TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  20/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Módulo: -

Aluno: Matheus Litenski Barbosa

Turma: 4

Tarefa: Estudo de Caso da Empresa CCC

Características do projeto 

De acordo com a sexta edição do PMBOK, um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único. Analisando o caso em mãos, notamos as seguintes características do evento em questão

- Apresenta um ciclo de vida, terá um ínico do planejamento do evento e uma data para ser finalizado, pós o dia do evento, contando com o feedback do evento e as terminações contratuais, seguindo assim o cronograma do evento que será desenvolvido;

- É um evento único, nesse caso de cunho musical e com gênero específico dos anos 80, que ao final, espera-se obter um resultado único para a empresa, o fortalecimento de sua marca;

- Desde o ínicio até a conclusão do evento, ocorreram diversas fases no projeto com suas respectivas entregas, tais como o planejamento do evento e a execução dele, aplicando assim o conceito de progressividade.

Portanto, levando em conta as informações obtidas no caso, é possível identificar o evento da empresa CCC como um projeto, já que irá resultar em um serviço único que por sua vez irá gerar um resultado único para a empresa, e terá um ínicio e fim, porém não constados explicitamente no caso, mas é compreendido que acontecerá no final do ano.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Fase 1 – Essa fase consiste na iniciação do projeto como um todo. Nessa fase consta os processos do desenvolvimento do Termo de Abertura do Projeto; identificação de todos os patrocínios disponíveis (partes interessadas); criação do EAP a fim de estabelecer as atividades necessárias para a conclusão do projeto e auxiliar no desenvolvimento do cronograma a ser seguido.

Fase 2 – Nessa fase é aprofundado o planejamento do evento. De acordo com o cronograma e o EAP criado, deve ocorrer a divisão de equipes e bem como as atividades atribuídas a cada uma, juntamente com seus prazos; Estimar e gerenciar os custos do projeto e os recursos disponíveis para sua execução; Identificar, analisar e ter respostas aos possíveis riscos do projeto; Planejar o gerenciamento da qualidade para o decorrer do evento; Engajamento das partes interessadas.

Fase 3 – Essa etapa consiste na execução do plano proposto de acordo com cronograma e a divisão de atividades. Durante essa fase deve-se: Mobilizar e gerenciar as equipes; gerenciar a qualidade do projeto ao longo das entregas; gerenciar o engajamento das partes interessadas e a comunicação com elas (ex: setor de marketing da CCC); Conduzir as aquisições.

Fase 4 – Nessa fase ocorre o monitoramento e controle do evento no decorrer do dia da realização. Caso tudo tenha ocorrido de acordo, no dia do evento restará apenas “guiar” o evento. Constariam como relevantes os seguintes processos: Controle da qualidade; controle do cronograma do evento (não do projeto); monitoramento dos riscos e aplicação de soluções caso venha a ser necessário; monitorar a comunicação entre as equipes em ativa no dia do evento.

Fase 5 – Fechamento do projeto do evento. Nessa etapa ocorre o fechamento dos contratos pertinentes, gerenciamento da comunicação entre as partes interessadas e as equipes para averiguar a satisfação com o evento, dissolução das equipes e desenvolvimento dos documentos de encerramento e de feed back do evento para possíveis mudanças para o próximo já que de acordo com o programa, terá investimento futuro em mais eventos para fortalecer a marca.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

- CCC: A empresa CCC é uma empresa familiar que apresenta uma forte atuação no ramo de atacado de roupas. Apesar da falta de um organograma para realizar uma análise mais precisa, pode-se atribuir a estrutura matricial para a CCC, uma vez que apresenta um programa para patrocinar eventos culturais e adquiriu a empresa DT produções agindo como seu PMO para o programa criado pela CCC. Pode-se argumentar que apresenta uma estrutura funcional por ser separada por departamentos, como o marketing, mas creio que pela aquisição da DT produções, ela se encaixa na matricial ou ao menos está em transição para a matricial.

- DT Produções: Como o próprio nome diz, é uma empresa focada em produções, ou seja, eventos (projetos), e isso é reforçado no texto pela citação do know-how da equipe da DT Produções. Como temos uma empresa especializada em eventos, se encaixa em uma estrutura organizacional projetizada, já que seu output principal são projetos (PMI, 2017).

Referências bibliográficas

Atividades e etapas na produção de um evento. PRODUZINDOEVENTOS. Disponível em: <https://www.produzindoeventos.com.br/dicas/atividades-e-etapas-na-producao-de-um-evento/> Acesso em 23 de ago 2019.

Organizando eventos: as principais etapas de um projeto e o que fazer em cada uma. Moblee. Disponível em: <https://www.moblee.com.br/blog/organizando-eventos-principais-etapas-de-um-projeto/> Acesso em 23 de ago 2019.

FORESTI, Andressa.  PMBOK:  Guia de Gerenciamento de Projetos:  Ciclo de Vida do Projeto.  Oficina da Net, 22/05/2015.  Disponível em: <https://www.oficinadanet.com.br/post/14645-guia-pmbok-ciclo-de-vida>  Acesso  em 23 de ago 2019.

PMI (Estados Unidos). Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos: Guia PMBOK. 6. ed. atual. Project Management Institute, Inc.: Project Management Institute, Inc., 2017. ISBN 9781628253924.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (359.4 Kb)   docx (817.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com