TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  24/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Módulo: 1

Aluno: Thiago Azambuja

Turma: 3

Tarefa: Identificar e analisar características da gestão de projetos a partir do caso de uma empresa.

Características do projeto 

 Diante das novas tendências e um novo olhar de seus clientes sobre o retorno que estas instituições dão para o ambiente “fora das suas corporações”, a sociedade. Cada vez mais empresas vem incorporando e adotado posturas de responsabilidades sociais, desenvolvendo programas com ênfases ambientais, sociais e culturais.

Nessa ótica e já há um tempo investindo nisso, a CCC resolveu expandir o seu marketing para manter a sua marca em evidência no mercado, e no ano passado adquiriu à empresa “DT Produções” para potencializar o seu programa nacional e patrocinar eventos culturais.

Assim, aproveitando o know-how da DT Produções e com recurso da CCC, será desenvolvimento projetos relacionados à eventos em que será necessário práticas de gerenciamento de projetos para alcançar os objetivos e os sucessos desejados. Já que a produção de um evento é considerado um projeto por ser algo de caracteristicas singular, demanda um esforço temporário necessário para gerar um produto ou serviço único.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

 

FASES

PROCESSOS

Desenho

- Desenvolver termo de abertura do projeto.

- Identificar partes Interessadas.  

- Estimar as durações das atividades.

- Coletar os requisitos

Preparação

- Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto

- Definir escopo.

- Estimar custos.

- Identificar riscos

- Planejar respostas para riscos.

- Gerenciar as comunicações.

Mobilização

- Orientar e gerenciar o trabalho do projeto.

- Conduzir aquisições.

- Gerenciar o engajamento das partes interessadas.

Evento

- Controlar a qualidade.

- Controlar os riscos.

Desmobilização

- Encerrar o projeto ou a fase.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

A CCC se enquadra numa estrutura de empresa Matricial, que realiza processo operacionais rotineiros para produção dos seus produtos, mas por ser do ramo de atacado de roupas devem produzir novidades interessantes, estilos para acompnhar a moda do momento, exigindo um modelo híbrido de organização, que apresenta maior flexibilidade. Uma estrutura com raizes clássicas, porém, com atividades de gerenciamento de projetos nos setores funcionais e gerente de projetos tem uma autonomia moderada. Além de agora está gerenciando programas para realizar projetos de eventos.

A empresa DT produções tem uma estrutura projetizada porque se distancia de uma estrutura funcional ou matricial que têm características mais conservadoras de organização, com autonomia baixa ou moderada dos seus gerentes de projetos, membros da equipe recebendo mais essa atribuição para gerenciar o projeto e grande restrições hierárquicas. A DT Produções vive de projetos, sendo muito comum acontecendo vários simultaneamente o que demanda uma maior autonomia dos gerentes de projeto e com recursos dedicados aos projetos.

Assim, para lidar com a produção de eventos são necessários todo um planejamento, preparo, mobilização, empenho de recursos para alcançar o nível de excelência que se deseja as partes interessadas. Por isso, o uso de boas práticas de gerenciamento de projetos na produção de eventos se faz necessário, além de gerar impactos direto no marketing da empresa e influenciar nos seus objetivos e resultados finais.

Referências bibliográficas

FREITAS, C.A. Gestão de projetos. Rio de Janeiro. FGV

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMBOK Guide: guia do Conhecimento em gerenciamento de projetos. 6. Ed. Pensylvannia, USA: Project Management Institute, 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (210.1 Kb)   docx (817.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com