TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas e seus processos

Por:   •  23/10/2015  •  Artigo  •  1.939 Palavras (8 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 8

Gestão de pessoas e seus processos

                                                        Maiara Cristina Murinelli

Resumo:

Este artigo tem como objetivo expor a importância da Gestão de Pessoas e de seus Processos de Gestão de Pessoas para as organizações para se alcançar estes objetivos foram utilizados métodos de pesquisas em livros. Assim como na sociedade ocorrem mudanças, na GP elas também ocorrem para melhor atender as exigências do mercado, a maior mudança que podemos destacar é o foco nas pessoas. A GP mudou o modo de lidar e valorizar o funcionário, pois os mesmo são responsáveis pelo sucesso e desenvolvimento econômico da organização. A GP juntamente com os seus processos mostra a importância de capacitar e valorizar as pessoas para que estas tragam resultados positivos, pois as organizações dependem do seu capital humano para manterem-se e atenderem as exigências do mercado.

Palavras chave: gestão de pessoas, processos de gestão de pessoas, RH.

Introdução

A Revolução Industrial trouxe consigo o surgimento da máquina a vapor utilizada em diversos tipos de manufatura e siderurgia à tecelagem, o que aumentou a exigência por trabalhadores com habilidades variáveis. Havia filas em frente da fábrica até que o capataz escolhesse, visual e subjetivamente, quem iria contratar para aquele dia. A seleção desse pessoal acontecia de forma improvisada e personalista. (TONELLI, et al 2002).

O trabalho era mecanizado, a seleção era oportunista e subjetiva. A sofisticação industrial passou então a elevar o custo da rotatividade pessoal e o recrutamento passou a ser mais seletivo. Começou a preocupação em reter os trabalhadores que cuidadosamente se selecionava e treinava. Tratar bem o colaborador passou a ser um fator de necessidade e eficiência. (TONELLI, et al 2002).

A então Gestão de Pessoas atual tem por objetivo potencializar o capital humano, no intuito de inserir, capacitar às pessoas para assim manter pessoas qualificadas na organização.

As pessoas passaram de simples empregados a colaboradores de voz ativa e se tornaram os grandes responsáveis pelo sucesso da empresa. Junto a essa transformação vieram à valorização, os incentivos e treinamentos para reterem talentos que progredissem em conjunto ao objetivo da empresa. (CHIAVENATO, 2010).

Com as constantes mudanças ocasionadas por mudanças econômicas, tecnológicas, demográficas, ecológicas, políticas, que atuam de forma conjunta, estão trazendo mudanças na forma das organizações gerirem a área de recursos humanos. Muitas organizações estão adotando outros nomes para designar a área de recursos humanos um dos nomes é gestão de pessoas.

Este artigo tem como objetivo geral expor a importância da Gestão de Pessoas e seus Processos nas organizações por meio de revisão bibliográfica, a qual contemplará características e objetivos da Gestão de Pessoas e dos Processos de Gestão de Pessoas.

O processo metodológico utilizou-se de pesquisas em livros, para expor a importância da Gestão de Pessoas e dos Processos de Gestão de Pessoas nas atividades laborais.

Gestão de Pessoas

As organizações investem em novas tecnologias, conforme estes ajustes ocorrem, o número de funcionários aumenta, conseqüentemente aumenta as necessidades de investirem em conhecimento, habilidades, para que assim possa ser mantida a competitividade. As pessoas em suas diferentes habilidades promovem a competitividade organizacional.

As organizações não são compostas apenas de máquinas, pessoas também fazem parte, estas passam a maior parte de seu tempo dentro das organizações.

Estas por sua vez dependem das pessoas para garantir suas atividades e crescimento. Assim como as organizações dependem das pessoas, as mesmas dependem da organização para seu sustento, crescimento profissional e pessoal.

Assim podemos dizer que sem pessoas as organizações não existiriam e sem organizações a Gestão de Pessoas não existiria.

Gestão de pessoas é o conjunto integrado de atividades de especialistas e de gestores – como agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas – no sentido de proporcionar competências à organização.

Gestão de pessoas é a área que constrói talentos por meio de um conjunto integrado de processos e cuida da capital humano das organizações, o elemento fundamental do seu capital intelectual e a base do seu sucesso. (CHIAVENATO, 2010, P 9).

        Para Dutra (2009, P 17) a gestão de pessoas pode ser caracterizada como um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.

A moderna Gestão de Pessoas

Segundo Chiavenato (2010, P. 10, 11) a moderna gestão de pessoas tem como aspectos, as pessoas como seres humanos, pessoas como pessoas e não como meros recursos da organização; as pessoas como ativadores de recursos organizacionais, as pessoas como fonte de impulso próprio que dinamiza a organização e não como agentes passivos, inerentes e estáticos; as pessoas como parceiras da organização, capazes de conduzir a organização à excelência e ao sucesso. Pessoas como parceiras ativos da organização e não meros sujeitos passivos dela; as pessoas como talentos fornecedores de competências, as pessoas como elementos vivos e portadores de competências essenciais ao sucesso organizacional; as pessoas como capital humano da organização, pessoas como o principal ativo organizacional que agrega inteligência ao negócio da organização.

A moderna gestão de pessoas tem como objetivo agregar valores as pessoas para que assim possam contribuir cada vez mais com o crescimento e sucesso da organização.

Objetivos da Gestão de Pessoas

As organizações percebendo que as pessoas constituem seu principal capital ativo e que elas formam a fonte de sucesso facilitarão que os objetivos da Gestão de Pessoas sejam alcançados.

Segundo Chiavenato (2010, P. 11-14) os objetivos da GP são vários e devem contribuir para a eficácia organizacional através dos seguintes meios, ajudarem a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão, o principal objetivo da GP é ajudar a organização a atingir suas metas, objetivos e a realizar sua missão; proporcionar competitividade à organização, a função da GP é fazer com que as forças das pessoas sejam mais produtivas, para beneficiar clientes, parceiras e empregadas; proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas, preparar e capacitar continuamente as pessoas. Dar reconhecimento às pessoas e não apenas dinheiro. Para melhorar e incrementar seu desempenho, as pessoas devem perceber justiça na recompensas que recebem. Isso significa recompensar bons resultados e não recompensar pessoas que não se desempenham bem; aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas no trabalho, para que sejam produtivas, as pessoas devem sentir que o trabalho é adequado às suas competências. A felicidade na organização e a satisfação no trabalho são determinantes do sucesso organizacional; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho, qualidade de vida no trabalho é um conceito que se refere aos aspectos da experiência do trabalho, como estilo de gestão, liberdade e autonomia para tomar decisões, ambiente de trabalho agradável, camaradagem, segurança no emprego, horas adequadas de trabalho e tarefas significativas e agradáveis. A confiança das pessoas na organização também é fundamental para a retenção e a fixação de talentos; administrar e impulsionar a mudança, a GP está comprometido com as mudanças; manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável, toda atividade de GP deve ser aberta, transparente, justa, confiável e ética. As pessoas não devem se discriminadas, e os seus direitos básicos devem ser garantidos. A responsabilidade social não é uma exigência feita apenas às organizações, mas também e principalmente às pessoas que nelas trabalham; construir a melhor empresa e a melhor equipe, não basta mais cuidar somente das pessoas, a GP precisa cuidar também do contexto onde elas trabalham. Isso envolve a organização do trabalho, a cultura corporativa e o estilo de gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (121.9 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com