TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  21/9/2019  •  Artigo  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Módulo: 6

Aluno:

Turma: 0719-9_1

Tarefa: Atividade Individual – Estudo de Caso da empresa CCC

Características do projeto 

      Do ponto de visto de Projetos, e segundo a definição do PMBOOK, para ser considerado um projeto é preciso apresentar singularidade, temporaridade e progressividade.

     

      Analisando o evento promovido pela DT Produções e CCC, ele apresentara um resultado único, o evento musical em Porto Alegre. Ele será um projeto temporário, se iniciando na fase de concepção do evento, passando para o planejamento do show e a execução do show, e finalizando o projeto com a realização do show e o pós show. E apresenta progressividade, pois é realizado em etapa, desde sua concepção até a sua conclusão. Então podemos concluir, que o evento analisado é um projeto.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

     

     Para melhor execução/controle do projeto, podemos separar o planejamento em etapas, denominando-se ciclos de vida do projeto.

  • Fase 01 – Definição do Evento

Nessa fasse do projeto, é onde iremos definir todas as premissas e requisitos do evento, bem como detalhar todas as características do evento. Partindo da ótica do PMBOK nesse momento podemos associar com os seguintes processos:

  1. Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto;
  2. Identificar as Partes Interessadas;
  3. Coletar os Requisitos;
  4. Definir o Escopo;
  5. Definir as Atividades;
  6. Estimar os Custos;
  7. Determinar o Orçamento;
  8. Identificar os Riscos.

  • Fase 2 – Planejamento/Organização do Evento

Depois de definir a concepção do evento, é a hora de partir para a organização. Nessa fase será feito toda logística e aquisições do evento. Contratação das bandas, contrato com as redes de fast food, contrato com o Centro de Eventos FIERGS onde ocorrera o vento, contratação da equipe de apoio e segurança do evento e fazer a divulgação do show. Partindo da ótica do PMBOK nesse momento podemos associar com os seguintes processos:

  1. Realizar o Controle integrado das Mudanças;
  2. Adquirir os recursos;
  3. Gerenciar a equipe;
  4. Gerenciar as Comunicações;
  5. Conduzir as aquisições;
  6. Gerenciar as partes interessadas.

  • Fase 3 – Realização do Show

Nessa fase do projeto, é onde o evento está acontecendo. Toda a parte do planejamento foi realizado, e agora é a hora de gerenciar dos as equipes e aquisições para garantir excelência na realização do show. Partindo da ótica do PMBOK nesse momento podemos associar com os seguintes processos:

  1. Controlar o escopo;
  2. Controlar a qualidade;
  3. Controlar os recuruso;
  4. Controlar as aquisições;
  5. Controlar o engajamento das partes interessadas.

  • Fase 4 – Pós show

Depois de realizar o evento com sucesso, é a hora de garantir que todos os fornecedores foram pagos, que os equipamentos alugados foram devolvidos, e todos os contratos foram encerrados corretamente. Partindo da ótica do PMBOK nesse momento podemos associar o seguinte processo:

  1. Encerrar o Projeto.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

     Avaliando a estrutura organizacional da empresa CCC, de início podemos dizer que ela é funcional pois foi criada com base familiar e não apresenta indícios de trablhar com projetos. Porem, a fim de expandir e fortalecer sua marca no mercado, ela cria um programa nacional que ira patrocionar/desenvolver eventos culturais (esses podemos chamar de projetos), com isso, agora podemos dizer que a empresa CCC passa a ser uma empresa Matricial.

     Juntamente com a criação desse programa, a CCC adquiriu a empresa DT Produções que é especialista em eventos, a fim de usar o Know-how dessa para gerenciar/produzir os eventos cultarais da empresa. Podemos dizer que a DT Produções irá atuar como uma espécie de PMO da CCC na produção dos eventos culturais.

     Ao que se refere a estrutura da empresa DT Produções, apesar de ela trabalhar por projetos (eventos), o texto não fornece informações suficientes para definirmos se é uma empresa Projetizada ou Matricial. Pois nem todoas as empresas que trabalham por projetos, são projetizadas.

Referências bibliográficas

Fundação Getúlio Vargas – FGV Management. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos. 3 ed. São Paulo. Editora IDE, 2014

Conteúdo da Disciplina Fundamentos de Gerenciamento de Projetos, módulos 01, 03, 04 e 05.

FGV 2019

PMI – Project Manegent Institute. A guide to the project management body of Knowledge (PMBOK). 6 ed. Project Management Institute, 2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (721.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com