TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  5/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina: FGP – Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Turma: 0321-1_4

Nome: Diego Biazin da Silva

ROL escolhida: 1 – Módulos 1 e 2

Resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

 

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

A ROL 1 abordou os módulos 1 e 2 da disciplina de Fundamentos de Gerenciamento de Projetos. Nela, foram apresentados os conceitos e as características de projetos, assim como processos de planejamento estratégico.

Os projetos são trabalhos destinados para a realização de um serviço, produto ou um resultado. Esse trabalho é realizado em um determinado período de tempo, desde as abordagens iniciais, passando pela execução e, por fim, a entrega.

Analisando toda evolução humana, pode ser detectado inúmeros projetos executados, que passaram a se concretizar com mais eficiência ao longo do tempo. Isso se passou pelo cumprimento de metodologias de gerenciamento, fazendo com que menos projetos iniciados acabassem por se fracassar durante a sua efetivação.

Os projetos surgem em meio aos problemas detectados em um produto ou serviço, ou também frente a demandas de clientes. Podendo passar por uma criação, reestruturação, adequação, melhorias de processos, entre outros.  

Diariamente me deparo com projetos que surgem dos diferentes modos. Isso na empresa fabricante de Implementos Rodoviários em que sou Desenhista Mecânico.

Em uma operação, clientes vão até a empresa e solicitam, por exemplo, uma carroceria basculante que deve ser de 3 eixos mecânicos, suspensão pneumática no primeiro eixo, rodas de alumínio e ter a barrica de água no lado do motorista. Essa demanda é passada do setor comercial para o setor da engenharia do produto, onde eu realizo o projeto conforme a solicitação do cliente. Após a organização e preparação, libero o projeto para a próxima etapa, para o setor responsável pelas compras das matérias primas e componentes, e também, para a engenharia de processos que faz os roteiros. Em seguida, passa pelo setor de planejamento e controle de produção e depois vai para a fabricação. Por fim, o produto final é avaliado pelo setor da qualidade e depois é liberado para a entrega ao cliente.

Neste exemplo podemos indicar pontos que caracterizam um projeto, como: surgir por uma demanda; ser um projeto único, trabalho temporário e passar por diversas fases até a sua finalização. Claramente pode-se identificar o ciclo de vida de um projeto.

Para iniciar um projeto, deve-se ter uma análise prévia das necessidades da organização, que é uma justificativa do negócio. Dessa forma, o projeto acaba sendo mais evidente, sendo apresentando com todos os objetivos definidos, datas de início e fim de cada ciclo estabelecidas, assim como uma visão de possíveis riscos que podem estar atrelados a esse projeto.

O planejamento estratégico quando bem definido e executado, faz com que os projetos sejam finalizados com sucesso, dessa forma a empresa cresce pela sua eficiência.

O gerenciamento deve buscar as melhores práticas disponíveis, e para isso deve utilizar de ferramentas que auxiliem na análise e na execução dos projetos. Dessa forma, juntasse diversos fatores que são determinantes para atingir os resultados e os objetivos estratégicos.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (191.5 Kb)   docx (801.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com