, programas e portfólios.

Portfólio é um conjunto de iniciativas realizados pela empresa com o objetivo de atingir os objetivos estratégicos da empresa.

A visão da Cacau Show é ser a maior rede de chocolates finos do mundo, meta essa que já foi alcançada pois hoje possuí cerca de 2.700 lojas ativas em todo o país, e se tornou assim, a maior rede de chocolates finos do mundo, mas essa visão não para por aí, todo o planejamento estratégico para o próximo ano continua sendo trabalhado nesse sentido, podemos citar como exemplo disso a meta para o próximo ano que é bastante agressiva (1.000 novas lojas em 2022), para alcançar esse resultado, a empresa já está trabalhando em prospectar e homologar novos fornecedores, criar novos departamentos, aumentar seu quadro de colaboradores, etc.

Programas são grupos de projetos, programas subsidiários e atividades de programa, gerenciados de forma coordenada a fim de obter benefícios.

Ao que se refere programas entendo que isso não seja aplicado em minha organização, uma vez somos uma indústria de chocolates e que dentro da minha área nossos projetos são de construções de novas lojas, não consigo identificar nesse sentido um programa que pudesse trazer algum tipo de benefício nessas entregas.

O gerente de projetos tem como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com