TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  12/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos De Gerenciamento de Projetos

Módulo:

Aluno: Marina Curcio dos Santos

Turma: 6

Tarefa: Análise das características do evento da CCC sob a ótica da gestão de projetos

Características do projeto 

As características importantes e que definem um projeto são que produzem entregas únicas, ou singulares, têm um tempo definido empreendido para o seu desenvolvimento e são elaborados progressivamente com etapas coordenadas. Portanto, conclui-se que o evento patrocinado pela empresa CCC é um projeto, visto que o produto entregue ao final do projeto, o show em Porto Alegre, é um evento singular. Por mais que ocorra o convite de participação e a contratação de empresas que já tenham contribuído com a CCC antes, o show que vai acontecer futuramente não será de forma alguma igual a algum que já tenha ocorrido no passado, tonando-se assim, único. Além disso, o evento tem um tempo determinado e finito, ou seja, há o tempo despendido para a sua preparação e organização culminando na entrega final do projeto que é o evento em si e o desmonte do show após o seu acontecimento dando um fim ao ciclo do projeto. Lembrando que os benefícios a serem colhidos pela empresa após a realização do projeto não terminam com o fim do projeto, porém o trabalho despendido após o fim da entrega final do produto compõe o trabalho operacional da empresa. As etapas coordenadas do presente projeto são constituídas por planejamento, contato com fornecedores, fechamento de contratos e por fim a execução do que foi idealizado para que o produto final, o show, seja entregue. O evento planejado também deve ser considerado como um projeto pois a sua realização depende de certas restrições, tais como o evento acontecer em Porto Alegre no local já escolhido, o Centro de eventos da FIERGS por já ter uma estrutura própria para eventos deste porte, e os recursos fornecidos, uma vez que a CCC irá arcar com a maior parte dos custos do show.

O gerente de projetos é a pessoa indicada pela companhia para definir e executar os planos do projeto mantendo o equilíbrio entre seus três elementos principais: tempo, custo e escopo. Para tal, é necessário que o gerente de projetos tenha as competências necessárias para desenvolver o trabalho da melhor forma e estas envolvem o âmbito do conhecimento técnico, a capacidade de aplicar este conhecimento técnico e habilidades pessoais, tais como comunicação, liderança e negociação. O conhecimento teórico faz parte das habilidades hard do gerente, são habilidades passíveis de serem ensinadas ou aprendidas e comprovadas em currículo a partir de certificações e diplomas. Já as habilidades soft representam as capacidades pessoais do gestor e não podem ser comprovadas nem medidas, são perceptíveis a partir da convivência com o gerente. É importante frisar que para que um gerente de projetos tenha sucesso, é necessário que ele possua os dois tipos de habilidades comentados, uma vez que por mais que um gerente tome suas decisões pautado na confiança de gerentes funcionais, saber sobre o assunto em questão dá mais autonomia e respaldo teórico para que o gerente possa agir da melhor maneira possível, ao mesmo tempo que saber bastante sobre um conteúdo, mas pecar na gestão de conflitos e na comunicação da sua equipe por exemplo resultam em uma deficiência do gestor na hora de gerencias seus projetos.

De acordo com o exposto acima, a DTProduções ao ser adquirida como incubadora e executora de eventos da CCC deveria seguir as boas práticas do gerenciamento de projetos, uma vez que o show a ser produzido claramente trata-se de um projeto.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Não se deve confundir as fases de um projeto com os grupos de processos de gerenciamento de projetos. Não há no Guia PMBOK um modelo que indique a quantidade de fases que terão em um projeto, essa decisão é tomada de acordo com a natureza do projeto de maneira a facilitar a análise e a atuação dos profissionais. Enquanto não há um modelo único para a determinação das fases, é determinado que os cinco grupos de processos são desenvolvidos em cada fase. Acentua-se também a necessidade de, na maioria dos casos, o fim da fase anterior para o início da próxima ao passo que, os grupos de processo não dependem do fim do grupo de processo anterior, ou seja, pode se sobrepor a medida que são desenvolvidos.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

Segundo o exposto pelo guia PMBOK são três os tipos de estruturas das empresas sendo elas funcional, matricial e projetizada. Não há como definir um tipo de estrutura que seja melhor tanto para empresas, quanto para gestores em geral, uma vez que dependendo do setor e do tempo de maturidade da companhia, por exemplo a estrutura que melhor se adapta pode variar.

A estrutura funcional é a forma mais tradicional de organização, sendo seus setores altamente especializados e sem a existência de um setor voltado apenas para projetos. Quando há a necessidade do desenvolvimento de um projeto, este é desenvolvido pelo setor que mais se interessa pelos resultados ou possa melhor o implementar. Não há um setor específico para projetos, o que ocorre é que equipes são reunidas e coordenadas por um gerente funcional que faz o papel de gerente de projetos. A comunicação é verticalizada, os recursos disponíveis são poucos e a autoridade do gerente de projetos é mínima ou até mesmo nula.

A estrutura matricial se aproxima da funcional, porém nela já há a existência de um setor voltado para o gerenciamento de projetos, mas a equipe participa de projetos e assim que finalizam com a sua contribuição voltam a atuar nos seus afazeres diários. Pode ser dividida em matriz fraca, na qual o gerente de projetos tem menos autoridade que o gerente funcional; matriz equilibrada, em que os gerentes funcional e de projetos têm a mesma autoridade e por fim a matriz forte que apresenta uma estrutura na qual o gerente de projetos tem mais autoridade que o gerente funcional. Em comparação com a estrutura funcional, observa-se que a comunicação e a transmissão de informações são mais eficazes.

A estrutura projetizada por sua vez é voltada integralmente para a condução de projetos, portanto o gerente de projetos tem autonomia e autoridade, a disponibilidade de recursos é alta e a comunicação deixa de ser totalmente verticalizada e passa a ser mais horizontal, beneficiando a disseminação de informações. Apesar da existência de outros setores, tais como marketing, jurídico e financeiro, quem tem mais voz ativa é a gerência de projetos. Tendo isso em mente, conclui-se que é este o tipo de estrutura que representa a empresa DTProduções. É uma companhia especializada na organização de eventos e, como foi discutido anteriormente, eventos podem e devem ser tratados e desenvolvidos como um projeto.

Diante do exposto nos parágrafos anteriores e do enunciado da atividade, inicialmente já se pode descartar a estrutura projetizada para a empresa CCC, uma vez que ela é voltada para o mercado de roupas. Por ser uma empresa familiar é de se imaginar que seja uma empresa de estrutura funcional, porém o fato de se manter na tentativa de inovar criando eventos culturais e para isso comprar uma empresa especializada na produção de eventos, é mais adequado definir a estrutura da empresa CCC como matricial, uma vez que a DTProduções funciona na prática como um escritório de projetos.

Referências bibliográficas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (318.6 Kb)   docx (818 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com