TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  25/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.866 Palavras (12 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 12

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Módulo: 1 a 6

Aluno: Fernanda Staudohar

Turma: 2

Tarefa: Estudo de Caso da Empresa CCC

Características do projeto 

Através da apostila Gestão de Projetos (FREITAS, 2018) e das aulas onlines realizadas durante esta disciplina, é evidente que projetos sempre existiram e não são algo moderno, já tendo sido usado desde a Idade Antiga, quando sua maior motivação era religiosa e o conhecimento era oriundo unicamente da experiência. Atualmente, a maior motivação dos projetos é econômica e o índice de sucesso é superior devido a metodologias e ciências existentes.

A literatura apresenta alguns conceitos de projetos, sendo os mais utilizados a definição do Guia PMBOK (PMI, 2017) que um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo; a definição de Tuman (1983) que define projeto como uma organização de pessoas dedicadas visando atingir um propósito e objetivo específico; e a conceituação de Kerzner (2002) em que projeto é um empreendimento com o objetivo bem definido, que consome recursos e opera sob pressões de prazos, custo e qualidade.

Nesse contexto, Vargas (2018) define que projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim e que tem por propósito atingir um objetivo claro e definido. O autor também define que os eventos são conduzidos por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade. Vargas (2018) afirma que o grande diferencial dos projetos é a capacidade de adaptação e inovação; e o risco sempre estará presente em qualquer projeto.

Como exemplo de projeto, temos o grande evento musical, que reunirá as principais bandas de rock da década de 80, a ser realizado no final do ano, em Porto Alegre, promovido pela Empressa CCC. Eventos musicais podem ser considerados projetos já que compartilham de três atributos básicos de projetos:

  1. Singularidade: Cada evento musical é uma situação singular, apresentam resultados com características únicas; ou seja, nenhum evento musical é igual a outro.
  2. Temporariedade: Todo evento musical possui início e fim, ou seja, tem data prevista para iniciar e terminar;
  3. Progressividade: Os eventos musicais são desenvolvidos de forma gradativa, são elaborados progressivamente, existem fases para diversas entregas do projeto até cada evento se tornar completo; além de ganharmos maior conhecimento sobre cada um á medida que o projeto avança.

A partir do Guia PMBOK (PMI, 2017), os projetos surgem em resposta a fatores que afetam as Companhias, como cumprir requisitos regulatórios (legais ou sociais); atender a pedidos ou necessidades das partes interessadas; implementar ou alterar estratégias de negócio ou tecnológicas; e criar, melhorar ou corrigir produtos, processos ou serviços. O Guia PMBOK também relata que projetos impulsionam mudanças nas organizações e permitem a criação de valor de negócio.

Nesse estudo de caso, o fator motivacional do projeto é estratégico, a Empresa CCC patrocina eventos culturais em busca de benefícios como: maior participação de mercado, reconhecimento da marca, e reputação, com o objetivo final de fortalecer sua marca.

O conceito de sucesso em projetos mudou significativamente ao longo dos anos. Na década de 1960, o sucesso de um projeto se relacionava diretamente ao funcionamento de um produto ou serviço; atualmente, esse conceito se expandiu, sendo definido através de resultados obtidos no prazo, no custo e na qualidade desejada, além de levar em conta, principalmente, os benefícios gerados pelo esforço empreendido. O sucesso dos projetos também está diretamente relacionado ao ambiente organizacional. A organização deve prover um ambiente favorável à comunicação e à autonomia, já que diversas vezes o gerente/coordenador do projeto não dispõe de autoridade suficiente para influenciar isoladamente os resultados (VARGAS, 2018).

A gestão de projetos permite o desenvolvimento mais eficaz e eficiente de projetos em organizações, evitando o retrabalho, estouros de orçamento, prazos perdidos, má qualidade, partes interessadas insatisfeitas e até a perda de reputação para a Companhia (PMI, 2017). Segundo o Guia PMBOK (PMI, 2017) gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender seus requisitos. O gerenciamento de projetos ocorre por meio de processos que se sobrepõem e interagem de diferentes maneiras. Os projetos são melhores gerenciados, segundo a 6ª Edição do Guia PMBOK, considerando dez áreas de conhecimento, divididos em cinco grupos de processos, que totalizam 49 processos de gerenciamento de projetos conforme detalhado a seguir:

  • “Áreas de Conhecimento: Integração; Escopo; Cronograma; Custos; Qualidade; Recursos; Comunicações; Riscos; Aquisições; e Partes Interessadas.
  • Grupos de Processos: Iniciação; Planejamento; Execução; Monitoramento e Controle; Encerramento.
  • Processos de Gerenciamento de Projetos: Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto; Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto; Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto; Gerenciar o Conhecimento do Projeto; Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto; Realizar o Controle Integrado das Mudanças; Encerrar o Projeto ou a Fase do Projeto; Planejar o Gerenciamento do Escopo; Coletar os Requisitos; Definir o Escopo; Criar a EAP; Validar o Escopo; Controlar o Escopo; Planejar o Gerenciamento do Cronograma; Definir as Atividades; Sequenciar as Atividades; Estimar as Durações das Atividades; Desenvolver o Cronograma; Controlar o Cronograma; Planejar o Gerenciamento dos Custos; Estimar os Custos; Determinar o Orçamento; Controlar os Custos; Planejar o Gerenciamento da Qualidade; Gerenciar a Qualidade; Controlar a Qualidade; Planejar o Gerenciamento dos Recursos; Estimar os Recursos da Atividade; Adquirir os Recursos; Desenvolver a Equipe; Gerenciar a Equipe; Controlar os Recursos; Planejar o Gerenciamento das Comunicações; Gerenciar as Comunicações; Monitorar as Comunicações; Planejar o Gerenciamento dos Riscos; Identificar os Riscos; Realisar a Análise Qualitativa dos Riscos; Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos; Planejar as Respostas aos Riscos; Implementar Respostas aos Riscos; Monitorar os Riscos; Planejar o Gerenciamento das Aquisições; Conduzir as Aquisições; Controlar as Aquisições; Identificar as Partes Interessadas; Planejar o Engajamento das Partes Interessadas; Gerenciar o Engajamento das Partes Interessadas; e Controlar o Engajamento das Partes Interessadas”.

                                                                                                                                     (PMI, 2017).                            

Vale ressaltar que as 10 áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos não possuem hierarquia, ou seja, graus de importância; são apenas virtuais; e que o Guia PMBOK se trata de um manual de boas práticas, e não de uma metodologia.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

A estrutura básica para o gerenciamento do projeto é o ciclo de vida do projeto, independentemente do trabalho do projeto específico envolvido. O ciclo de vida do projeto constitui as etapas/fases que o processo passa desde a sua concepção até o seu encerramento (FREITAS, 2018). O ciclo de vida do projeto é gerenciado através da execução de uma série de atividades de gerenciamento de projeto,

conhecidas como processos de gerenciamento de projetos (PMI, 2017).

É importante ressaltar que os grupos de processos são diferentes e independentes das fases do projeto. Um Grupo de Processos é um agrupamento lógico de processos de gerenciamento de projetos (entradas, ferramentas, técnicas e saídas) para atingir os objetivos específicos do projeto, já a fase de um projeto está relacionada ao ciclo de vida do mesmo; é um conjunto de atividades do projeto relacionadas de maneira lógica que culmina na conclusão de uma ou mais entregas (PMI, 2017).

Os processos de gerenciamento de projetos são agrupados em cinco Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos:

“Iniciação: formaliza o início de um novo projeto ou fase junto com as principais partes interessadas;

Planejamento: estrutura o plano do projeto e os seus componentes auxiliares;

Execução: executa o plano com o objetivo de concluir o trabalho definido para construção de entregas do projeto;

Monitoramento e Controle: acompanha as ações em execução e avalia o desempenho com base no plano – avaliar o planejado versus realizado e;

Encerramento: formaliza o término do projeto, fase ou contrato junto com as principais partes interessadas.”

                                                                                                                                (PMI, 2017)

No estudo de caso da Empresa CCC, pode-se definir 3 possíveis fases ao longo do ciclo de vida do projeto: Pré Evento, Evento e Pós-Evento. A tabela 1 apresenta essas fases com os possíveis processos a ser desenvolvidos em cada uma, juntamente com observações que correlacionam o que deve ser realizado no projeto por meio de cada processo.

FASE 1: PRÉ EVENTO

Processos

Observações

4.1

Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto

Definir objetivo do projeto, justificativa, limite de orçamento e buscar entender mais sobre o que a Empresa CCC deseja

13.1

Identificar as Partes Interessadas

Empresa CCC, patrocinadores, bandas de rock, clientes, etc

4.2

Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto

Definir funcões, atividades e datas limites para a equipe de planejamento

5.3

Definir o Escopo

Com o local já definido, determinar data, horários, restrição de idade, possíveis bandas e patrocinadores, alimentação e bebidas que não podem faltar, decoração esperada

5.6

Controlar o Escopo

Controlar as atividades para não perder o foco do objetivo do projeto

6.1

Planejar o Gerenciamento do Cronograma

Definir qual software a quipe utilizará para auxiliar o cumprimento do cronograma, definir a equipe de produção para a data do evento

6.3

Sequenciar as Atividades

Definir ordem das atrações

6.5

Desenvolver o Cronograma

Hora de início e término do Evento, ordem e duração das atividades, quais as datas de aquisições, datas de pagamento

6.6

Controlar o Cronograma

Controlar as datas limites para as atividades a serem realizadas

7.2

Estimar os Custos

Estimar os custos de shows, equipamentos, comidas e bebidas, equipes de limpeza, segurança, serviço de fotografia e filmagem, decoração, alvarás e requisitos legais

7.3

Determinar o Orçamento

Determinar o orçamento para cada Item (Atrações, Alimentação e Bebida, Decoração, Fotografia e Filmagem, Segurança e Limpeza, Alvarás

7.4

Controlar os Custos

Não passar do orçamento estipulado e manter margem de emergência

8.1

Planejar o Gerenciamento de Qualidade

Buscar tecnologias novas, fazer pesquisa de mercado, tendências

9.1

Planejar o Gerenciamento dos Recursos

Quantas pessoas serão necessárias para trabalhar no evento e em cada área

9.3

Adquirir Recursos

Contratar empresas, buscar patrocinadores

9.4

Desenvolver a Equipe

Desenvolver e treinar a equipe de produção principal que atuará do evento

10.1

Planejar o Gerenciamento das Comunicações

Como será divulgado o evento? Como será vendido o ingresso?

10.3

Monitorar as Comunicações

Monitorar as vendas de ingressos e as metas a serem atingidas

11.2

Identificar os Riscos

Identificar os diversos riscos que podem ocorrer (atraso de bandas, falta de alguma atração, incêndio, acidente na estrutura, etc.)

11.5

Planejar as Respostas aos Riscos

Ter um plano B em caso de atrasos e não comparecimento de atração, ter rota de saída do evento bem definida, contratar empresa de seguro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (373.6 Kb)   docx (826.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com