TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  18/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Módulo:06

Aluno: Stephani Amorim Miletti

Turma:  T-04 – Prof. Alexandre

Tarefa: Análise do evento da CCC sob a ótica de gestão de projetos

Identificar características, fases, e tipo de estrutura da empresa.

Características do projeto 

Projeto se caracteriza por ser finito, programado e singular.

Um conjunto de atividades ou operações temporárias para atingir determinado fim, que neste caso da análise é um evento, com data determinada para acontecer

Projeto demanda entregas determinadas, equipes e esforço, onde todas as demandas devem ser gerenciadas de forma adequada para apresentar os resultados esperados durante o seu desenvolvimento.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Fases do projeto de acordo com o Ciclo de Vida

Fase 1 - Iniciação do Evento

  •  Desenvolver o TAP – (Termo de Abertura do Projeto), que é o documento inicial necessário para andamento e início do projeto, como se fosse sua “certidão de nascimento”, onde se é autorizado formalmente o desenvolvimento do projeto.

No TAP, estão presentes informações como o Gerente responsável, objetivo, premissas, restrições, justificativa, podendo diferir de acordo com cada projeto .

Para a CCC no TAP em questão pode-se utilizar os seguintes pontos:

     - Definição do GP

     -  Objetivo do Projeto

- Premissas e Restrições

- Justificativa do Desenvolvimento do Projeto

  • Identificar as Partes Interessadas - Quem serão os interessados no desenvolvimento do projeto, que neste caso a própria empresa CCC e DT produções, e também as empresas convidadas a participarem de forma colaborativa , na área de alimentação , que estão utilizando o evento como estratégia de marketing.

     

Fases 2 e 3 – Planejamento e Execução

Fases onde serão definidos todos os itens, passos, esforços, colaboradores necessários para o andamento e execução do projeto.

 Um planejamento bem elaborado nos faz ter um melhor andamento de execução, controle de custos, minização de riscos, entre outros.

No caso do evento da CCC, podemos utilizar os seguintes processos de gerenciamento:

  • Definição do Escopo do Projeto – Especificar o trabalho que precisará ser realizado para entrega do evento, gerenciar os requisitos necessários;

  • Planejar e definir o cronograma – Estabelecer um cronograma com previsões de entregas de cada fase necessária para os processos do evento, organização do show.
  • Planejar e Estimar Custos e Determinar o orçamento – Orçamento limite para os gastos na organização do evento, valor pré-determinado pela empresa interessada, adequação de custos.
  • Levantamento e Obtenção dos Recursos – Verificar os recursos que serão necessários obter para estrutura do evento, já considerando o que o local pode oferecer, ou seja, verificar os recursos faltantes e inexistentes, que são de suma importância para o andamento do projeto, sempre respeitando o orçamento limite e adequando o necessário.
  • Gerenciar a Qualidade – Estabelecer padrões de qualidade de acordo com o público, partes interessadas, onde serão definidos e respeitados todos os padrões requeridos.
  • Planejar o Gerenciamento de Comunicação – Como será a interface de comunicação nos envolvidos no projeto, desde o GP até as equipes com suas respectivas entregas.
  • Planejar e Conduzir as Aquisições – Com um orçamento determinado, neste processo deve-se analisar o meio como essas aquisições serão feitas, a forma que irá favorecer o desenvolvimento e custo do projeto, as análises para definição de fornecedores, licitações.

No evento a CCC convidou empresas interessadas em apoiar e em contrapartida obter visibilidade por meio do evento produzido.

  • Planejar e Identificar os Riscos – Realizar um levantamento de quais são os riscos existentes na produção desse evento, identificar e quantificar e realizar um plano de ação parra combate-los em caso de se tornarem realidade.

Fase 4 - Monitoramento e Controle  

Como dito anteriormente, planejar um projeto é necessário e importante, mas para não termos surpresas que podem ser desagradáveis, se faz necessário o monitoramento e controle do Projeto que está sendo desenvolvido, de forma a evitar alterações no seu escopo, problemas com orçamento, qualidade e quaisquer outros requisitos.

Ou seja, o monitoramento é necessário em todas as fases utilizadas no nosso planejamento.

Cada item presente no Projeto deverá ser monitorado no decorrer para verificar o seu desempenho, necessidade de atualização, relatórios e mudanças.

No evento iremos monitorar todos os itens mencionados no planejamento:

Cronograma

Custos

Aquisições

Recursos

Comunicações

Qualidade

Riscos

Fase 5 - Encerramento

 O encerramento se dá pela entrega de todos os processos de gerenciamentos utilizados no desenvolvimento do projeto.

  • A entrega de toda a estrutura organizada para o evento acontecer;
  • O início, realização e conclusão do evento;
  • Fechamento e levantamento do evento.

Conclusão

    Planejar um evento pode não soar como Projeto, porém com uma análise um pouco mais minuciosa conseguimos identificar que podemos utilizar vários processos de gerenciamento na organização de um evento.

   Que serão fatores determinantes para obtenção de forma adequada e organizada de bons resultados, e ainda nos mostra a importância de conhecimento em fundamentos de gerenciamento de projetos para qualquer atividade ou operação que estamos pretendendo realizar, em vários tipos de organização, seja privada, pública, e independente do seu ramo atuação.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

Estrutura das Empresa CCC – Empresa familiar, do ramo atacadista em vestuário, de acordo com o texto busca estar envolvida com projetos culturais para manter-se em evidencia.

   Com isso, a empresa tem a sua estrutura matricial, onde mesmo terceirizando os serviços de projetos, é a parte interessada, e irá designar uma equipe mesmo que pequena para se dedicar a fazer a interface com o GP, ou seja, a empresa não está 100% envolvida, mas tem desenvolvimento de projetos e uma equipe para dar o suporte de forma part time.

Estrutura da Empesa DT Produções – Adquirida pela CCC, a DT tem uma estrutura Projetizada, por atuar de forma experiente e integral em produção de eventos, cada evento, torna-se um projeto diferente.

Tendo bem definidos o seu GP, que tem autoridade para tomada de decisões no decorrer do desenvolvimento.

Referências bibliográficas

https://brasil.pmi.org/brazil/AboutUs/WhatIsProjectManagement.aspx - Acessado em 13/01/2020

https://pt.wikipedia.org/wiki/Escopo_(gerenciamento_de_projeto) – Acessado em 13/01/2020

https://www.projectbuilder.com.br/blog/serie-dicas-para-cada-etapa-do-projeto-4-dicas-para-monitoramento-e-controle-do-projeto/ - Acessado em 13/01/2020

Apostila Gestão de Projetos – Carlos Augusto de Freitas - FGV

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (354.1 Kb)   docx (820.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com