TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos em Gerenciamento de Projetos

Por:   •  2/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de gerenciamento de projetos

Módulo:

Aluno:

Turma:

Tarefa: Estudo de caso da empresa CCC

Características do projeto 

Com base nos estudos realizados na disciplina de Fundamentos de gerenciamento de projetos fundamentada no  Guide to the Project Management Body of Knowledge (ou guia para o conjunto de conhecimentos de gerenciamento de projetos) é evidenciado que “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” PMBOK (2017), desta forma quando partimos para o caso fático exposto, sendo o grande evento musical promovido pela empresa CCC a ser executado pela sua subsidiaria DT Produções.

O projeto tem suas características especificas, sendo elas a singularidade, temporariedade e elaboração progressiva, para melhor entender cada uma desta caracteristas passo a explanar cada uma.

Singularidade, no sentido que, todo projeto é único, possuindo entregas exclusivas para um novo produto, serviço ou resultado, o que faz com que o evento musical seja considerado um projeto, já que, mesmo que seja realizado um novo evento com o mesmo escopo (mesmas bandas, empresas do ramo fast-food, local do evento, etc) ainda sim cada um terá suas particularidades.

Temporiariedade, pois cada projeto é temporário, ou seja, devem possuir um início e um final definidos, desse modo, o evento musical está totalmente atrelado a essa característica de projeto, já que o evento é temporário, devendo possuir um início e fim definidos.

Elaboração Progressiva, onde o projeto é elaborado progressivamente, conforme avanço do projeto, adquirimos mais conhecimento sobre ele, a elaboração progressiva é uma característica que integra os conceitos de singularidade e temporaridade, mesmo que o escopo seja criado no inicio do projeto, o detalhamento deverá ser realizado conforme aumentamos o conhecimento durante seu andamento.

No evento musical por exemplo, a definição do escopo do projeto, elaboração de cronograma , definicação de local,mapear as possíveis bandas de rock, enviar convites de parceria para as redes fast-food  são umas das primeiras etapas, a mobilização das redes fast-food parceiras para servir a praça de alimentação do evento, confirmação das bandas  e abertura do evento ao publico serão alguns dos momentos centrais do projeto, mas após sua conclusão diversas outras fases são necessárias para até que o projeto seja entregue finalmente, como desmobilização das empresas fast-food que serviram o evento, limpeza do local sede do evento e devolução  do local de evento.

Alem das características acima citadas, fica claro que o evento deverá se realizado por pessoas e que deverá possuir planejamento e controle durante todas as suas fases, pontos estes que fazem com que o “Grande Evento musical” seja definido como projeto.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Para melhor getsão do projeto, este será dividido em 03 fases, sendo essas, pré-evento, evento e pós-evento, vejamos agora de forma detalhada cada uma dessas fases.

No pré-evento, fase essa, que parte desde a elaboração do termo de abertura de projeto até o ponto em que a executora do projeto DT Produções já esteja confirmado as contratações das bandas, as parcerias com as redes fast-food que irão servir a praça de alimentação do evento e fechamento do local do evento junto a FIERGS.

Os processos a fazerem parte da fase pré-evento serão os seguintes: desenvolver o termo de abertura de projeto, identificar as partes interessadas, coletar requisitos, definir o escopo, criar a EAP, definir as atividades, sequenciar as atividades,  estimar a duração das atividades, desenvolver o cronograma, estimar os custos, determinar o orçamento, controlar os custos, estimar os recursos das atividades, planejar o gerenciamento das comunicações, gerenciar as comunicações, realizar a analise quantitativa e qualitativa dos riscos, planejar respostas aos riscos, adquirir recursos, desenvolver a equipe, gerenciar a equipe, implementar respostas aos riscos, conduzir as aquisições, controlar as aquisições e encerrar o projeto ou a fase.

A fase evento se inicía quando move-se a organização conforme planejado no pré-evento para o local determinado, no caso a FIERGS e se da  o inicio as instalações necessárias para que o mesmo ocorra, essa é uma etapa critica do projeto que exige um foco principal de monitoramento e controle para que tudo ocorra conforme o planejado, as principais execuções a serem realizadas serão a montagem do evento (estrutura) instalações das redes de fast-food, palco, monitoramento e controle do cronograma de atividades do evento.

Nessa fase os processos de gerenciamento a serem utilizados são: monitorar e controlar o trabalho do projeto, controlar o escopo, controlar a qualidade, controlar os recursos, monitorar os riscos e encerrar fase ou projeto.

Pós-evento, não menos importante que as demais fases, o pós evento se inicia após a realização do evento, consiste na avaliação geral do desenvolvimento do projeto, onde será confrontado os objetivos planejados vesus realizados, dessa forma mapeando os pontos negativos e positivos do evento, também fazem parte dessa fase, a desmobilização das instalações realizadas no local do evento, encerramento de contratos,  a devolução do local do evento para a FIERGS, liquidar qualquer pendencia existente referente a execução do evento.

O processo a ser utilizado nessa fase é: encerrar fase ou projeto.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

Conforme citado no texto, a CCC trata-se de uma empresa familiar, tradicional, atuante no mercado a muitos anos e que sempre investiu em marketing para manter-se em evidência, por essas informações, fica perceptível que a CCC possui uma hierarquia bem definida e que os departamentos possuem caracteristicas específicas completamente focadas na sua atividade, sendo essas características de uma estrutura Funcional, em que o gerente de projetos possui baixa ou quase nenhuma autonomia  e os membros da equipe assim que concluído o projeto voltam para suas atividades funcionais dentro da empresa.

Já a empresa DT Produções possui sua estrutura totalmente orientada a projetos, o que faz dela ser uma empresa de estrutura projetizada, onde o gerente de projetos tem alta ou quase total autonomia e possuem os membros da equipe dedicados aos projetos, de modo que quando se encerra um projeto, os mesmos ficam na dependência de que entrem outros projetos para a execução.

Referências bibliográficas

FREITAS, Carlos Augusto. E-book FGV, Fundamentos em Gerenciamento de Projetos, 2018

FORESTI, Andressa. Guia de Gerenciamento de Projetos: Ciclo de Vida do Projeto. 2015. Dispónivel em: Acesso em março de 2020.

MOURA, Marcos Vinicius. A Gestão de Projetos na Produção de Eventos. Disponivel em: 2017. Acesso em março de 2020.

MIRANDA, Anna. Conversando Sobre Gestão. Disponivel em: < https://www.youtube.com/watch?v=yn9D4W5--1Q> Acesso em março de 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (347.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com