TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos Tássio Toniolo

Por:   •  7/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 3

Business case

Projeto - Modulo de Clarificação Água de mina Subterrânea

Trata-se de uma demanda operacional para destravar novas áreas de desenvolvimento e lavra da mina subterrânea onde há em sua formação geológica formações de lençóis que precisam ser bombeados para a superfície (rios) com parâmetros adequados de qualidade, cumprindo as condicionantes e requisitos mínimos de metais contaminantes garantindo a mineração sustentável e com o menor impacto possível ambiental e socioeconômico para as comunidades próximas.

Além de uma necessidade operacional onde a viabilidade da expansão da mina está diretamente ligada a construção do modulo de clarificação, o projeto trás um valor de cunho social importante já que aumentará a vasão de água no rio possibilitando a utilização em outros seguimentos como irrigações, abastecimentos de água em outras comunidades próximas.

Em caso de aprovação até nov/22, a previsão de início dos estudos de engenharia é para jan/23, construção do modulo em mar/23, construção canal de Adução em jul/23 e startup em nov/23, quando estaria disponível para bombeamento da água e destravando os acessos ao minério de acordo com o planejamento estratégico da operação.

O principal risco inicialmente mapeado é o atraso na aprovação, impossibilitando algumas obras pelo período chuvoso e conseguintemente atrasando as liberações das novas áreas de minério. Como 80% dos equipamentos que serão adquiridos são dolarizados, existe um risco eminente em ano eleitoral de termos variações importante da moeda americana frente ao real, o que traria uma necessidade de ajuste orçamentário.

Termo de abertura do projeto

Preencha o termo de abertura do projeto, incluindo objetivo e metas, premissas, restrições, riscos iniciais, principais etapas e custos sumarizados, responsabilidades e designação do GP, e principais stakeholders.

Project charter (Termo de abertura)

Projeto: Modolo de Clarificação de Água (Projeto de Mineração) Número: 001 Versão: 1

1. Objetivo do projeto

Construção de um Módulo de clarificação para retirada e tratamento da água da mina com capacidade para atender o volume de bombeamento e adução no Rio XXXX. Atendendo aos requisitos mínimos legais e ambientais para lançamento do rio.

2. Gerente do projeto, responsabilidade e autoridade

Tássio Toniolo:

1- Gerenciar o cronograma para assegura que os trabalhos atribuídos aos membros da equipe serão entregues dentro do orçamento e do prazo acordado.

2- Identificação e mitigação dos riscos do projeto.

3- Execução de processos de garantia e de controle da qualidade para uma solução com um nível de qualidade aceitável.

4- Definição e a coleta de métricas para avaliação de como o projeto está progredindo e se as entregas produzidas são aceitáveis.

3. Metas

 Retirada de água da mina subterrânea para a superfície no tempo e qualidade necessária além de respeitar o orçamento previsto no projeto.

4. Premissas

 1USD = 5,50R$

 Sem novas restrições pandêmicas.

5. Restrições

 Limitação orçamentaria;

 Atingimento dos parâmetros mínimos de qualidade pré-estabelecidos para atendimento;

 Capacidade de vazão 1.000m3/dia.

6. Riscos

 Notificação e multa por mudanças nos parâmetros mínimos de qualidade de água pelos órgãos ambientais;

 Variação cambial para equipamentos importados;

 Chuvas fora de época implicando no atraso da execução.

7. Prazo de implantação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com