TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO CHEFE OU LÍDER NO SETOR DE RH

Por:   •  5/4/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.594 Palavras (15 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 15

IDENTIFICAÇÃO CHEFE OU LÍDER

NO SETOR DE RH

 

 

Fulano de Tal

Prof. Ricardo Daoud

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI

Gestão em RH (RH 0088) Prática I

25.05.13

RESUMO

A liderança, no RH, como qualquer outra liderança, é um tema central nas nossas vidas, pois é essencial em qualquer organização. No entanto, mais importante que liderar ou ser um líder é saber sê-lo de modo que consiga ajudar seus colaboradores. A liderança deve ser desenvolvida baseada em estratégias que guiem os colaboradores para darem o seu melhor. Um conceito com muitas definições e que varia de cultura para cultura, no entanto, existe consenso no fato de ser fundamental para o sucesso de qualquer organização. Os líderes vêm crescendo deixando, de lado aquele autoritarismo que desmotiva arduamente, onde o chefe é o controlador. Valores elevados de orientação aos colaboradores levam a um aumento na satisfação, ao contrário do que acontece com uma excessiva orientação para tarefa. Espírito de liderança, carisma, foco em resultados, capacidade de tomar decisões com base em consenso e não com base na democracia. A maior e talvez mais complexa questão enfrentada por empreendedores e gestores é a motivação da sua equipe. Diferente de outras barreiras que tem que ser ultrapassadas para alcançar o sucesso. Não Há nenhuma fórmula para lidar com pessoas. Em tempos de crise e de consequentes cortes no quadro de funcionários a energia do ambiente corporativo é afetada. A ameaça do desemprego é um golpe na autoestima do funcionário, comprometendo a coesão de toda a equipe.  Mas gestor-líder e gestor-chefe estão se dando conta que as pessoas querem ser felizes no seu trabalho e tem inovado para tornar as atividades pelo menos mais divertidas e estimulantes, para que os objetivos comuns sejam alcançados com motivação.

 Palavras Chave: Colaboradores. Identificação. Liderança.

 1 INTRODUÇÃO

As medidas de incentivo aumentam a produtividade do funcionário, de forma criativa e dinâmica, tanto as necessidades primárias, quanto as secundárias, como as sociais, de estima e auto realização. Talvez esteja aqui a maior diferença entre o chefe e o líder: a sensibilidade para identificar e compreender a atender as necessidades de cada pessoa de sua equipe de trabalho, mobilizando o que elas tem de melhor e ajudando em seu processo de desenvolvimento, tanto para realização dos objetivos profissionais, quanto da empresa.

2

Sem dúvida, essas recompensas, ou fatores motivacionais geram um custo significativo para organização, mas uma vez postas em prática, percebe-se que elas se tratam de investimentos que em médio prazo geram lucros. As pessoas motivadas e satisfeitas que sentem que seu trabalho está sendo valorizado, tem impulso necessário para trabalhar da melhor forma possível e solidificar os laços que já possui com a organização. Daí onde entra o papel do chefe e do líder, onde a sua diferenciação e caracterização são gestões que credibilizam para o atingimento das metas organizacionais.

2IDENTIFICAÇÃO CHEFE OU LÍDER NO SETOR DE RH

Chefia e liderança é um tema que vem sendo discutido desde os mais remotos tempos pelo homem. Ser líder, formar líderes parece um desafio constante do homem e das organizações. Neste documento estaremos mostrando um pouco mais sobre o que é tema mundial nos dias de hoje, sobre o assunto que tem fundamental importância nas organizações. “Grandes líderes”, diz-se , “conseguem que coisas extraordinárias sejam feitas nas organizações inspirando e motivando os outros na direção de um propósito comum”.

Para dar certo como líder, portanto, um gerente precisa ser bom no lidar com todos os aspectos da motivação, comunicação, relações interpessoais, trabalho em equipe e dinâmica de grupo.  No local de trabalho, com suas características de rápida mudança tecnológica, intensa competição global e diversidade da força de trabalho, a gerência eficaz requer que os gerentes cumpram suas responsabilidades de liderança a cada dia e ao máximo. A natureza de nosso tempo aceita menos que isso.

Os líderes influenciam as pessoas a fazer coisas através do uso do poder e da autoridade.  O poder é a habilidade de influenciar decisões e controlar recursos. Pessoas têm o poder de exercer influência, e o exercitam frequentemente. Para compreender como líderes usam o poder e a autoridade, examinamos os vários tipos de poder, táticas de influência, e como líderes compartilham o poder com os membros da equipe. E o chefe??? É aquele que dispõe de autoridade formal mediante investidura, num cargo preciso na estrutura orgânica projetada, tomando-se por base o estatuto da instituição e cujas atribuições outorgam capacidade para representá-lo, deliberar e decidir dentro das limitações de sua competência.

3

O termo chefia é usado no sentido abrangente, identificando também a superintendência, a gerência, a supervisão, etc..

 

É quem manda, tendo alguma forma de poder e possibilidade de coagir alguém para realizar determinada tarefa ou missão. Óbvio que o chefe tem qualidades, não se faz bem, senão o que se faz com paixão. Um chefe cético é um destruidor de entusiasmos. O chefe tem sentido de autoridade. Direito de mandar e poder de fazer-se obedecer. O chefe que não inspira respeito não é digno do lugar que ocupa, e para fazer-se respeitar, a primeira condição é a de ser respeitável. O que revela o chefe é o poder de decidir aliado á iniciativa que pode ser considerada a coragem de assumir responsabilidades.

Espírito de disciplina, que  desenvolve e estimula a personalidade. Não se obtém nada sem trabalho e o homem ativo não se surpreende ao encontrar dificuldades. Postura tranqüila, disciplina social, exerce sobre o mundo nervoso e desordenado uma influência irresistível.  Competência é uma das primeiras qualidades a se exigir de um chefe. É o conhecimento dos diferentes setores de atividade de sua esfera de ação. Chefe é aquele que manda em outros homens e conhecer esses homens é tão necessário quanto o conhecimento da tarefa a realizar.

Simpatia e compreensão, laços que produz a harmonia na ação.Não existe liderança efetiva sem amor. A vontade imposta á força é capaz de impulsionar a execução momentânea de uma determinada tarefa, mas não pode obter essa adesão total das vontades, dos espíritos e dos corações, absolutamente ao chefe para cumprir sua missão. Um chefe educado, educa aos que dirige, um chefe grosseiro, rebaixa a si próprio.Ser justo é distribuir elogios e repreensões com critério. É saber reconhecer a boa vontade de cada um, atribuindo lealmente a cada colaborador a parte que lhe pertence no sucesso da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com